sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Igreja quer aproximar os jovens às suas paróquias

Escutar os jovens, dialogar com eles, provocar questionamentos e sugerir experiências positivas através do exemplo de quem encontrou na fé cristã uma proposta humana melhor do que aquela encontrada na sociedade de consumo. Esse é, em síntese, o significado da iniciativa lançada ontem, na Irlanda, pela arquidiocese de Dublin, intitulada Prêmio João Paulo II.

O arcebispo de Dublin, primaz da Irlanda e vice-presidente da Conferência Episcopal Irlandesa, Dom Diarmuid Martin, apresentou a iniciativa ao público, juntamente com o astro local do futebol, Alan Brogan. Segundo ele, há a necessidade de uma renovação nas paróquias, bem como do cultivo da generosidade e dos ideais para os jovens.

O arcebispo explicou que o prêmio dedicado a João Paulo II, que foi o idealizador da Jornada Mundial da Juventude, é um estimulo para tais mudanças. Ele expressa ainda a sua preocupação com a falta de interação entre Igreja e jovens, à qual atribui à falta de tempo dos jovens – que se dedicam inteiramente aos estudos e às atividades esportivas, ou "são as nossas igrejas e as nossas celebrações – pondera ele – que não são atraentes para os jovens".
 

Fonte: Rádio Vaticano
Local: Dublin - Irlanda