quinta-feira, 18 de novembro de 2010

“Há tentativas de conversão forçada de jovens cristãs ao Islã” - diz o Bispo de Luxor

“Este episódio entre dois jovens foi enfatizado para prejudicar a imagem dos cristãos” – diz à Fides Dom Joannes Zakaria, Bispo dos Coptas Católicos de Luxor, no Egito, cuja diocese compreende a aldeia de al-Nawahid in Qena, na província de Qena (Egito meridional). 

Nesta localidade, extremistas muçulmanos incendiaram casas e atividades comerciais de cristãos coptas depois que circularam boatos sobre o namoro entre um cristão e uma jovem muçulmana. “Felizmente, neste caso, a polícia interveio rapidamente e impôs imediatamente o toque de recolher, impedindo que os incidentes provocassem danos mais graves” – diz Dom Zakaria.
“Foi um episódio entre jovens transformado em pretexto para atingir os cristãos. 

Temos razões para crer num projeto calculado para converter à força os cristãos, especialmente as moças, que são as mais vulneráveis” – continua Dom Zakaria. “Sabemos de diversos episódios de jovens muçulmanos que tentam seqüestrar jovens cristãs para convertê-las ao islã” – diz o Bispo de Luxor. 

“Episódios semelhantes se verificaram de Alexandria a Assuan”. “Como cristãos do Egito nos sentimos muito próximos de nossos irmãos de fé perseguidos no Iraque. Domingo, 14 de novembro, celebrei aqui em Luxor uma Missa de sufrágio para as pessoas mortas em 31 de outubro na invasão da Igreja sírio-católica de Nossa Senhora da Salvação, em Bagdá. Muitos fiéis participaram” – diz ainda Dom Zakaria.
“ Com a dor em nossos corações, carregamos esta cruz com serenidade porque nos permite compartilhar os sofrimentos de Cristo Redentor” – conclui o Bispo de Luxor. 

Fonte: Agência Fides