terça-feira, 30 de novembro de 2010

Fundação Ratzinger criará “prêmio Nobel de Teologia”

A fundação vaticana Joseph Ratzinger-Bento XVI anunciou, na última sexta-feira, a criação do "Prêmio Ratzinger", um "prêmio Nobel de Teologia". O anúncio foi feito pelo presidente do comitê científico da fundação, o cardeal Camillo Ruini, antigo bispo vigário da diocese de Roma.

Este organismo foi apresentado numa conferência de imprensa na Santa Sé. Participaram do evento, além de Dom Ruini, Dom Giuseppe Antonio Scotti, presidente da fundação, e o Pe. Stephan Otto Horn, S.D.S, presidente de uma fundação análoga que atua de maneira autônoma em Munique, desde 2004.

A Fundação Vaticana Joseph Ratzinger, cuja sede se encontra na via da Conciliação, número 5, junto ao recém criado Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, irá promover a pesquisa e o estudo do pensamento do professor Joseph Ratzinger, além de organizar congressos científicos e premiar estudiosos destacados por sua investigação teológica.

Além do cardeal Ruini, formam o comitê o secretário de estado vaticano, cardeal Tarcisio Bertone; o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Angelo Amato; Dom Jean-Louis Bruguès, secretário da Congregação para a Educação Católica e Dom Luis Francisco Ladaria, secretário da Congregação para a Doutrina da fé.

Para Dom Scotti, presidente da fundação, é necessário que os especialistas em Teologia tenham "a humildade de escutar as respostas que nos dá a fé cristã", além "da humildade de perceber a racionalidade destas respostas e torná-las acessíveis a nosso tempo e a cada um de nós".

"Assim, não somente se constitui a universidade mas também se ajuda a humanidade a viver", observou o prelado.

Já o cardeal Ruini assegurou que a fundação não pretende ser "um órgão de governo", mas sim "de direção": "orientar as atividades da fundação a níveis absolutos de excelência".

Este novo organismo trabalha em colaboração estreita com a "Joseph Ratzinger Papst Benedikt XVI. - Stiftung", criada em 2004 na Alemanha, e que busca organizar iniciativas de valor cultural e científico.

Outras instituições que manifestaram interesse em colaborar com esta nova iniciativa são o instituto Bento XVI, de Ratisbona, cujo fim é editar todos os escritos de Ratzinger; e a fundação Heimathaus, de Marktl.

Fonte: Zenit