quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Santidade ainda atrai jovens

A beatificação no próximo dia 25 de setembro de uma jovem italiana que morreu aos 18 anos está levantando uma movimentação de jovens de todo o mundo em torno do ideal de santidade. Chiara Luce Badano era uma jovem cheia de vida, dinâmica, esportiva, cheia de amigos e que concluiu sua vida depois de enfrentar heroicamente o sofrimento provocado por um câncer nos ossos. A Igreja Católica reconhece em Chiara Luce um exemplo que poderá inspirar muitos outros jovens a fazer a Vontade de Deus, nas circunstâncias mais simples até as mais dolorosas, e assim poder completar sua trajetória como cristãos de fato.

Aumenta a cada dia o número de inscrições de jovens para participar da programação ligada à beatificação de Chiara Luce Badano que será realizada nos próximos dias 25 e 26 de setembro em Roma: da Austrália ao Quênia, da Holanda à Jordânia, da China à Colômbia. Centenas de jovens brasileiros já estão preparados para a viagem. Em todos os Estados do país, eles inventam mil iniciativas para recolher os fundos necessários para a viagem a Roma.

Por que tanto interesse para participar dessa programação em Roma ou mesmo em divulgar a vida de Chiara Luce? Alguns jovens que estão se preparando para a viagem respondem:

“Chiara Luce me demonstrou que vale a pena dar a vida por algo de grande, pela fraternidade universal”. (Ramon, de Teresina – PI)

“Enquanto a sociedade nos leva a nos distanciarmos de tudo que é sofrimento e incômodo, Chiara Luce nos ensina a abraçar as dificuldades e a transformá-las em amor ao próximo”. (Paulo, da Itália)

“O que atrai nela é o triunfo da vida e da alegria. Chiara nos deixou uma trilha para seguir”. (Tatenda, da África do Sul)

“É um modelo para todos os jovens. Isso me ajudará a nadar na contracorrenteza do mundo consumista em que vivemos”. (Elsy, dos Estados Unidos).

A organização do evento espera mais de 10 mil jovens de todo o mundo, e não só católicos. A beatificação de Chiara Luce Badano está atraindo cristãos de outras Igrejas e jovens de outras religiões. Outros milhares de jovens e adultos seguirão a programação de Roma e estarão conectados a ela através da Internet ou da TV. No Brasil, haverá dezenas de pontos de transmissão do evento em todos os Estados. Em muitas cidades, se realizarão programações paralelas para apresentar o ideal de vida de Chiara Luce como um caminho acessível para todos os jovens.

Os próprios jovens são os protagonistas das diversas programações que se realizarão em todo o mundo. Foram eles mesmos a envolver outros jovens nesse mutirão de eventos, apresentando através de canções, teatros, musicais e pelas rede sociais, especialmente o Twitter, o fascínio e a extraordinariedade “normal” da vida dessa jovem com a mesma idade deles.

Jovens brasileiros escrevem no Twitter:
Dia 25 de Setembro, 1 Twett for #ChiaraLuce.
 
“precisamos de santos que estejam no mundo e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos.”
“precisamos de santos sem véu ou batina. precisamos de santos de calça jeans e tênis”
“precisamos de santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos”
“precisamos de santos q coloquem Deus em 1º lugar e q às vezes também se "lascam" na faculdade.”
“precisamos de santos comprometidos com os pobres e com as necessárias mudanças sociais.”
“precisamos de santos sociáveis, abertos, normais, alegres, amigos, companheiros”.

Mais informações:
Site oficial: http://www.chiaralucebadano.it/
Site no Brasil: http://www.focolares.org.br/chiaraluce/
 
Youtube
 
http://www.youtube.com/watch?v=dIWOkiOmSJ8&feature=related (jovem brasileira relata em português a história de Chiara Luce, ilustrada com fotos)
 
http://www.youtube.com/watch?v=kJ1j4CvjwEY (sequência de slides com fotos e trechos da sua vida – Em português)
 
http://www.youtube.com/watch?v=dIWOkiOmSJ8&feature=related (Em italiano - Entrevista com os pais de Chiara Luce a um programa de TV da Rai)
 
http://www.youtube.com/watch?v=dIWOkiOmSJ8&feature=related (Reportagem em italiano)

http://www.cidadenova.org.br/RevistaCidadeNova/ArtigoDetalhe.aspx?id=4296 (Reportagem da Revista Cidade Nova sobre Chiara Luce