quinta-feira, 30 de setembro de 2010

“Para que a celebração do Dia Mundial das Missões seja uma ocasião para compreender que a tarefa de anunciar Cristo é um serviço necessário e irrenunciável que a Igreja é chamada a desempenhar em favor da humanidade”


Comentário da Intenção Missionária de outubro de 2010

Em certos ambientes contemporâneos, pretende-se apresentar a ação missionária da Igreja como uma atividade desnecessária, como algo que oprime a liberdade de consciência dos outros homens. Se alguém pode se salvar sendo fiel à sua consciência, à religião do ambiente onde nasceu, por qual motivo anunciar o Evangelho?

O Santo Padre nos lembra que a tarefa de anunciar Cristo é um serviço necessário e indispensável que a Igreja é chamada a desempenhar como um serviço à humanidade. Jesus Cristo é a plenitude da revelação de Deus, o Caminho, a Verdade e a Vida, e todos os homens têm o direito de ouvir este anúncio. 

Através da atividade missionária, a Igreja propõe a luz de Deus que ela recebeu, sem impor-la a ninguém. Propor a não é impor. O mandato do Senhor permanece válido para sempre: "Ide pelo mundo e proclamai o Evangelho". É parte essencial da natureza da Igreja a sua dimensão missionária. A Igreja deixaria de ser aquilo que Cristo quer que ela seja, se deixasse de anunciar a salvação de Deus aos homens. Ao mesmo tempo, este anúncio é uma exigência profunda de conversão para a própria Igreja. Bento XVI afirma que o mandato missionário "não pode se realizar de forma crível, sem uma profunda conversão pessoal, comunitária e pastoral" (Mensagem para o Dia Mundial das Missões 2010).

Anunciar o Evangelho se torna uma grande responsabilidade, porque os cristãos não podem levar este anúncio como "patrões", como "proprietários" da verdade que anunciam, mas como servos da mesma, à qual entregam suas vidas, visto que descobrem nela o amor de Deus.

"Como os peregrinos gregos de dois mil anos atrás, também os homens do nosso tempo, talvez não sempre conscientemente, pedem aos fiéis não apenas para "falar" de Jesus, mas para "mostrar" Jesus, fazer brilhar o Rosto do Redentor em todos os cantos da terra diante das gerações do novo milênio e especialmente diante dos jovens de cada continente, destinatários privilegiados e sujeitos do anúncio do Evangelho. Eles devem perceber que os cristãos levam a palavra de Cristo, porque Ele é a Verdade, porque encontraram Nele o sentido, a verdade para as suas vidas". ( Bento XVI, Mensagem para o Dia Mundial das Missões 2010). 

Não podemos ser anunciadores sem antes sermos fiéis que vivem com coerência a mensagem que anunciam. O cristianismo não é uma ideologia, mas um encontro vital com Cristo, o Filho do Deus vivo. "Só a partir deste encontro com o Amor de Deus, que muda a existência, podemos viver em comunhão com Ele e entre nós, e oferecer aos irmãos um testemunho crível, dando razão da esperança que existe em nós” (cf. 1 Pt 3, 15. (Ibid.). 

Maria, a Mãe de Deus e Rainha dos Apóstolos, ajude com seu afeto maternal o impulso missionário dos discípulos de Cristo, para que todos os homens possam conhecer o amor de Deus manifestado em Cristo Jesus. 

Fonte: Agência Fides