quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Fórum Inaciano de Jovens 2010

Aconteceu, entre os dias 24 e 26 de setembro, o Fórum Inaciano de Jovens (FIJ), reunindo cerca de 200 jovens, mais 50 colaboradores/as e 19 jesuítas, em Santa Rita do Sapucaí-MG, na Escola Técnica de Eletrônica (ETE). O Fórum reuniu jovens das Obras da Companhia de Jesus da província Brasil Centro Leste (BRC). Essa é a segunda vez que acontece o FIJ, a primeira edição foi em 2006.
Esse ano, com a intenção de ser um grande espaço de escuta, articulação de redes e incentivador do protagonismo juvenil, o FIJ contou com 16 espaços temáticos, onde os/as jovens, por meio de diversas linguagens, expressaram-se, partilharam e atuaram para construção dos momentos do FIJ. Além disso, participaram de reflexões comuns sobre trabalho em rede, conduzida pelo Pe. Carlos James e sobre as experiências de participação juvenil, partilhada pelos jovens Ronan Gabriel (da Casa da Juventude de Goiânia), Clara Calderano (do Colégio Jesuítas, em Juiz de Fora), Vinicius Martins (da Fundação Fé e Alegria em Tocantins) e Aderson Santos (da Paróquia Nossa Senhora de Montes Claros).

A diversidade de realidades dos/as jovens participantes do FIJ 2010 foi vivenciada em todos os momentos. Nas diversas manifestações culturais, nos diversos modos de celebrar e participar.

Na intenção de motivar a formação de redes no trabalho com jovens, protagonizadas pelos/as próprios jovens, o FIJ criou um espaço de encontro entre os Regionais[1]. Esse foi um espaço de muitas ideias, vontade de caminhar junto e de dar passos na construção de redes.

A escuta, como exercício sugerido o tempo todo, rendeu mensagens. Jesuítas queriam que os jovens escutassem o que tinham a dizer e elaboraram uma carta aos/às jovens. Jovens também fizeram sua mensagem final do FIJ aos jesuítas. Baixe e leia as cartas, abaixo.

No blog do Fórum, poderemos continuar acompanhando os desdobramentos dessa atividade: fotos, contatos, textos e notícias do que vai acontecer por aí, nos regionais. Acompanhe: http://www.foruminacianodejovens.blogspot.com/

Fonte: Anchietanum