quinta-feira, 22 de julho de 2010

Projeto educacional para “jovens talentos” de famílias pobres

Aos estudantes brilhantes, do ensino médio, que vivem nas áreas rurais isoladas, mas também provenientes de famílias pobres das zonas urbanas serão dadas as possibilidades de mudarem seus futuros com o projeto trienal (2010-2012) "Jovens Talentos", promovido pela Faculdade de Ciências Sociais e Gestão (FSSG) da Universidade Católica da África Central (UCAC), a cargo dos jesuítas e do Magis (organização não-governamental dos jesuítas italianos) e financiado pela CEI. 

A notícia foi enviada à Fides pela Casa Generalícia dos Jesuítas. “Não conhecemos meios mais eficazes para romper o ciclo vicioso da pobreza do qual as famílias pobres não conseguem sair. Está comprovado como é suficiente que um só membro da família possa emergir para abrir o caminho a muitos outros” – explica Padre Ludovic Lado S.J., vice-decano da FSSG. 

Serão cerca de 200 os estudantes selecionados no primeiro ano. “Verificaremos a solidez das motivações de cada um deles para reduzir ao mínimo o risco de abandonos, eventualidades remotas por via da dureza da seleção e dos sacrifícios pedidos às famílias” – acrescenta o sacerdote. Depois disso, começaremos os cursos de formação para prepará-los aos concursos para o acesso às Escolas de Alta Formação e à Universidade. Uma vez superada as provas de admissão, os estudantes continuarão sendo acompanhados; poderão se beneficiar de um fundo que os ajudará durante os futuros anos de estudo.

Fonte: Agência Fides
Local: Camarões - África