terça-feira, 20 de julho de 2010

Festival Jota solidário por Darfur

A Plataforma Por Darfur vai participar no Festival Jota de Paredes de Coura, procurando sensibilizar os participantes para o drama da população da região sudanesa.

Durante os dias 23, 24 e 25 de Julho, entre concertos e fóruns, vai passar o vídeo da Plataforma Por Darfur "Uma batida pela paz". O vídeo termina com o convite solidário e pertinente num festival de música de inspiração cristã: "Entra nesta batida" pela paz no Darfur.

Além do vídeo, no recinto do Festival haverá um expositor com referência, entre outros, a esta região sudanesa.

Darfur e o Sudão em geral, vivem este ano uma etapa decisiva. Após as eleições do mês de Abril que reconduziu o atual Presidente da República, Omar al-Basir, o Sudão prepara-se para a realização dum referendo no Sul do país, em Janeiro de 2011.

O vídeo, “Uma batida pela paz”, integra-se na campanha internacional “Sudão 365".

O objetivo da campanha, lançada no dia 9 de Janeiro, é mobilizar a comunidade internacional, durante um ano, e despertar os atores políticos e sociais para a pressão pela manutenção da paz no Sudão e a criação dum clima livre para o referendo de auto determinação do Sul, onde o Darfur está incluído, a 9 de Janeiro de 2011.

Os bateristas Caroline Corr (The Corrs), Nick Mason (Pink Floyd), Stewart Copeland (Police), Phil Selway (Radiohead), Richard Jupp (Elbow) e Jonny Quinn (Snow Patrol) estão entre os músicos que participam no vídeo “A Beat for Peace”.

Um acordo de paz foi selado em 2005, dando fim a uma guerra civil que durou 22 anos e vitimou mais de 2 milhões de pessoas. No acordo está previsto o plebiscito, porém o aumento da tensão na região, com conflitos tribais que causaram centenas de mortes, leva a temer a existência de fraudes e mesmo de uma nova guerra civil.

Durante este ano, a Plataforma por Darfur participa nesta ação global, destinada a alertar para o drama que ainda se vive no Darfur, a farsa política, a hipocrisia e a falta de vontade para resolver os problemas daquela gente, as eleições (que entretanto já decorreram) e, sobretudo, o referendo que terá lugar no próximo ano, que muito provavelmente irá dar origem a uma separação entre o Norte e o Sul.

A campanha por Darfur é dinamizada por uma plataforma constituída pela Rede Fé e Justiça África-Europa, Anistia Internacional, Missionários Combonianos, Comissão Justiça e Paz dos Religiosos, Fundação Ajuda à Igreja que Sofre e Fundação Gonçalo da Silveira e Associação Mãos Unidas Padre Damião.

Fonte: Agência Ecclesia