quinta-feira, 22 de julho de 2010

Festival Jota: Em crescimento!

O Festival que começou na diocese da Guarda, em 2007, e que tomou o nome de Jota, por claras ligações à banda católica da diocese, a banda Jota, e porque a “consoante” faz jus ao nome de Jesus e à identificação do jovem, tem crescido de ano para ano e promete ser uma marca nas próximas décadas da pastoral juvenil do país.

O modelo é exatamente o mesmo que usam os restantes festivais de verão do país, mas a vontade, o querer, os objetivos, os meios, os recursos, as pessoas são ligeiramente diferentes. Por detrás de toda esta panóplia de atividades que o festival propõe, está sempre a pessoa, a figura e a mensagem de Jesus. Na base dos objetivos está a evangelização. Na base da organização está a gratuidade e o voluntariado.

As duas primeiras edições ocorreram na vila do Paul, perto da Covilhã, na diocese da Guarda. Na terceira edição o festival foi organizado conjuntamente pelo departamento da pastoral juvenil da diocese da Guarda, detentora da patente deste festival, e o secretariado da pastoral juvenil e vocacional de Aveiro, na praia de S. Jacinto. Na ocasião, a organização local informou que o número de participantes tinha rondado os 1800. Este ano, o festival é organizado entre a diocese da Guarda, que mantém a Direção Artística, e o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, que trata da organização logística.

Com a colaboração de empresa que organiza o mítico festival paredes de Coura, um dos mais antigos do país, e com a ajuda da Câmara Municipal de Paredes de Coura, os parceiros deste ano prometem fazer crescer o festival ainda mais e manifestam que vale a pena estar em Paredes de Coura, na praia fluvial do Taboão, nos dias 23, 24 e 25 de Julho.

A comprová-lo está o cartaz deste ano, que vai contar com bastante novidades e é o mais internacional das quatro edições:

Raffaele Giacopuzzi ou “Padre Raf” é um sacerdote italiano que vem, pela primeira vez a Portugal. Para além de compor para si, escreve canções para outros e por isso o seu nome está associado a mais de 10 cd’s de música católica e 200 canções. Promete dar que falar no Jota, sobretudo pela variedade de estilos musicais que interpreta: do hip-hop ao rock, passando pela música latina.

LVD, como alguns os chamam, ou La Voz del Desierto é um grupo de música de inspiração católica da Diocese espanhola de Alcalá de Henares. A banda roqueira, formada por padres e seminaristas, repete a sua participação no festival Jota depois do sucesso alcançado na edição anterior.

O trabalho de evangelização dos Brotes de Olivo, da vizinha Espanha, remonta há mais de 30 anos, e nasce no seio de uma família católica. São 13 os filhos de Vicente e Rosi. Por isso, mais que uma banda, são uma família. Dos seus concertos, de carácter intimista na sua generalidade, resultam de mais de 20 cds.

A Banda Jota terá presença garantida como banda residente e como vencedora dos Prêmios Kerigma da Música Católica2009: Melhor álbum, Melhor artista e Prémio Evangelização, atribuído pelo público.

Os Laetare têm nesta a sua terceira presença no Festival Jota. Em 2007 participam n”O teu palco” e em 2009 como aposta da direção artística no âmbito dos concertos intimistas. Este ano será marcante porque o seu concerto assinalará o lançamento do seu primeiro cd.

João Pedro Neves vem do Porto e dos ambientes salesianos, para apresentar a versão portuguesa de “UT”, do sacerdote italiano Paolo Spoladore.

Os Anima Christi acabaram de lançar o seu primeiro livro-cd com o mesmo nome, “Anima Christi”.

A banda evangélica de Almada, com o nome Voz de Júbilo, nasceu no ano passado, em 2009, coincidindo com o lançamento do CD/DVD “Move-te”, que contém temas de inspiração em estilos que vão do pop até o funk, passando pelo rock.

A manifestar o carácter ecumênico do festival estarão também os Coração Profético, que estiveram na edição de 2008 e são considerados como um dos melhores concertos rock que o Jota já assistiu.

Os JM (Jovens em Movimento) foram a banda revelação da terceira edição do festival, Fazem parte do Cartaz porque venceram o “Teu Palco”, concurso do Festival Jota para bandas amadoras.

Não hesites em fazer parte desta “história” da música e da pastoral juvenil em Portugal.

Pe. Jorge Castela