terça-feira, 20 de julho de 2010

Anima Christi: Pop-rock com alma cristã

A banda queria ter um “nome forte”, que traduzisse a mensagem que desejavam transmitir às pessoas. Algo com alma, com vida, algo que os animasse a eles e aos outros, com Cristo. E assim nasceram os “Anima Christi”.

Esta banda de Alenquer é uma das participantes no Festival Jota que arranca dia 23 de Julho. É a segunda vez que o grupo de música cristã “Pop-Rock” participa no certame, depois de ter feito parte do cartaz de 2007.

Em entrevista ao site oficial do Festival, Nuno Pato, um dos fundadores da banda, explica que o projecto que norteia os “Anima Christi” é, em primeiro lugar, “fazer chegar a nossa fé àqueles que, através da música, estão dispostos a acolher Cristo nos seus corações”.

Temos de recuar até à década de 90 para encontrarmos as raízes do projecto. Ele partiu do arranjo de temas originais para a participação em festivais cristãos da canção, organizados pela Vigararia de Alenquer. Um dos temas chegou mesmo a ganhar o primeiro lugar no Festival Nacional, em Fátima, no ano de 1998.

 “Eu e o Luís Pintas fizemos parte, durante 10 anos, de uma banda intitulada Kabu, e entre outras coisas fizemos animação em diversos festivais vicariais”, explica Nuno Pato.

E seria também a animação de um festival que iria estar na origem do grupo actual. “Um dia, em Março de 2006, perguntaram-me se podia fazer a animação da 2ª parte do Festival Vicarial de Loures. Eu disse que sim, mas não tinha banda”, recorda Nuno Pato.

Mas tudo se resolveu e a ele se juntaram mais 5 elementos, que de concerto em concerto, foram consolidando um projecto que “terminará quando Deus quiser”, adianta ainda o mesmo responsável.

O primeiro trabalho dos “Anima Christi” saiu em Abril deste ano, em formato livro-cd. Três dos seus temas vão fazer parte de um manual escolar multimédia, para a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.

É uma obra que “quis sair do padrão a que se está habituado”, revela Nuno Pato. Contou com a colaboração de um conjunto de sacerdotes, convidados a compilar um livro que desse “outro ênfase aos poemas das músicas, às passagens bíblicas que as suportam”. “És capaz”, “Inunda” e “É tempo de amar”, são algumas das faixas musicais presentes na compilação.

Os “Anima Christi” actuam no palco Jota dia 24, às 21 horas – deles se podem esperar muita alegria e animação, num registo pop acústico.

O Festival Jota realiza-se de 23 a 25 de Julho, em Paredes de Coura – a 7ª edição deste certame de música crista tem este ano a organização a cargo do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Viana do Castelo.

Fonte: Agência Ecclesia