quarta-feira, 21 de julho de 2010

3º Encontro de Formação Missionária para Assessores e Coordenadores de grupo da Juventude Missionária

 O Encontro de Formação para Assessores e Coordenadores de grupos da Juventude Missionária (JM) aconteceu em Guarulhos entre os dias 16 e 18 de julho de 2010, na Casa de Oração Regina Protmann das Irmãs de Santa Catarina de Alexandria. Estiveram presentes 25 jovens, representantes das dioceses de Guarulhos, São Miguel Paulista, Araçatuba e da Região Sé (São Paulo).

O Secretário Nacional da Obra da Propagação da Fé e Juventude Missionária, Pe. André Negreiros; o assessor da JM, Pe. Pedro Facci (Pime) e o assessor da JM do estado de SP, Tiago Scalco, conduziram o encontro. Participaram também do evento o padre Mario de Carli, missionário Consolata, e a irmã Dora Scorpioni, das Missionárias da Imaculada.
Na abertura do evento (dia 16), o padre André e o Tiago explicaram como surgiu, o que é e quais são os padroeiros da JM. Falaram sobre a Pontifícia Obra Missionária (POM) e a “mãe” da JM, a Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), entidade fundada pela jovem leiga francesa Paulina Jaricot, e comprometida com os jovens, idosos e enfermos. Esclareceram a rotina da JM: sua caminhada, destaques, dificuldades, desafios e perspectivas. Pe. André enfatizou: “Os jovens devem ser multiplicadores, ampliar a Obra, abrir horizontes”.

A alegria de ser jovem missionário

Os jovens foram divididos em equipes. Cada grupo recebeu uma cor referente a um continente e deveria rezar pelo continente que representava.
“Vivemos um momento de graça, que é o anúncio da missão. Ser missionário é assumir o batismo”, disse o padre André, que também frisou “as armadilhas do caminho. Uma das quais é a existência de grupos que usam o nome da JM, sem ligação com a POM e que não usam a metodologia: informar, formar, articular, agir”.
A JM deve ter como base, três objetivos para seu trabalho missionário: oração, sacrifício, solidariedade. Para atingi-los, foi-lhe lançada a pergunta: “Já chegamos às quatro etapas, ou estamos à sua procura?”.
Na manhã do dia seguinte, padre André mostrou que “o protagonismo do jovem” deve ser a sua “identidade”. O perfil do jovem missionário é “a experiência encarnada de Cristo”. O missionário se compromete a levar Cristo a quem não O conhece, a ser testemunho de vida, a transfigurar-se no Senhor, a se fortalecer na Eucaristia. Os jovens “são a gota d’água no oceano” e se espelham no exemplo de Maria.  

Deverão conhecer-se, assim como a família e a realidade de cada um. E, sobretudo, viver o próprio batismo.
Além de aceitar e transformar sua realidade pessoal e social a luz do Evangelho, o jovem missionário deve ter visão universal, reconhecer que existem outras pessoas, não fazer distinção de raça, cor, classe. “Aproveitar a juventude pra evangelizar o mundo, curtindo a alegria de ser discípulos missionários”, capazes de assumir novos desafios num mundo em constante mudança. Trabalhar com mais três incentivos: Alegria, simplicidade e responsabilidade.

Os três “D”

Os jovens devem ser missionários “3D”: disciplina, doutrina (conhecer a Igreja) e adquirir a dimensão Missionária.
Os jovens tiveram a oportunidade de conhecer experiências missionárias. Padre Facci iniciou sua história convidando os presentes a uma dança que a etnia felupe festeja em sua terra, Guiné-Bissau, na África. Ilustrou seu relato com a leitura da vocação do profeta Jeremias (Jr 1, 4-9). Depois de relatar sua trajetória de vocação e missão, falou sobre sua recente experiência missionária na Índia e no Bangladesh.
     
Padre André, por sua vez, explicou as áreas integradas da JM: o papel do assessor, do coordenador e dos subsídios missionários. Os jovens devem utilizar sites, blogs, material missionário pra se abastecer de notícias missionárias.

Paulina Jaricot
 
Este ano, a JM celebra a memória de Paulina Jaricot, através de uma reflexão na reunião mais próxima do dia 9 de cada mês. Rezar pela Obra, pelas Missões e pela canonização de Paulina.
Orientados pelo Rodrigo Ferreira de São Miguel Paulista - SP, os grupos montaram roteiros de encontros que poderão ser trabalhados durante o ano de Paulina Jaricot nas comunidades. As sugestões estão disponibilizadas no blog da JM. À noite, padre André e o “grupo da Ásia” conduziram uma celebração em memória de Paulina Jaricot.

Missão jovem, convites e comunicados

Os jovens de Guarulhos contaram como é feita a preparação do encontro de jovens Missionários, entre os dias 24 e 26 de setembro, naquela diocese. Á noite, os jovens assistiram ao filme “Madre Teresa”.
No domingo, Tiago falou sobre a JM na Missão Continental, argumentando que o “continente chamado de ‘católico’, deveria ser chamado de continente missionário”. Em seguida, os participantes sugeriram propostas concretas a serem repassadas para as comunidades e paróquias.

Missão ad Gentes

Padre Pedro fez uma dinâmica sobre a missão ad gentes e explicou a seu respeito. Lançou o desafio de se montar um projeto, ou de pensar em como “a JM pode partir para a missão além-fronteiras”. Surgiu a idéia de se montar um projeto missionário que, apoiado por um instituto missionário (Pime, MdI, Consolata), possa enviar jovens para o exterior em período de férias. Durante o ano, deverá haver encontros mensais ou bimensais de formação (POM, POPF). A missão deverá ser feita em 2012, em Bafatá e Bubaque, na Guiné-Bissau, e em Moçambique. Em tais locais, fala-se português e seu clima é semelhante ao do Brasil. A primeira equipe encarregada de montar o projeto é composta pelos padres Pedro e Mario, irmã Dora Scorpioni, os jovens Tiago Scalco, Diego, Rodrigo e Valesca. Este grupo irá se reunir em setembro na sede da editora Mundo e Missão, em São Paulo. 

 O encontro terminou com a Celebração Eucarística e o “envio missionário” do grupo.

Fonte: Valesca Montenegro - Editora Mundo e Missão