quarta-feira, 30 de junho de 2010

Em Curitiba, seminário inicia comemorações pelos 20 anos do ECA

No próximo dia 13, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completará duas décadas.  Além de comemorar o aniversário da Lei nº 8.069, é necessário fazer uma reflexão acerca dos avanços e desafios enfrentados ao longo desses 20 anos. É pensando nessas duas ações que acontece, desde ontem (28), em Curitiba, Paraná, o seminário "Criança Prioridade Absoluta: 20 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente".

Organizado pela Secretaria de Estado da Criança e da Juventude do Paraná (SECJ) e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR), o evento pretende reunir, até o dia 2 de julho, mais de 1.500 pesquisadores, conselheiros, representantes juvenis e profissionais ligados à questão da infância e da adolescência.

Durante cinco dias, os participantes têm a oportunidade de discutir os avanços e os desafios para o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente após os 20 anos do ECA. Além disso, o evento é dividido em cinco eixos temáticos, os quais abordarão questões mais específicas: II Seminário Nacional de Medidas Socioeducativas; Plano Decenal, Convivência Familiar e Comunitária; Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes; e Enfrentamento ao Trabalho Infantil.

As atividades não se concentram apenas em discussões e debates. Ainda fazem parte da programação apresentações artísticas e homenagens a entidades e profissionais que colaboraram para a concretização da política da infância e da juventude no Brasil.

O seminário conta também com a presença do representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na Argentina, Emílio García Méndez, quem aborda a questão dos "Diferentes sistemas de Adolescentes autores de ato infracional na América"; e do presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Fábio Feitosa, o qual discute sobre os subsídios para a construção do Plano Decenal, documento que prevê as diretrizes da política da infância e da adolescências para os próximo dez anos.

O seminário acontece até a próxima sexta-feira (2), no Centro de Eventos da Federação de Indústrias do Estado do Paraná - Fiep (Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - Curitiba/PR).

Para mais informações, acesse: http://www.secj.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=445

Fonte: Adital - Karol Assunção