sexta-feira, 11 de junho de 2010

Camarões: “Uma Igreja em crescimento, animada pelo espírito missionário”

"A visita do Papa Bento XVI é ainda lembrada pelo povo da República de Camarões, como demonstrado pela forte participação dos fiéis na missa solene celebrada em Iaundê, um ano após a vinda do Santo Padre em nosso país" - disse numa conversa com a Agência Fides Pe. Gaspard Mengata Nka, Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias de Camarões.

O Papa Bento XVI visitou a República de Camarões de 17 a 20 de março de 2009. A visita do Santo Padre ajudou a reafirmar e consolidar as boas relações entre Igreja e Estado e mostrou o rosto de uma comunidade católica muito ativa e em forte crescimento" - afirma Pe. Gaspard Mengata Nka.

"O crescimento da Igreja Católica em Camarões é demonstrado pelo aumento do número de dioceses, 24. A última, Kribi foi criada em 2008. Dos 24 bispos, 21 são camaroneses. Os outros três são um bispo missionário belga e dois bispos "Fidei Donum" poloneses" - afirma o Diretor Nacional das POM dos Camarões.

"A Igreja camaronesa sente fortemente o dever da missão. Dos bispos a cada fiel todos estão engajados no anúncio da Boa Nova ao mundo. Isto se nota também nas doações e nas ofertas em favor das POM" - disse Gaspard Mengata Nka.
 
"Nos Camarões trabalham ainda vários missionários e missionárias estrangeiras, mas ao mesmo tempo, existem sacerdotes camaroneses que vão em missão. As dioceses de Camarões criaram um programa de troca de sacerdotes para suprir a falta de agentes verificados em algumas áreas do país. Além disso, as Igrejas da sub-região da África Central iniciaram uma profícua colaboração missionária.

Neste âmbito, sacerdotes diocesanos camaroneses desempenham sua missão no Chade e no Gabão" - explica o Diretor Nacional das POM camaronesas. "A Igreja Católica trabalha em favor do desenvolvimento humano, através das redes de escolas católicas. A escola católica é muito apreciada pelos camaroneses, pela qualidade de ensino oferecido. No norte, onde existem vários muçulmanos, as crianças de fé islâmica freqüentam as escolas católicas e brincam nos pátios católicos, no respeito pela sua religião" - disse Pe. Gaspard Mengata Nka. "Também a Universidade Católica de Iaundê, com suas 4 faculdades (filosofia, ciências sociais, ciências canônicas e gestão) é muito apreciada".

"No mês de maio, os Camarões celebraram os 50 anos de independência. Para a Igreja Católica é uma ocasião para refletir sobre a colaboração entre Igreja e Estado e os progressos efetuados neste espaço de tempo. Em 2011, se realizarão as eleições presidenciais. O desejo de todos é que se realizem na tranqüilidade e consolidem a paz que reina no país há décadas" - conclui Pe. Gaspard Mengata Nka.

Fonte: Agência Fides