quarta-feira, 26 de maio de 2010

Pastoral Afrobrasileira reflete sobre sua missão

Domingo, 23, realizou-se na paróquia Santa Isabel de Portugal, em Limeira (SP), o encontro de formação da pastoral afrobrasileira. O evento teve início com a celebração da Eucaristia presidida pelo Pe. Valdinei Antônio da Silva, com a participação de diferentes grupos da cidade de Limeira, educadores e agentes sociais.

A celebração foi um momento significativo de expressão da cultura afrobrasileira como louvor a Deus pela sua ação na vida dos negros brasileiros.

Após a celebração, o encontro teve continuidade com a reflexão enfocando a história da presença dos negros no Brasil e as consequências para a população afrobrasileira. A segunda parte da reflexão abriu espaço para o tema “A missão da Pastoral Afrobrasileira como uma ação da Igreja junto ao povo negro”.

Os participantes conversaram sobre os desafios que enfrentam como agentes de pastoral nas comunidades: o diálogo com as diferentes pastorais, as atividades concretas junto às comunidades, além das missas, e os preconceitos a superar, como o racismo institucional.

O grupo afirmou que algumas iniciativas já estão se efetivando: trabalho na área da educação para a implementação da lei 11. 639 que versa sobre o ensino da história e cultura africana nas escolas; em alguns municípios a “Semana da Consciência Negra” tornou-se data oficial, agrupando uma série de atividades de conscientização; a explicitação dos valores da cultura afrobrasileira, que atinge também jovens e crianças.

No fim do encontro o grupo assumiu a possibilidade de continuar com encontros de formação na perspectiva de fortalecimento da missão junto às comunidades.
 

Fonte: Rádio Vaticano
Local:Limeira (SP)