segunda-feira, 10 de maio de 2010

Curso de Ecumenismo 2010 - CESEP, de 1 a 6 de julho

A atual crise econômico-financeira que agravou os níveis de desemprego, pobreza e carência alimentar, contribuiu para desnudar outra crise mais profunda e estrutural: a da própria terra e de seus limites. 

O desmatamento acelerado, ameaçando a biodiversidade do planeta; a escassez de água doce, a poluição do ar, a contaminação dos oceanos, dos lençóis freáticos, do solo nas cidades, zonas industriais e no campo, por acúmulo de lixo, rejeitos químicos e agrotóxicos e a sobre exploração de recursos naturais não renováveis, quebraram a capacidade de a terra recompor seu próprio equilíbrio. Deixou de ser sustentável o modelo civilizatório baseado no consumismo, no desperdício e na desigualdade social. Milhões de seres humanos estão migrando de regiões flageladas por secas, inundações e outros desastres climáticos provocados pelo aquecimento global.

As Igrejas cristãs e as religiões carregam responsabilidade crucial na tarefa de transformar a atual postura de dominação e exploração da terra, convertendo-a em relação de cuidado e preservação, ensinando-nos a viver em harmonia com o universo, com a natureza, com os demais seres humanos e, por fim, com a realidade última de todas as coisas. Crianças e jovens estão cada vez mais sensíveis a esse desafio que exige respeito pela natureza, mudança de atitudes e hábitos de consumo, crescimento sustentável com distribuição mais justa e equitativa da riqueza comum.

O desafio ambiental implica em revisitar os relatos bíblicos e os de outras tradições religiosas, rever e aprofundar a teologia, forjar espiritualidade que sustente o compromisso pessoal e comunitário em favor da integridade da criação e da sobrevivência e bem-estar do conjunto da humanidade, assumindo novas atitudes pastorais, sociais e ambientais. O Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular, CESEP, em parceria com o MOFIC, CLAI, KOINONIA e com o apóio do CONIC, oferece este curso de Ecumenismo, com ênfase na construção de sociedades baseadas no cuidado e responsabilidade em relação à criação e em renovada solidariedade entre os humanos.

Destinatários/as
Lideranças religiosas de comunidades e organismos ecumênicos, estudantes de teologia, pesquisadores das religiões, professores de ensino religioso, pessoas com abertura e sensibilidade ecumênicas e dispostas ao diálogo inter-religioso. Num horizonte latino-americano e caribenho, o curso oferece contribuições teóricas em diálogo com experiências de vida e diferentes estilos de celebrações e espiritualidades.

Data: 01 a 16 de julho de 2010

Para se inscrever no curso, acesse: www.cesep.org.br


Fonte: CONIC - Conselho Nacional das Igrejas cristãs
Local: Brasil