segunda-feira, 10 de maio de 2010

Congresso Eucarístico

Jesus Cristo nasce numa total doação de vida. É sacramento que nos une a Deus e nos permite entrar em comunhão dentro da comunidade. Então, a mais bela e verdadeira experiência de Deus acontece quando recebemos a comunhão eucarística na celebração do Senhor.

Acontecerá, em Brasília, DF, do dia 13 aos 16 de maio de 2010, o XVI Congresso Eucarístico Nacional, tendo como tema proposto "Eucaristia, Pão da Unidade dos discípulos missionários", e como lema "Fica conosco, Senhor!", citando Lucas 24,29. O momento é relevante para despertar em todo o Brasil o significado e o valor real da Eucaristia.

Agora é tempo de mobilização, de estudo do texto-base e de conhecimento de tudo que envolve a realização desse importante evento religioso eucarístico. Um deles é a celebração dos 50 anos da criação da Arquidiocese e da cidade de Brasília. É dar à sede administrativa do nosso país um espírito eucarístico e de comunhão.
A Eucaristia é o sol da vida, que revela o amor de Deus.


   
O amor para com a Eucaristia faz a pessoa amar o Sacerdócio e a Igreja. Não haveria Eucaristia sem a existência do Sacerdócio instituído por Cristo. "A Eucaristia faz a Igreja e a Igreja faz a Eucaristia". É impossível entender uma comunidade cristã sem a presença da Eucaristia, da Igreja e do Sacerdócio.

Existe uma profunda sintonia da Eucaristia com o gesto do Lava-Pés realizado por Jesus Cristo. Isto significa que a presença de Deus em nós nos faz missionários, prontos para o serviço ao irmão. É a força motora para as nossas ações concretas na construção do Reino de Deus, na comunidade e na sociedade.

Esse Congresso Eucarístico de Brasília quer mostrar que a vinda de Cristo é a fonte da unidade para vida de todo o ser humano. Ele reconcilia para a comunhão, reintegra as pessoas no seu relacionamento com a vida, com a política, com a economia, e com o meio ambiente etc. Que a Eucaristia seja integradora de todo o nosso país.



Fonte: CNBB - Dom Paulo Mendes Peixoto
Local: Brasil