quinta-feira, 13 de maio de 2010

África do Sul: esporte e espiritualidade

Em coincidência com a realização da Copa do Mundo de futebol na África do Sul, as relíquias de Santa Teresa de Lisieux do Menino Jesus serão expostas pela primeira vez no país, de 27 de junho até fins de setembro. O anúncio foi publicado no site www.churchontheball.com, criado pela Igreja sul-africana para ressaltar a importância da prática do esporte na vida espiritual das pessoas.

A peregrinação das relíquias é promovida por um grupo de jovens da paróquia de São Francisco de Assis em Yeonville, Johanesburgo, em colaboração com o Arcebispo da cidade, Dom Joseph Tlhagale.

Depois de permanecer de 27 de junho a 12 de julho na capital, as relíquias da Santa e Doutora da Igreja devem percorrer o “Trajeto Santa Teresa”, passando pelas províncias de Limpopo, Gauteng, Free State, Eastern Cape e Western Cape.

O site explica que “toda a Igreja na África do Sul espera que a presença das relíquias de Santa Teresa de Lisieux ajude os sul- africanos a reforçarem seu sim, a superarem seus desafios levando uma vida de fé, e seguirem a própria vocação como fez a Santa".

A chegada das relíquias será acompanhada por projetos e iniciativas especiais de paróquias, dioceses, escolas e conventos.

O Arcebispo de Durban, Cardeal Wilfrid Fox Napier, assinala, no site, que “a Igreja na África do Sul quer colher a ocasião da Copa do Mundo para evidenciar o importante papel que o esporte ocupa em nossa cultura africana”.
 

Fonte: Rádio Vaticano
Local: Johanesburgo