sexta-feira, 21 de maio de 2010

50 anos de presença anglicana em Brasília

Serão três dias de festa em homenagem à chegada dos primeiros anglicanos na capital

Brasília fez 50 anos no último dia 21 de abril. A capital é conhecida por sua rica diversidade cultural e religiosa, onde os mais diversos segmentos religiosos encontram espaço para crescer e florescer. Essa vocação da cidade já é antiga, haja vista os diversos grupos que desembarcaram nessas terras logo após a inauguração. Este é o caso da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), que fincou suas raízes no planalto central em 6 de junho de 1960.

O templo, projetado pelo urbanista Lúcio Costa, foi o primeiro não católico romano a ser erigido na cidade. Seus traços firmes, cujos telhados apontam para o céu, dialogam com a mística cristã ensinada pelo apóstolo Paulo sobre a firmeza e constância na fé (1 Cor 15:58) e depois por João, que aponta o céu como lugar de glória e salvação para os homens (Apocalipse 19:1).

As comemorações para o cinqüentenário estão marcadas para os dias 21, 22 e 23 de maio. Parte dessas atividades vai ocorrer na sede dessa Diocese, a Catedral da Ressurreição, situada na EQS 309/310. Para a próxima sexta-feira (21), está marcada uma sessão solene na Câmara dos Deputados, no Plenário Ulysses Guimarães, às 15h. No sábado a atração será uma mostra fotográfica, na Catedral, onde a história da IEAB em Brasília será contada em imagens. Por último, no domingo (23), haverá uma celebração de ação de graças, também na Catedral da Ressurreição, que terá a presença da bispa Catherine Waynick, da diocese de Indianápolis (EUA). Também foram convidadas várias lideranças de outras denominações cristãs e organismos ecumênicos. O presidente e o secretário geral do CONIC, P.Sin. Carlos Möller e Rev. Luiz Alberto Barbosa, respectivamente, também confirmaram presença.

“Todo o povo anglicano aguarda essas comemorações com grande alegria. Para nós, é um momento histórico, uma vez que estamos em plena Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, assim como estávamos 50 anos atrás (no período de pentecostes), por ocasião da inauguração de nossa Catedral. Portanto, cabe-nos dizer apenas que, assim como naquele tempo, devemos continuar no empenho de sermos cada vez mais inclusivos para servir e para amar na unidade”, disse Dom Maurício José Araújo de Andrade, bispo da Diocese Anglicana de Brasília e Primaz do Brasil.

O presidente do CONIC, P.Sin. Carlos Möller, lembrou a perseverança do povo anglicano em Brasília, citando a passagem de Atos 2:42 que diz: E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. “Nosso sentimento é de gratidão a Deus pela caminhada do povo anglicano aqui na capital, uma caminhada marcada pela forte presença social e de busca incessante pelo diálogo cristão”, disse.
 
Geanderson Reis - Assessor de Comunicação