quinta-feira, 8 de abril de 2010

“Voluntários para proclamar o Evangelho”: o tema do Dia das Missões Salesiana 2011, com particular atenção ao continente americano

O Dia das Missões Salesiana 2011 terá como tema “Voluntário para proclamar o Evangelho” – informa o Reitor dos Salesianos, Pe. Pascual Chávez Villanueva, em sua carta que tem a data de Domingo de Páscoa, 4 de abril. “O objetivo principal desta iniciativa – escreve o Reitor – é dar impulso forte ao voluntariado missionário salesiano em todas as nossas inspetorias. 

A atenção se dirige ao continente americano, onde surgiram algumas experiências de voluntariado muito significativas que envolvem, há 40 anos, milhares de jovens”. 

Em Valdocco, o último domingo de setembro, na Expedição Missionária de Ada ano, junto com os religiosos são numerosos os jovens que testemunham o dom gratuito de sua vida e de seu tempo para a missão salesiana como voluntários, sublinha a carta do Reitor.
 
Entre os motivos que levam à escola do tema, Pe. Pascual Chávez Villanueva indica a redescoberta das mais importantes dinâmicas do sistema preventivo de Dom Bosco que, depois de 150 anos, estão presentes, mesmo se de maneira diferente, em várias experiências dos grupos juvenis. “A cada ano são enviados centenas de jovens voluntários, provenientes de nossos ambientes, para desempenhar uma missão. No voluntariado encontram a expressão mais autêntica dos jovens enviados a evangelizar, encontramos um caminho de fé sério, uma expressão visível da espiritualidade juvenil salesiana”. 

Além disso, é uma resposta “aos sinais dos tempos” e as recomendações do último Capítulo Geral que sancionaram o forte compromisso de fazer crescer as experiências do voluntariado missionário. Enfim, “o continente americano foi escolhido porque foi o primeiro que desenvolveu caminhos de formação e de acompanhamento do voluntariado explicitamente missionário”.
 
Serão levados em consideração, sobretudo, as três experiências do Equador, México e Brasil. Acompanhando a carta do Reitor, o Conselheiro-Geral para as Missões, D. Vàclav Klement, e o Conselheiro para a Pastoral Juvenil, D. Fabio Attard, sublinham os objetivos que desejam atingir o Dia das Missões Salesiana 2011: fazer conhecer e partilhar diferentes modelos de voluntariado missionário salesiano; ajudar num melhoramento qualitativo do voluntariado missionário ou a fundação do movimento voluntariado missionário das Inspetorias que estarão iniciando suas atividades; aprofundar o valor educativo-pastoral do voluntariado missionário; acompanhar um caminho vocacional ante, durante e depois da experiência do voluntariado missionário, porque são freqüentes as vocações salesianas provenientes do voluntariado missionário, em todos os continentes; investir na criatividade das Inspetorias.

Fonte: Agência Fides