quinta-feira, 29 de abril de 2010

"Pastoral no mundo digital” é tema de encontro da Pascom da diocese de Santos

Agentes da Pastoral da Comunicação da diocese de Santos participaram, no último sábado, 24, no Centro Diocesano de Pastoral, do encontro de formação da Pastoral, com o tema “Pastoral no mundo Digital”. O evento faz parte da preparação dos agentes para a celebração do Dia Mundial das Comunicações, a ser celebrado no próximo dia 16 de maio.

O tema foi apresentado pelo bispo da diocese, dom Jacyr Francisco Braido, e pelos jornalistas: Guadalupe Mota e Francisco Surian, da assessoria de comunicação da diocese de Santo e contou com a presença do assessor eclesiástico da Pastoral da Comunicação, padre Eniroque Ballerini e do padre Esteban Superbiola, da paróquia Senhor Bom Jesus.

Dom Jacyr Francisco Braido falou sobre a preocupação ética que deve nortear a presença da Igreja no ciberespaço, “fazendo com que a presença da Igreja ajude as pessoas a se lembrarem e a viverem a sua condição de pessoas dignas, criadas à imagem e semelhança de Deus. Não basta estar presente na Internet, é preciso deixar claro qual é a nossa mensagem, para que as pessoas conheçam e se encontrem com o verdadeiro Mestre Jesus, aquele que dá o sentido último à nossa existência”. E, como um grande entusiasta das mídias digitais, dom Jacyr, falou da “importância das ferramentas de comunicação instantânea como um campo para evangelizar, sobretudo, a juventude”.

Já o jornalista Francisco Surian apresentou os recursos de comunicação da web 2.0. “Dentre esses recursos, estão os sites de relacionamento, blogs interativos, fóruns, grupos de discussão, sites de empresas e de grupos sociais, conversas on-line (através de salas de bate-papo ou sistemas de mensagens instantâneas), jogos on-line, sites de compartilhamento de conteúdo, como vídeos, fotos, ou música e sites de colaboração. Porém, um dos grandes problemas que emergem quando nos damos deparamos com essa profusão de recursos que podem ser usados na ação pastoral é sobre ‘quem’ vai administrá-los, já que qualquer pessoa pode fazê-lo. Mas então temos de pensar na qualidade da informação que estará sendo disponibilizada na Internet - que pode se propagar instantaneamente - e se essa informação, de fato, corresponde, ao conteúdo da mensagem evangélica. O que está por trás dessa observação é que, com a Internet, a formação do agente de pastoral se torna muito mais evidente, necessária e urgente”, alerta.

Fonte: CNBB
Local:Santos