quinta-feira, 22 de abril de 2010

Marina Silva: “Sou mulher negra!”

Foi assim, assumindo sua identidade étnica que Marina Silva, candidata a Presidência da República pelo PV, abriu a série de sabatinas que a Educafro está realizando com os candidatos à Presidência da República. Em um encontro que contou com a presença de mais de mil e quinhentos alunos, professores e coordenadores do projeto, Marina respondeu as perguntas do público e falou sobre seus planos de governo, seus sonhos e sua trajetória de vida. Respondendo a uma pergunta sobre sua identidade, a senadora não teve dúvida.

"Eu me descobri negra com minha mãe, que valorizava a força das mulheres e a cor da pele negra. Acho que o Brasil, após ter um sociólogo e um operário na Presidência, está preparado para ter uma mulher negra como chefe da nação". Marina também defendeu as ações afirmativas nas universidades públicas e assumiu o compromisso de levar adiante a luta pela inclusão.

A candidata também reconheceu o papel da Educafro na construção de um Brasil mais justo. Ela homenageou a entidade reconhecendo em frei David e nos coordenadores e professores do projeto as lideranças que estão fazendo o sonho da inclusão racial uma realidade concreta. "Vocês são a flecha que está impulsionando as mudanças. Espero que os futuros universitários, médicos, advogados, assistentes sociais formados pela Educafro levem adiante este sonho. Sejam lançadores de flechas rumo ao alvo da inclusão", brincou. Mais tarde, no seu twiter Marina confessou: "vivi um reencontro comigo mesma na Educafro. Me senti entre iguais rodeada por tantos jovens da periferia batalhando para estudar".

Sabatina - A série de encontros com os candidatos à Presidência da República continua nos próximos meses. A expectativa é que a assessoria de Dilma Roussef e José Serra confirme presença nos próximos dias.

Fonte: Frei David - Educafro