sexta-feira, 23 de abril de 2010

Encontro de Renovação Presbiteral do RS reflete dimensões formativas do sacerdote

Com o objetivo de dar impulso à renovação integral dos ministros ordenados, a Comissão Regional de Presbíteros do Regional Sul 3 da CNBB (estado do Rio Grande do Sul) está promovendo desde o dia 19 de abril, o Curso de Renovação Presbiteral. A atividade reúne 25 padres de 11 das 18 dioceses do Regional e propõe-se reflexão e diálogo sobre temáticas como: qualidade de vida, saúde mental, aconselhamento pastoral, formação bíblica e teológica do ministério ordenado, além de contar com momentos de retiro e espiritualidade.

De acordo com os organizadores, esta terceira edição do Curso de Renovação Presbiteral tem reforçado o acerto na proposta que reúne os presbíteros pelo período de dez dias. Para o padre Roberto Heming, membro da equipe de coordenação e pároco da Paróquia Conceição em São Sebastião do Caí (RS), esse momento caracteriza-se pela possibilidade de uma pausa. “Esse momento é essencial e deveria ser vivenciado por todos os presbíteros, pois possibilita um momento de parada, de atualização, de retomada das dimensões fundamentais para um ministério feliz”, destaca.

Além do aprofundamento das temáticas propostas, o curso também proporciona intensos momentos de integração e troca de experiências, o que para padre Miguel Faleiro, membro da equipe de coordenação e pároco do Santuário São Cristóvão, em Canoas (RS), motiva a uma nova experiência na retomada de conteúdos de forma integradora, sem descuidar da convivência. “O curso de renovação presbiteral é um espaço que se preocupa de forma integral e intensa com a atualização, a convivência e a integração dos presbíteros”, enfatiza.

Na última terça-feira, 21, o foco da reflexão foi o Aconselhamento Pastoral, sobretudo tratando os aspectos da dimensão humana do sacerdote. Para orientar os trabalhos, esteve presente a psicóloga irmã Maria Luiza Morschel, ressaltando a importância do cuidado com a dimensão humano-afetiva dos presbíteros. “Os presbíteros precisam qualificar-se, não apenas na dimensão intelectual, mas sobretudo, na dimensão das relações, na fraternidade e na humanização das relações”, disse irmã Maria Luiza.

Outro assunto que mereceu destaque na manhã do dia 21, foi a 48ª Assembleia Geral da CNBB, que será realizada entre os dias 4 e 13 de maio, em Brasília (DF). Para falar a respeito, esteve presente o secretário executivo do Regional Sul 2, padre Tarcísio Rech. O curso de renovação presbiteral segue até o dia 29 de abril no Sítio Notre Dame, em Nova Santa Rita (RS).
 

Fonte: CNBB
Local:Rio Grande do Sul