quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

El Salvador quer ' Dia Nacional Dom Romero'

Organizações sociais e religiosas apresentaram ontem ao Parlamento salvadorenho uma petição para instituir o dia 24 de março como Dia Nacional de Dom Óscar Arnulfo Romero. Naquela data, em 1980, o arcebispo foi assassinado.

“A proposta tem o apoio de representantes da comunidade judia e das Igrejas Anglicana, Luterana e Batista Emanuel” – informa o presidente da Fundação Romero, Mons. Ricardo Urioste.

A iniciativa, que já recolheu mil assinaturas, é respaldada também pela ONG ‘Concertaciòn Democratica’ e por outros grupos e instituições, assim como por deputados da Frente Farabundo Martí para la Liberaciòn Nacional (FMLN).

Dom Romero era o arcebispo de São Salvador; foi assassinado por um franco-atirador enquanto celebrava missa na capela de um hospital para doentes de câncer.

Segundo a comissão para a verdade instalada pela ONU para investigar os crimes ocorridos no âmbito da guerra civil salvadorenha (1980-1992), Dom Romero foi assassinado por ordem de Roberto d'Aubuisson, fundador do partido Aliança Republicana Nacionalista (ARENA, de direita), que governou o país entre 1989 e 2009.

Mons. Urioste disse também que o arcebispo, cuja causa de canonização está tramitando no Vaticano, foi “um homem de Deus, de grande amor ao povo, especialmente aos pobres; um homem que queria a paz e a justiça”.

Para o próximo dia 24 de março, ONGs e Igreja Católica prepararam várias atividades para recordar o trigésimo aniversário da morte do arcebispo.

Em suas homilias, Dom Romero denunciava as atrocidades cometidas nos anos prévios à guerra civil no país centro-americano.

Fonte: Rádio Vaticano
Local: São Salvador