segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Copa do Mundo da Criança de Rua

O que é a Copa?

Catorze de março se aproxima, e com ele o primeiro campeonato de futebol de crianças de rua do mundo. Brasil, África do Sul, Índia, Ucrânia, Nicarágua, Filipinas, Reino Unido e Tanzânia mandam suas equipes para Durban, na África do Sul, para disputar o torneio misto de futebol society (o Vietnã participa do evento contribuindo com o serviço de alimentação e hospedagem, mas não quis participar dos jogos). Mas o clima de competição termina quando o juiz apitar. Afinal, fora de campo, estão todos no mesmo time pelo direito das crianças. Esse evento vai muito além do futebol, e nós não poderíamos ficar de fora dessa!

Representado por uma parceria entre a ABC Trust, o Projeto Quixote e a São Martinho, o Brasil está na expectativa do embarque. E nosso time de campeões, em aquecimento.
ÁFRICA DO SUL 2010

A Copa do Mundo de Criança de Rua é um evento organizado por uma rede de organizações não-governamentais, liderada pela Amos Trust e da qual a ABC Trust faz part. A Consortium for Sreet Children, a Street Action, e a Global Goals também dão suporte com expertise e aconselhamento.

Mas perdeu quem achou que a Copa do Mundo da Criança de Rua fosse um mero bate-bola. Em Durban, os jovens ficarão hospedados na Star Seaside Home e antes dos jogos, vão participar de atividades culturais com artistas profissionais recrutados pela organização Momentum Arts. Por meio das artes, eles contarão suas histórias e discutirão seus direitos. As peças vão ficar expostas na Durban Art Gallery em uma exibição conjunta com a Art for Humanity. Depois, a exposição circula de país em país, passando inclusive pelo Brasil. Os jovens ainda serão treinados pela Coaching for Hope, uma das organizações parceiras, que usa o futebol para criar um futuro melhor para os jovens da África do Sul e do Oeste. Os jogos acontecem na sede de uma das organizações parceiras, a Umthombo, na Durban University of Technology e nas escolas envolvidas no programa British Council’s Dream and Teams. Você pode acompanhar o andamento das partidas aqui.

Pra finalizar o evento, os jovens vão liderar uma conferência sobre os direitos da criança e do adolescente. Da boca deles, políticos, parlamentares e outras pessoas chaves na questão da infância vão ouvir o que eles têm a dizer sobre as mudanças que querem ver implementadas nos países, para que outras crianças e outros jovens não passem pelo o que eles já passaram. O resultado final desta conferência será o Manifesto da Criança de Rua, que será assinado por todos os presentes e vai nortear as ações das organizações envolvidas.          
Brasil 2014

Com essas ações, vamos deixar um Brasil mais justo com nossas crianças e jovens até 2014 – ano em que o Brasil será sede da segunda edição da Copa do Mundo da Criança de Rua e da Copa do Mundo da FIFA.
Para isso, a gente já tem um plano: vamos fazer arte! Com mais cultura, educação integral de qualidade, escolas mais abertas e próximas aos alunos, estudantes mais críticos e envolvidos com a educação, esse jogo está ganho!

Fonte: Site Copa do Mundo da Criança de Rua
Local: Brasil