quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Cáritas arrecada três milhões de reais e manda 15 mil toneladas de alimentos aos desabrigados no Haiti

Ao longo desta semana, chegará ao Haiti um comboio naval de seis navios fretados do México pela rede Cáritas para transportar até a ilha 15 mil toneladas de ajuda humanitária: alimentos, água potável e provisões médicas.

O “Papanlapou”, primeiro dos navios que chegou a Porto Príncipe, carrega duas mil toneladas de arroz, feijão, leite pasteurizado e kits de produtos sanitários.

Toda esta ajuda será distribuída imediatamente entre os atingidos que estão sendo atendidos pela rede Cáritas dentro do plano de resposta à emergência, no valor de 31 milhões de euros destinados à Cáritas Haiti para prestar ajuda a 200 mil pessoas durante dois meses.

A ajuda proporcionada pela Cáritas aos atingidos pelo terremoto inclui também materiais de abrigo e barracas, assim como acompanhamento psicossocial e assistência cirúrgica de urgência.

Também esta semana se distribuirá pelo Haiti, por intermédio da Cáritas americana, uma equipe da Universidade de Maryland especializada em tratamento médico a vítimas de desastres e cujos membros se renovarão semanalmente, dentro de um programa de ação de seis meses de duração.

A prioridade máxima desta equipe será realizar, nos próximos dias, a intervenção cirúrgica de 16 casos especialmente delicados.
Doe você também

No Brasil, a Cáritas Brasileira e a CNBB, através da Campanha SOS Haiti, já arrecadou mais de R$ 3 milhões de reais. Deste montante, R$ 1 milhão já foi repassado.

As doações em dinheiro podem ser feitas nas seguintes contas bancárias:

- Banco do Brasil - Agência: 3475-4; Conta Corrente: 23.969-0;
- Caixa Econômica Federal - OP: 003; Agência: 1041; Conta Corrente: 1132-1;
- Banco Bradesco - Agência: 0606; Conta Corrente: 70.000-2.
CNPJ da Cáritas Brasileira:  33.654.419/0001-16

Fonte: CNBB
Local: São Paulo- SP