sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A Pastoral da Juventude participa do Fórum Social Mundial com a campanha contra o extermínio da juventude

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil publicou uma nota sobre a participação dos grupos católicos de jovens que participam da 10° edição do Forum Social Mundial (FSM), iniciado em 25 de janeiro. Este ano o Fórum se realiza de maneira decentralizada, em várias partes do mundo. 

No Brasil se realiza de modo paralelo em Porto Alegre (RS), o lugar de nascimento do FSM, em Salvador (BA). Muitas organizações estão presentes no evento que se conclui em 31 de janeiro, entre elas a Pastoral da Juventude do Brasil (que reúne equipes da Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude dos ambientes populares, Pastoral da Juventude Rural e Pastoral a Juventude dos Estudantes). O programa prevê seminários, envolvendo diferentes movimentos sociais e organizações da sociedade civil que participam do Fórum, e debates sobre a crise econômica que atingiu o mundo no ano passado.

A principal atividade da Pastoral da Juventude nesta 10ª edição consiste na difusão da Campanha Nacional contra a violência e a morte dos jovens. A campanha de fato é o centro de uma atividade de Pastoral para o período 2010-2011 e foi lançada em novembro do ano passado, durante o 7° Encontro Nacional do Movimento fé e política na cidade de Ipatinga (MG) (ver Fides de 7/12/2009), contando sobre o apoio de dezenas de organizações da sociedade civil, com o objetivo de mobilizar grupos de jovens em todo o país na luta pelos direitos e pela cidadania com o slogan: "jovens e marcha contra a violência".

O violento extermínio de jovens se tornou uma ferida na sociedade brasileira que a Igreja Católica se propôs a cicatrizar com a força do anúncio do Evangelho entre os mesmos jovens. Esta missão Eclésia, que se torna sempre mais partilhada, teve início no ano 2006. Em 2008, os grupos de Pastoral da Juventude participaram da Assembleia Nacional para propô-la como tarefa nacional. Em Ipatinga, no encontro nacional de Fé e Política a campanha foi apresentada oficialmente. Para 2011 está sendo organizando uma grande marcha com a participação de massa dos jovens convencidos a lutar contra este problema

Fonte: Fides
Local:Porto Alegre - RS