terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Juventude do Rio Grande do Sul inicia acampamento com debate político

A juventude de diferentes movimentos sociais do estado do Rio Grande do Sul saíram em marcha na abertura do 1º Fórum Social de Economia Solidária, na sexta-feira, 22, em Santa Maria (RS). Aproximadamente 400 jovens dos movimentos da Via Campesina iniciaram um encontro regional também com propostas políticas para o ano que inicia.

No primeiro momento de discussão, as dificuldades mais abordadas pelos jovens do campo foram acesso à escola, êxodo rural, exclusão digital e falta de estrutura na saúde. Já a juventude da cidade falou de preconceito e criminalização da pobreza. A luta contra o consumismo e a precariedade da educação são bandeiras comuns entre todos. Os participantes do acampamento contaram também com a apresentação de uma mística sobre opressões raciais, de gênero e de trabalho.

O Encontro da Juventude do Campo e da Cidade é resultado de um processo de mobilização e debates regionais que estão em andamento desde o ano passado, e pretende ser um marco na organização da juventude do meio popular de todo o estado. O acampamento ocorre paralelo ao Fórum de Economia Solidária, um dos eventos descentralizados do 10° Fórum Social Mundial.


Fonte: CNBB
Local: Porto Alegre