quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Haiti: Selo Vaticano ajudará vítimas do terremoto

Mais uma iniciativa do Vaticano em favor das vítimas do terremoto: o Departamento Filatélico e Numismático informou ontem que a tiragem do selo especial dedicado aos 1500 anos do Santuário de Nossa Senhora das Graças, de 900 mil unidades, será parcialmente destinada à população haitiana.

O valor do selo será de 0,65 euro, mas a pessoa que o comprar pagará 20 centavos a mais, que serão destinados às vítimas do terremoto que causou milhares de mortos e deixou centenas de milhares de desabrigados no Haiti. O governo do Estado Vaticano estima que, se toda a edição for vendida, serão recolhidos cerca de 150.000€.

O Santuário ilustrado no selo é conhecido como a ‘Mentorella’, situa-se nas montanhas Prenestinas, na região do Lácio. Surgido no século IV, é conhecido como o local da conversão de Santo Eustáquio.

Em setembro de 1978, recém-eleito, em sua primeira saída oficial de Roma, João Paulo II visitou o Santuário. Durante o pontificado, costumava retornar, reservadamente, para cantar o Magnificat.

Seguindo o costume, Bento XVI visitou o Santuário e celebrou uma missa, 6 meses após sua eleição à Sé de Pedro.


Fonte: Rádio Vaticano
Local: Haiti