quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

ANDI quer estimular jornalismo investigativo

Estão abertas até o dia 29 de janeiro as inscrições para o V Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística. O objetivo da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI Brasil) é estimular os diversos profissionais da comunicação a ampliarem e qualificarem a cobertura sobre o abuso e a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes.

Podem participar repórteres, editores e chefes de reportagem de diferentes tipos de veículos, incluindo web e veículos comunitários ou alternativos, além de estudantes e professores de cursos de comunicação. O tema do concurso é "Imprensa e sociedade aliadas no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes".

Os jornalistas cujos projetos forem selecionados receberão uma bolsa de apoio para o desenvolvimento das reportagens, de acordo com a natureza do veículo em que atuam. Diferente, porém, de outras iniciativas na área do jornalismo, o concurso Tim Lopes não premia reportagens já veiculadas.

Este ano, a ANDI criou categorias voltadas à participação de jornalistas que estão em veículos de comunicação de países vizinhos. Em sua versão regional, o evento conta com o apoio das organizações que integram a Rede ANDI América Latina na Argentina (Periodismo Social), no Paraguai (Global Infância) e no Uruguai (El Abrojo).

Para selecionar as melhores propostas sobre o tema, o projeto oferece apoio técnico, de consultores especializados, e também financeiro. Os participantes receberão uma bolsa de apoio para o desenvolvimento das reportagens, cujo valor está estipulado de acordo com o veículo de comunicação da reportagem. Eles terão ainda um prêmio de R$ 3 mil. As inscrições poderão ser por meio do site www.andi.org.br/timlopes.

Fonte: Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI Brasil). 

Local: Brasília - DF