terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Mianmar: “O testemunho dos leigos traz esperança para a Igreja

O empenho dos leigos, o testemunho de fé e o entusiasmo dos jovens para a missão sono "a promessa e a esperança para a Igreja em Mianmar": é o que declara à Agência Fides Dom Salvatore Pennacchio, Delegado Apostólico em Mianmar, de volta de uma viagem há alguns dias à ex-Birmânia para a Ordenação episcopal do Bispo Auxiliar de Loikaw, Dom Stephen Tjepe, e para a Ordenação sacerdotal de dois diáconos.

O Núncio ficou muito comovido com a fé genuína e o entusiasmo da comunidade local, que continua a viver e proclamar o Evangelho, apesar das limitações e dificuldades: "Mais uma vez, pude ver de perto a fé simples e genuína dos fiéis de Loikaw. É uma comunidade que está crescendo na fé, com os dons de muitas vocações ao sacerdócio e à vida consagrada. O testemunho dos "zetaman" (literalmente "pequenos evangelizadores"), que são um Instituto secular diocesano para a catequese, traz esperança para o futuro da Igreja em Mianmar. A diocese de Loikaw foi enriquecida com um Bispo auxiliar e dois novos sacerdotes. As perspectivas são muito encorajadoras, principalmente pelo entusiasmo que se respira. Há muita gratidão por aqueles que trouxeram a Boa Notícia a Mianmar: a comunidade ainda é ligada e reconhece os sacerdotes do Pontifício Instituto Missões Externas, que levaram o Evangelho há cem anos para essa região", declarou à Fides Dom Pennacchio.

Dom Pennacchio- junto com o Bispo Sotero Phamo de Loikaw e com o Arcebispo metropolita Matthias U Shwe de Taunggyi - conferiu a ordenação episcopal a Dom Stephen Tjephe, Auxiliar di Loikaw. O rito foi precedido da procissão de mais de 200 sacerdotes provenientes também de outras dioceses. Na homilia, o Delegado Apostólico recordou as três características do Bispo: a fidelidade, a prudência e a bondade, fazendo referência a uma homilia do Papa Bento XVI. A liturgia foi muito bem cuidada e acompanhada por cantos em latim e nas línguas locais. Foi acompanhada por cerca de 30 mil fiéis, espalhados pelos espaços que cercam a Catedral.

Depois do rito religioso, Dom Pennacchio abençoou o edifício de dois planos do novo Centro pastoral diocesano de Loikaw, dedicado ao Bom Pastor.

O representante pontifício presidiu também a Santa Missa para a ordenação sacerdotal de dois diáconos e a Primeira Comunhão de uma centena de crianças.



Fonte: Agência Fides