segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Meios de comunicação e Juventude: parceiros que deram certo

 O jovem é um divisor de sonhos. Um “quebrador” de regras. Um sonhador diferente. Ele sempre se demonstra ansioso por coisas atraentes. O novo encontra no jovem um espaço de existência e ressonância. Não falta a ele coragem, disposição e tempo para abraçar uma coisa interessante, diferente. Os movimentos juvenis em favor da nova ordem política mudaram o sistema de eleição no país. A criatividade e a modernização dos equipamentos eletrônicos atingiram o jovem de cheio. O eletrônico ganhou a juventude, mudou seus hábitos!

Os meios de comunicação ficaram mais animados. Manusear um aparelho eletrônico é excitante, dá prazer. A mudança de tela e a movimentação rápida de imagens proporcionam à pessoa um sentimento de poder e saber. É curioso! Quanto mais a pessoa procura novidades, mais quer encontrá-las. Isto segura uma pessoa horas e horas diante de uma boa mídia. E a faz esquecer do tempo, das coisas a fazer...

O mundo e as pessoas ficaram mais perto entre si, sem saírem de seus lugares. A distância é uma questão somente geográfica.

Aproveitar esse meio eletrônico para enviar uma mensagem capaz de construir é tarefa primordial de quem acredita em Deus. Quando Jesus disse, ao final do Evangelho de Mateus: “Ide e anunciai o evangelho até os confins da terra...” (Mt 28,19s) - certamente, ele estava dizendo que seria necessário anunciar o Evangelho por todos os meios ao alcance dos discípulos. Como ir até aos confins da terra sem se servir hoje dos meios de comunicação? A Igreja Católica, em cada ambiente, cidade e lugarejo onde se encontra, precisa usar os meios de comunicação existente e anunciar por eles o Evangelho, a Boa Nova de Jesus Cristo!

Sem dúvida, há preocupações nesse movimento, neste novo modo de anunciar a Palavra de Deus.

Uma mistura de estaticidade e mobilidade dispersa o jovem do seu habitat real para uma realidade virtual. Neste contexto, como evangelizar os jovens?

Aproveitar os meios tecnológicos avançados e hospedar um conteúdo catequético disponível ao jovem deve ser a preocupação da Igreja hoje. Para isto, é necessário investir numa boa equipe de produção que cuide da produção mesmo, do conteúdo e da sua forma de apresentação. Pois não basta só depositar um punhado de conteúdo evangelizador para interessar o jovem. É preciso uma forma dinâmica de apresentação que seja atraente.

Os meios de comunicação mudaram o comportamento das pessoas, e os jovens são os principais sujeitos dessa mudança. A Igreja deve encontrar nos meios de comunicação uma das suas formas de evangelizar.

Eu acredito que a mídia, sobretudo a Internet, é um novo espaço de missão para os grupos de jovens. Poderíamos chamar de um espaço para a PJnet, Pastoral da Juventude da Internet. Uma novidade pouco explorada ainda. O jovem internauta pode fazer uma experiência de encontro com Jesus Cristo através da mídia, sem perder a dimensão sagrada desse encontro. Isto exige um zelo pastoral dos monitores/catequistas desse meio.

Uma boa mensagem cristã colocada à disposição dos jovens os ajudará a cultivar uma mentalidade cristã e um autêntico comportamento de cristão. Ainda, promoverá o jovem para uma convivência fraterna. Ele poderá ser um missionário, repassando as mensagens evangelizadoras à sua comunidade virtual, gerando uma rede de jovens discípulos e evangelizadores, como propõe o Documento de Aparecida.

A utilização planejada de mídias como rádio, televisão, celular (Torpedo e SMS) e Internet na evangelização podem tornar mais eficientes as ações da Igreja em favor dos jovens. O importante não é a simples criação de novas tecnologias, mas sim, como cada uma pode contribuir para a formação humana e cristã da pessoa. A evangelização, hoje, pode ser disponibilizada sob várias formas, através do rádio, revistas, jornais, Internet, TV, TV a cabo etc., e atingirá o coração dos jovens que estão nesses meios.

A Internet está explodindo como a mídia mais promissora desde a implantação da televisão. É a mídia mais aberta, descentralizada, popular e, por isso mesmo, mais ameaçadora para os grupos políticos e econômicos hegemônicos. A Igreja não pode ficar distante desse meio. Precisa fazer da mídia seu novo campo missionário. A juventude está na mídia e é ali que a Igreja vai encontrar a maioria dos jovens e adolescentes.

Uma das expressões claras de democratização digital se manifesta na possibilidade de acesso à Internet e de dominar o instrumental teórico para explorar todas as suas potencialidades. O jovem sabe disto. e muitos já formaram suas comunidades de relacionamento. O desafio agora, para a Igreja, é oferecer conteúdo evangelizador e atraente que mostra o verdadeiro rosto e missão de Jesus Cristo como nosso Salvador e que possa ser repassado na rede para os jovens e pelos jovens. “Jovens evangelizando jovens”, como discípulos e missionários de Jesus Cristo, através dos meios de comunicação.



Fonte: O Lutador
Local: Belo Horizonte