terça-feira, 10 de novembro de 2009

Diocese da Guarda chama pelos seus jovens

Serviços da Juventude, da Catequese, e das vocações organizam Fórum Evangelizar e Dia Diocesano do Catequista

O Secretariado Diocesano da Educação Cristã, nos seus Departamentos da Pastoral Juvenil (DPJG) e da Infância e Adolescência (DIA), juntamente com o Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional (SDPV), propõem-se realizar o FÓRUM EVANGELIZAR, e que funcionará, ao mesmo tempo, como “Dia Diocesano do Catequista”, um dia de Formação com uma nova dinâmica composta por diversos ateliers opcionais, e que a organização espera “venha a tornar-se uma novidade interessante para a formação dos agentes pastorais da diocese”.

Pretendem também fazer deste dia um dia intenso de partilha e aprendizagem, no qual os “participantes experimentem algumas técnicas úteis na animação de grupo, da catequese e da comunidade”, encontrem espaços para “prestar um maior e melhor serviço à Igreja”, e ainda convivam com outros agentes de pastoral e de evangelização.

Dirige-se a todos os agentes de pastoral com responsabilidades de evangelização, nomeadamente Catequistas, animadores de Grupos de Jovens, animadores vocacionais, coordenadores ou animadores de pastoral vária, sacerdotes, leigos consagrados, entre outros, ou como consta na Ficha de Inscrição, a todos os interessados em melhorar as suas competências de anúncio do Evangelho.

O Fórum Evangelizar é essencialmente constituído por ateliers que se repetem 3 vezes durante o dia, num conjunto vasto de cerca de 15 ateliers que pretendem, a partir da ação e da prática, proporcionar o conhecimento de técnicas para uma pastoral de Nova Evangelização e melhorar competências no anúncio do Evangelho. Estão previstos ateliers como Multimédia na animação pastoral; Como elaborar orações; Utilização da Bíblia; técnicas de animação ao ar livre; técnicas de animação no grupo; Música na animação Pastoral e na Catequese; Reunião com pais; Dança e expressão corporal na animação pastoral; Iniciação ao Retiro; Preparar a Catequese; Pedagogia da Infância; Pedagogia da Adolescência; dança contemplativa.

A atividade ocorreu no Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos, no último dia 7 de Novembro, com início pelas 09.00 horas.
 

Fonte: Agência Ecclésia
Local: Portugal