quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Unip - realiza encontro de Jornalismo - Jornada de Jornalismo Jornalismo Social - Formação Cidadã


“Se o mundo tem de ser posto em ordem, meu país deverá ser o primeiro a mudar. Se meu país deverá ser o primeiro a mudar, minha cidade tem de ser transformada. Se minha cidade tem de ser transformada, antes minha família tem de se modificar. Se minha família vai ter que se regenerar, eu próprio tenho de ser o primeiro!”

A Universidade Paulista – Unip realizará a Jornada de Jornalismo com o tema Jornalismo Social - Formação Cidadã no auditório do campus Chácara Santo Antonio nos dias 28, 29 e 30 de setembro, a partir das 19h30.

A jornada terá três painéis com temas ligados ao jornalismo social que serão discutidos por jornalistas convidados. O ingresso para a participação do evento será a doação de um quilo de alimento não perecível destinada para  AFAGO – Associação de apoio a família ao grupo e a Comunidade – São Paulo uma associação filantrópica, fundada em dezembro de 1993 que atua na comunidade da Vila Aparecida, assim conhecida como favela da Pedreira, desde a sua fundação.

O tema Jornalismo Social – Formação Cidadã foi escolhido pelos alunos com a intenção de discutir o papel do Jornalismo Social diante dos movimentos sociais organizados e da vida social coletiva e pública. Esta jornada pretende debater a importância da atuação do cidadão, jornalista ou não, para a formação do cidadão crítico, levantar questões como o direito ao voto e a cobrança de soluções para a problemática atual, porque não basta só informar, mas formar a consciência da população.

A sociedade passa por grandes transformações em sua estrutura social, econômica e política, criando novas relações, passando a exigir profissionais capazes de atuarem nela de maneira a transformá-la. A formação cidadã é necessária, para que todos possam contribuir para a construção de novos valores, promovendo novas relações sociais que incluam as classes menos favorecidas.
Abordaremos temas clássicos das editorias Gerais e Cidades nos grandes jornais, mas do ponto de vista do ator social: direitos humanos, saúde, educação, trabalho, habitação, segurança, lazer, hábitos de convivência e comportamentos sociais. Todos esses assuntos serão debatidos com os seguintes painéis e datas acima.

Para participar basta enviar um email para: encontrodejornalismo.unip@gmail.com e passar dados como: Nome e um doc de identificação

Quer saber mais? Acesse: http://catracalivre.folha.uol.com.br/2010/09/unip-recebe-encontro-de-jornalismo/

Fonte: Comissão Organizadora - Universidade Paulista - UNIP