quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Jovens de Coimbra acolheram com entusiasmo Cruz da JMJ

A passagem da Cruz da JMJ (Jornada Mundial da Juventude) pela diocese de Coimbra (Portugal) superou as expectativas do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil.

O padre João Paulo Vaz, responsável por este organismo, mostrou-se satisfeito pela grande participação dos jovens.

Na conjuntura atual, “em que os grupos de jovens não têm a mesma vitalidade, onde escasseiam os animadores juvenis, onde há uma menor participação dos jovens nos sacramentos”, o sacerdote considera “um motivo de alegria ver que eles correspondem aos desafios propostos”; refere Agência Ecclesia.

Nas localidades de Pombal, Oliveira do Hospital e Figueira da Foz, as Igrejas encheram, não só de jovens, já que toda comunidade se mobilizou.

A Pastoral Juvenil considera agora fundamental aproveitar este impulso para desenvolver um trabalho de maior acompanhamento junto dos jovens da diocese.

“Mais do que organizar atividades que congreguem e que os levem a sair, vamos apostar em ir ter com eles, dentro das suas comunidades”, afirma o responsável.

Serão promovidas visitas de acompanhamento, especialmente às paróquias onde não existem grupos de jovens e junto daqueles que se preparam para o sacramento do crisma.

Fonte: Zenit