terça-feira, 27 de julho de 2010

Pastoral da Juventude canaliza energias para Madrid 2011

Passagem da Cruz da Jornada Mundial da Juventude por Portugal marca aposta dos responsáveis católicos e é acompanhada em Espanha

Os responsáveis pela Pastoral da Juventude em Portugal têm vindo a canalizar energias para a participação na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011, em Madrid, dinâmica na qual se insere a vinda ao nosso país da Cruz e do ícone da JMJ.

O percurso pelas dioceses portuguesas, de 8 a 20 de Agosto - passando pela primeira vez pelos Açores,  será acompanhado com atenção pelos responsáveis espanhóis, que esperam uma grande presença lusitana na Jornada do próximo ano.

Javier Igea, director do departamento de pastoral juvenil da Conferência Episcopal Espanhola, refere à Agência ECCLESIA que o percurso da cruz da JMJ pelo nosso país será um momento marcante para a Igreja Católica em Portugal.

“A Cruz dos Jovens tem atrás de si uma linda história de peregrinação por todo o mundo. É um símbolo que abraça todos os homens e os une. Peregrinou por todos os lugares de sofrimento (Ground Zero, zona desmilitarizada entre as duas Coreias, locais atingidos por massacres e o terrorismo), como sinal de que só em Cristo morto e ressuscitado o sofrimento tem sentido. É um sinal de esperança”, afirma.

Javier Igea destaca que, por norma, a Cruz percorre apenas o país que hospeda a JMJ no ano anterior à realização da Jornada, mas neste caso “pareceu bem aos organizadores que percorresse a nação irmã de Portugal, com quem estamos tão unidos”.

Sobre a participação lusitana, o director do departamento de pastoral juvenil da Conferência Episcopal Espanhola espera que seja “uma graça para os jovens portugueses, de encontro com Cristo” e que a delegação do nosso país leve “a sua fé e tradições para enriquece a sociedade espanhola”.

“Esperamos crescer em comunhão e sair fortalecidos na fé e em Cristo”, acrescenta.

Depois de ter sublinhado a importância da peregrinação da Cruz da JMJ para o evento de Madrid, Javier Igea deixa nas mãos da Igreja Católica em Portugal outros momentos de promoção e mobilização, seja para inscrições, seja para o recrutamento de “voluntários”.

A peregrinação pretende motivar a participação no próximo encontro mundial dos jovens, dado que a Cruz e o ícone mariano que a acompanha, o mais importante de Roma, são os objectos materiais polarizadores da iniciativa.

O coordenador executivo da Pastoral de Jovens da Arquidiocese de Braga, Alberto Manuel Gonçalves, 33 anos, lembra-se da primeira vez que recebeu a cruz da JMJ na cidade dos arcebispos, em Outubro de 2003, já então como coordenador do Departamento.

“Esteve muita gente à espera que a Cruz chegasse a Braga, mas como ela se atrasou – chegou pela uma da manhã – as pessoas acabaram por se ir embora”, recordou em entrevista à Agência ECCLESIA.

“No dia seguinte – prosseguiu – fomos surpreendidos pela quantidade de pessoas que foram à Sé para a adorar e tentar perceber porque é que ela estava a fazer a peregrinação por Portugal.”

A Pastoral da Juventude lembrou-se de oferecer cruzes aos participantes na missa celebrada na catedral, que foram entregues pelo arcebispo, D. Jorge Ortiga: “Mandámos fazer 1500 e não chegaram”, disse o responsável, sublinhando que a adesão dos fiéis superou as expectativas.

“Uma coisa que nos surpreendeu – acrescentou – foi o facto daquela cruz, que poucas pessoas tinham a noção de que era, ter tido um respeito enorme”.

Além de um cartaz, a Sé Primaz foi decorada com motivos evocativos de uma caminhada “até algo de muito importante”: a Jornada Mundial da Juventude, que haveria de realizar-se em 2005 na cidade alemã de Colónia.

A presença da Cruz reflectiu-se na quantidade de jovens da arquidiocese – 450 – que participaram nesse encontro, o primeiro a ser presidido pelo Papa Bento XVI. Em 2010, a Cruz e o ícone que a acompanha – uma representação de Maria – vão ser recebidos a 8 de Agosto, pelas 20h30, prevendo-se a sua chegada uma hora depois à igreja de São Vítor, em Braga, onde decorre uma celebração baseada em leituras bíblicas.

A Cruz é depois transferida para a catedral, onde será entregue aos representantes das dioceses de Vila Real e Bragança.

Nesse dia vai ser apresentado o cartaz que o Departamento da Juventude da arquidiocese preparou para a próxima Jornada Mundial da Juventude, que se realiza entre 16 e 21 de Agosto de 2011, assim como as fichas de inscrição para o evento.

Fonte: Agência Ecclesia
Local: Portugal