quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Seminário: Cultura de Paz: Uma Utopia?

Reflexões e troca de saberes sobre a construção da Paz e da Não-Violência

Nos dias 26 e 27 de novembro de 2009, o Comitê de Canoas/RS da Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência realizará, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação/Prefeitura de Canoas um Seminário para professores da rede municipal e lideranças comunitárias. Este evento de formação pretende também ser um momento de Reflexões e troca de saberes sobre a construção da Paz e da Não-Violência. Contará com a participação do Prefeito de Canoas, Jairo Jorge, com o Secretário Municipal de Educação e com Luis Ammann um dos pensadores sul-americanos da corrente de opinião e ação conhecida como Humanismo Universalista, fundada por Silo, escritor e pensador argentino que inspirou a Marcha Mundial.

Segundo Marilene Liege Daros (psicóloga social, mestre em ciências sociais, e uma das participantes de A Comunidade para o Desenvolvimento Humano e do Comitê de Canoas/RS da Marcha Mundial), ”O seminário é importante porque tem a intenção de abordar um assunto polêmico como a violência com o viés de compartilhar iniciativas locais de propostas que colaboram para a construção de uma cultura de paz sonhada para a cidade de Canoas.”

Horários:
- Dia 26/11 (quinta-feira) noite: 19h às 22h30min
- Dia 27/11  (sexta-feira) manhã:  8h30min às 12h – tarde: 13h30min às 17h
Local: Salão Bordô Unilasalle  (Bruno Ruedell)
Contato para mais informações: marchamundial.sul@gmail.com / (51) 9116-2715 com Marilene

Quem organiza: Comitê Canoas/RS da Marcha Mundial, Movimento Humanista, , A Comunidade para o Desenvolvimento Humano/Canoas, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania.

Apoio: Prefeitura Municipal de Canoas Unilasalle, Unipaz-Sul e Instituto Popular.

Programação completa do Seminário:

Dia 26/11 (quinta-feira)  noite: 19h às 22h30min
-18h30min  Cadastramento
-19h   Abertura com participação do Prefeito, Secretaria Municipal da Educação, Secretário Municipal da Segurança Pública e Cidadania e do Porta-voz RS da Marcha Mundial.
-19h30min   inicio das Palestras

Luis Ammann

Jornalista e escritor argentino. Autor do livro Autoliberação, editado nos principais idiomas, integra a corrente de pensamento do Novo Humanismo e participa do Movimento Humanista desde 1969. Um dos organizadores da Marcha Mundial na Argentina.

Miriam Rosa – Docente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. – UFRGS. Graduada em Enfermagem, com especialização em Saúde Pública , mestrado em Educação e doutorado em Ciências Sociais , com ênfase em Antropologia. Sua tese de doutorado foi justamente sobre a transdisciplinaridade na saúde e educação.  Atual coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Transdisciplinares em Educação – UFRGS. A professora Miriam Rosa é facilitadora do Programa de Estudos Avançados em Psicologia Transpessoal da Unipaz-Sul.

Dia 27/11  (sexta-feira) manhã: 8h30min às 12h – tarde:13h30min às 17h
- 8h30min       Recepção e Café
- 9h   Sensibilização  (Oficineiros de Dança da UNIPAZ)
- 9h30min      Trabalhos em Grupos – Reflexões e troca de saberes sobre a construção da Paz e da Não-Violência
- 11h Dinâmica e Vídeo-Comentado sobre a “A metodologia da Não-Violência Ativa” 28min.
- 12h às 13h30min  Intervalo para Almoço
- 13h30min   retorno com momento artístico
- 13h45 Contexto das atividades da manhã (resgatar uma síntese de cada grupo) e apresentação da programação da tarde (organização)
- 14h Adriana Mengue Model, Assistente Social, coordenação do Comitê Canoas/Marcha Mundial. – Facilitadora para a socialização dos Trabalhos em Grupos – Reflexões e troca de saberes sobre a construção da Paz e da Não-Violência
- 15h Intervalo café
- 15h15min até 16h MESA REDONDA
Socializando Boas Práticas em Educação e Segurança com Cidadania
Mediadores:

- Alberto Kopittke, Secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Canoas

- Paulo Ritter, Secretário Municipal de Educação, Canoas

- Miriam Abramovay – Coordenadora do Setor de Pesquisas da RITLA (Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana) e Professora do Curso “Juventude, Diversidade e Convivência Escolar”

- Ivarlete Guimarães de França – Presidente da Comissão de Políticas Públicas do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul

- Marilene Liege Daros, psicóloga social, Mestre em Ciências Sociais, coordenação do Comitê Canoas/Marcha Mundial.

- Das 16h até as 17h Participação da Plenária/Debate.
- 17h30 Encaminhamento de proposta para 2010



Fonte: Site oficial da Marcha Mundial Pela Paz e Não Violência