quarta-feira, 3 de julho de 2013

Centro Nutricional José Allamano ajuda a salvar vidas em Moçambique

Leigas missionárias brasileiras atuando pelo Projeto Além-Fronteiras, do Regional Nordeste 5 (Maranhão) com a diocese de Lichinga, no norte de Moçambique - África, assume Centro Nutricional destinado à acolher crianças necessitadas de cuidados especiais. As leigas contam como é o trabalho com as crianças em Cuamba.

Centro Nutricional José Allamano de Cuamba

O Centro Nutricional José Allamano na cidade de Cuamba, província do Niassa no norte de Moçambique é uma atividade social que tem como finalidade ajudar a salvar vidas. Acolhe as crianças com má nutrição, uma das maiores causas da mortalidade infantil no país, bem como crianças que convivem com o vírus do HIV/Aids.

A Instituição estava sob a administração dos Missionários da Consolata, presentes em Moçambique desde 1925, e a partir do dia 15 de maio de 2013 a Equipa do Projeto Missionário Além-Fronteiras do Regional Nordeste 5 (Maranhão) com a diocese de Lichinga, confiando na providência Divina, assumiu a sua gestão e administração. Por enquanto compõem a Equipe, três leigas missionárias do Maranhão.

No ano de 2012, estiveram no Centro Nutricional José Allamano mais de 80 crianças acompanhadas de suas mães, contudo muitas crianças chegam ao centro acompanhado de suas avós, de uma irmã mais velha ou algumas vezes de uma tia ou parente mais próximo, pois muitas mães morrem no parto, vítima de Aids ou têm outros filhos em casa e não os pode deixar só.

As crianças que estão no centro Nutricional, na sua maioria são provenientes das comunidades de Cuamba, e de outros distritos do Niassa, e também de outras províncias, como Zambézia e Nampula.

Em todo o ano 2012 ocorreram cinco óbitos. Isto mostra que o trabalho esta sendo feito com qualidade, contudo a luta é poder chegar a 0 ou muito próximo disto. No ano anterior (2011) com o mesmo número de crianças tivemos 12 óbitos, o que mostra uma melhoria significativa.

A recuperação das crianças é um processo lento, mas constante. É muito lindo ver o sorriso de uma criança que depois de estar no Centro por alguns dias já se expressa em seus rostos.

O tempo de permanência das crianças no Centro Nutricional depende da situação de cada criança, podendo ficar semanas como meses. Uma coisa é certa: sem a existência dessa assistência mais de 90% destas crianças que por lá passam, não teriam a possibilidade de sobreviver.

A higiene foi e é o nosso ponto focal. Por isto a coordenação do Centro ensina e exige das encarregadas que elas estejam limpas, que mantenham as crianças limpas e o ambiente sempre limpo.

Além de buscar salvar a vida das crianças, o Centro empenha-se na promoção humana das mães e encarregadas ensinando a confeccionar a alimentos com o que as mesmas têm em suas casas, tornando, mesmo com pouca variedade uma alimentação mais rica e variada.

Também o Centro buscar promover humanamente as mães e encarregadas da criando uma escola de alfabetização. É muito gratificante ver as mesmas felizes por poderem escrever o próprio nome, parece pouco, mas é muito para quem nem isso sabia fazer.

Desde que assumimos a casa foram feitas algumas melhorias como, tornar o ambiente mais agradável através da construção de uma área de lazer para crianças, graças à doação da senhora Ana Bela e sua filha Patrícia, que em visita a Cuamba, dedicaram parte dos seus dias à Obra. Também a cozinha e o fogão à lenha tiveram melhorias. A parte elétrica recebeu reparos e assim o ambiente ficou mais iluminado à noite. Está previsto a construção de um forno para assar pão e preparar outros alimentos.

Aos domingos à tarde, junto com as mulheres e crianças, temos umas horas de alegria que envolve cantos, danças, filmes, brincadeiras, entre outras atividades.

Convidamos você a partilhar conosco desta alegria na missão de fazer com que as crianças tenham melhor qualidade de vida.

Célia das Graças Cota, Elza Trindade e Raimunda Maria Soares, leigas missionárias brasileiras, pelo Projeto Além-Fronteiras dos bispos do Maranhão (Regional NE 5) na diocese de Lichinga, Moçambique.

Fonte: www.pom.org.br

Presidente da CNBB celebra com Papa Francisco e entrega Nota sobre manifestações

Cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB esteve com o Papa Francisco na tarde desta quinta-feira, 27 de junho. Na manhã desta sexta-feira, 28 de junho, ele celebrou com o Papa e, em seguida, concedeu entrevista sobre esses encontros nos estúdios da Rádio Vaticano.

Leia o que ele disse ao repórter Silvoney José:

Como foi a visita que o senhor fez ao Papa Francisco?


Estive com o Santo Padre, ontem a tarde, juntamente com o meu bispo auxiliar, dom Darci Jose Nicioli. Fomos falar com o Santo Padre acerca da sua viagem a Aparecida. Santo Padre estava muito contente, distensionado, alegre e, até, brincando. Um dos pontos principais era aquele da celebração eucarística em Aparecida. Nós tínhamos a informação de que a celebração deveria ser no interior da Basílica e isso nos preocupava porque aguardamos, em Aparecida, um número de 200 a 300 mil pessoas, por ocasião da visita do Papa. A Basílica é grande e muito bonita e cabe cerca de 30 mil pessoas em pé, mas que, por razão de segurança, o número seria reduzido a 15 mil pessoas e teríamos fora, cerca de 200 mil pessoas. Expus essa situação ao Santo Padre. Os peregrinos que forem a Aparecida, no dia 24 de julho, para encontrarem-se com o Santo Padre e visitar o Santuário, certamente querem participar da celebração eucarística e ver o Santo Padre, pessoalmente, e não apenas através dos telões que, normalmente, colocamos na área externa nessas grandes celebrações. E o Santo Padre se manifestou completamente de acordo, completamente aberto com essa proposta. Desse modo, devo me encontrar com o doutor Gasbarri (Alberto Gasbarri, organizador das viagens internacionais do Papa) para fechar, digamos assim, alguns detalhes a mais sobre a visita do Papa a Aparecida que vai ser uma visita relativamente curta, de um dia, mas, para nós, uma visita de muito significado. É o Papa Francisco que se faz peregrino com os peregrinos de Nossa Senhora Aparecida. E ao ir ao Santuário, manifestando sua devoção, seu amor a Nossa Senhora, ele está, de certo modo, se unindo a todos os peregrinos, a todos os brasileiros, porque Nossa Senhora Aparecida é a nossa padroeira, padroeira de todo o país. A visita, portanto, é simbólica, muito significativa para o Santo Padre, para nós em Aparecida e para todo o Brasil.

O Papa está acompanhando as manifestações populares no Brasil?

Eu creio que sim, mas não preocupado com isso. Eu entreguei ao Santo Padre a Nota Oficial da CNBB a respeito das manifestações. Ele não conhecia a Nota. Pelo que eu percebi do Santo Padre, ele vê tudo isso como algo, de certo modo, normal, natural, num país democrático onde as pessoas podem e devem, às vezes, manifestar seus anseios, desejos, reivindicações para que o governo, então, procure ler, interpretar o que as pessoas estão querendo dizer aos nossos dirigentes, à nossa sociedade e procure tomar as medidas necessárias, cabíveis para atender essas reivindicações quando elas são justas. Claro que não se trata de apoiar nenhuma manifestação que parta para agredir as pessoas, violar direitos das pessoas, depredar o patrimônio publico ou privado. Nada justifica, em nenhuma manifestação, esse tipo de violência. As manifestações pacíficas, quando realmente querem contribuir para o bem do País, chamando atenção para determinadas políticas públicas, são necessárias e fundamentais. E nas manifestações pelo Brasil, nós percebemos uma grande presença dos jovens e nós temos a Campanha da Fraternidade desse ano justamente sobre os jovens, na qual afirmamos que os jovens devem exercer um protagonismo na vida comunidade paroquial e também na vida social. É importante que os jovens se manifestem. Eles devem participar da vida política e social do nosso país e estão participando, contanto que seja dentro da ordem, dentro do respeito às leis. E que também a Polícia, que tem como missão garantir a segurança dos cidadãos, a ordem no interior de nossas cidades, do nosso País, que saiba respeitar essas manifestações de modo que elas transcorram num clima de harmonia, de respeito e de tranquilidade.

Fonte: CNBB

Como habitualmente neste período, suspensas as audiências gerais do Papa durante julho e agosto

Uma quarta-feira especial, hoje, na praça de São Pedro, onde normalmente neste dia da semana se concentra uma imensa multidão para a audiência geral do Papa. Nos meses de julho e agosto, estão suspensas estas audiências papais. O Papa Francisco, que permanecerá no Vaticano, prosseguirá o seu encontro semanal com os fiéis aos domingos, ao meio-dia, para a recitação do Angelus, antecedido de uma alocução. Normalmente, tal terá lugar na Praça de São Pedro, mas haverá duas exceções: no domingo 14 de julho e no dia 15 de agosto, solenidade da Assunção de Maria, o Papa Francisco deslocar-se-á a Castel Gandolfo, para o efeito. A 15 de agosto, celebrará também a Eucaristia, como é tradição, na igreja paroquial da cidade, dedicada precisamente a Nossa Senhora da Assunção.

Nesta quarta-feira, o Santo Padre recebeu em audiência o arcebispo D. Jean-Louis Bruguès, Arquivista e Bibliotecário da Santa Igreja Romana.

Fonte: Rádio Vaticano

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Missionários concluem Curso de Formação com enfoque na Amazônia

Encerrou nesta quinta-feira, 27, no Centro Cultural Missionária (CCM), em Brasília (DF), mais um Curso de Formação Missionária com enfoque na Amazônia. Na sua 4ª edição, o curso reuniu desde o dia 2 de junho, 18 missionários e missionárias, entre religiosas, presbíteros e leigos enviados de maneira especial, para a região amazônica. Com a ajuda de assessores, a programação ofereceu reflexões e debates sobre as diversas dimensões da Missão: humana, bíblica, teológica, geográfica, histórica, antropológica, socioambiental, ecumênica e espiritual.

A iniciativa é uma parceria entre o CCM, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Comissão Episcopal para Amazônia da CNBB e o Instituto Superior de Filosofia Berthier de Passo Fundo (RS), que concede aos participantes um certificado de extensão universitária reconhecido pelo MEC.

Dom Erwin Kräutler, bispo da prelazia do Xingu (PA) e presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), em Brasília para o lançamento do Relatório de Violência contra os Povos Indígenas 2012, aceitou o convite de presidir a missa de encerramento. “Vocês não saem da vossa terra simplesmente para ir à Amazônia, mas Deus quer que vocês sejam uma bênção para o povo. Vocês não vão como colonizadores, mas onde forem, o povo será o seu povo”, afirmou dom Erwin na missa que marcou também um envio simbólico dos missionários. O bispo destacou ainda atitudes, segundo ele, fundamentais na Missão. “Vocês vão para anunciar como serviço e testemunho de amor ao povo e a Deus. A Igreja tem a missão de anunciar e comunicar o amor de Deus a todos os povos. Sejam familiares, próximos ao povo como numa família onde também vocês vão se inserir. Sejam contemplativos, não percam essa dimensão da meditação e oração na missão”, completou.

Irmã Pedrina Bernadino dos Santos natural de Itaetê (BA), da congregação das Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores, estava em Teresina de Goiás e agora vai para Boa Vista (RR). Na sua opinião, “o conteúdo do curso foi muito bom para ter uma visão ampla do que acontece na Amazônia, conhecer a vida dos povos indígenas, os costumes. Isso me ajudou a ver com outro olhar, abrir um horizonte novo. É uma conversão da minha parte, por que conhecer a realidade do outro me ajuda também a me converter. Deus nos chama para ser junto desses povos presença viva”.

Para Irmã Ivoni Grando, das Oblatas do Santíssimo Redentor, congregação que trabalha com mulheres em situação de risco, o curso foi um momento de renovação. “O meu objetivo foi fazer uma reciclagem e aprofundar, na minha vocação de Irmã Oblata, essa dimensão missionária no seguimento de Jesus Redentor. Esses dias foram significativos na renovação do meu desejo de seguir Jesus na vida cotidiana junto às mulheres pobres, em situação de prostituição e naquelas que são vítimas do tráfico humano, vendo nelas, como dizia madre Antônia, a Imagem do Redentor. O curso me ajudou aprofundar a espiritualidade missionária nessa mística redentora encarnada na mulher em situação de risco”, afirmou a religiosa.

Lucimar Ferreira Rodrigues, da congregação das Irmãs de São José de Chambery vem de uma vivência de dois anos na missão em Alto da Boa Vista, prelazia de São Felix do Araguaia (MT). Para ela, o estudo trouxe algumas descobertas. “Consegui aprender várias coisas que eu não conseguia ver na missão. Vejo que não errei muito. Alguns temas eu não conhecia e me ajudaram a fortalecer a minha fé. Sinto que não sou mais ingênua diante de algumas situações. Assustei um pouco com algumas colocações, mas depois consegui absorvê-las. Sobre a antropologia e o ecumenismo, vimos que precisamos abertura com as outras religiões e até mesmo entre nós”, comentou.

Desde a sua primeira edição em 2010, o curso acolheu 92 agentes de pastoral destinados à missão na região da Amazônia. Irmã Irene Lopez, assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB faz uma balanço positivo sobre essa iniciativa. “Desde o início nós temos percebido um crescimento no acompanhamento nas dioceses, na Comissão para a Amazônia, como também na qualidade dos cursos que são oferecidos na região, especialmente em Manaus (AM), Belém (PA) e Porto Velho (RO)”. Segundo a assessora, os que fazem esse curso, vão para a realidade do local, mais preparados. “Por isso, esses cursos são de grande valia. Acredito que não podemos parar, mas aperfeiçoar para acompanharmos melhor essa cooperação”, defendeu.

No final da missa, Irmã Dirce Gomes da Silva, assessora da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e Irmã Irene Lopes entregaram os certificados aos participantes. Dom Erwin entregou o crucifixo, símbolo do envio.

Fonte: Jaime C. Patias - POM

Pontifícias Obras divulgam programação da Sede Missionária na JMJ Rio 2013


As Pontifícias Obras Missionárias (POM) estarão presentes na JMJ Rio 2013 com uma Sede Missionária na cidade de Niterói (RJ), a partir do dia 23 de julho. A Juventude Missionária (JM), uma das atividades da Obra da Propagação da Fé, lança um convite aos jovens que estarão no Rio de Janeiro durante a JMJ, para participarem das atividades oferecidas pelas POM.

A programação inclui o Encontro Internacional da Juventude Missionária (23/07); Exposição "Maria Mãe de todos os Povos" (23 a 26/07); Exposição "Por uma Igreja toda Missionária" (23 a 26/07); Adoração Eucarística e Espiritualidade Missionária (23 a 26/07).

Segundo padre Marcelo Gualberto Monteiro, responsável pela Juventude Missionária no Brasil, o objetivo é oferecer aos jovens que desejam aprofundar seu compromisso com a Missão, atividades focadas na dimensão universal da fé. “Queremos reunir, partilhar e celebrar com os Jovens Missionários ligados às POM de outros países e também com jovens que vivenciarão este grande momento de fé e partilha cultural. Foi pensando em um espaço de comunhão com os outros jovens missionários do mundo que as POM do Brasil resolveram organizar este espaço que vem sendo preparado, com carinho e simplicidade, pelos jovens da Paróquia São Domingos na arquidiocese de Niterói (RJ) e os Jovens Missionários do Brasil”, explica padre Marcelo.

Neste ano especial para a Juventude do Brasil, as POM escolheram como tema da Campanha Missionária para o mês de outubro: “Juventude em Missão”. A juventude representa dinamismo na tarefa missionária que precisa contar com sua vitalidade e generosidade.

Programação da Sede Missionária na JMJ Rio 2013

1. Encontro Internacional da Juventude Missionária
 
Local: Museu Solar do Jambeiro - Rua Presidente Domiciano, 195 - Boa Viagem, Niterói (RJ).
Data: 23/07
Horário: 09h às 17h
Objetivo: Encontrar com os jovens missionários das mais diversas Obras Missionárias no mundo, sendo um espaço de reflexão e partilha sobre a missão universal.
Atividade: Catequese missionária e momentos de partilha de experiência dos jovens missionários pelo mundo.

2. Exposição "Maria Mãe de todos os Povos"

Local: Museu Solar do Jambeiro - Rua Presidente Domiciano, 195 - Boa Viagem, Niterói (RJ).
Data: 23/07 a 26/07
Horário: 14h às 17h
Objetivo: Valorizar a diversidade e a interculturalidade da devoção a Maria. A missão universal, carisma das obras missionárias, promove desta forma, um modelo e exemplo de missionariedade, na figura da Mãe de Jesus, presente em todos os povos. Será uma forma simples de partilhar a devoção a Nossa Senhora invocada em nossos países com vários nomes.
Atividade: Exposição de imagens de Nossa Senhora de diversos países dos cinco continentes, bem como os 20 títulos de Nossa Senhora mais populares no Brasil.

3. Exposição "Por uma Igreja toda Missionária"

Local: Museu Solar do Jambeiro - Rua Presidente Domiciano, 195 - Boa Viagem, Niterói (RJ).
Data: 23/07 a 26/07
Horário: 14h às 17h
Objetivo: Partilhar algumas realidades missionárias no mundo bem como atividades das Obras Missionárias nos cinco continentes reforçando a proposta das POM na animação da Missão universal da Igreja.
Atividade: Exposição de algumas atividades missionárias das POM pelos cinco continentes através de banners, objetos e outros meios, bem como atividades da Infância e Adolescência Missionária (IAM) pelo mundo e também atividades missionárias da Missão da arquidiocese de Niterói (RJ) em Rondônia com seu Projeto “Igrejas-Irmãs”. Teremos também apresentações culturais de alguns países.

4. Adoração Eucarística e Espiritualidade Missionária

Local: Paróquia São Domingos - Rua Alexandre Moura, 29 - São Domingos, Niterói (RJ).
Data: 23/07 a 26/07
Horário: 14h às 17h
Objetivo: Oferecer um espaço onde os jovens possam fazer suas orações pelo mundo, pelos continentes, pelos missionários e pelas atividades missionárias diante de Jesus Sacramento exposto.
Atividade: Na Igreja de São Domingos o Santíssimo Sacramento ficará exposto no período e horário acima indicado com momentos de adoração orientados jovens da Juventude Missionária do Brasil.

Mais informações: juventude@pom.org.br
Tel.: (61) 3340 4494

Fonte: POM

Canais de Transmissão da JMJ podem ser acessados para testes

A RCR disponibiliza seis canais em streamings para que as rádios possam receber o sinal da JMJ gerados diretamente da Rádio Catedral no Rio de Janeiro em Portugues e Espanhol . A Rádio Catedral FM 106,7 será o canal oficial em língua portuguesa,  além de gerar conteúdo para mais de as 900 rádios no Brasil e na América Latina NO SITE WWW.RCR.ORG.BR

A RCR disponibiliza 5 canais de  streamings para que as rádios possam receber o sinal da JMJ. Serão 4 canais em Português para garantir  distribuição. Um canal em espanhol para os países de fala espanhola e mais   em Inglês, Francês, Italiano, Polonês, Alemão. Os contúdos em Português serão  gerados  diretamente da Rádio Catedral no Rio de Janeiro, os conteúdos em Espanhol e idiomas serão gerados somente durante a jornada.

A Rádio Catedral FM 106,7 será o canal oficial em língua portuguesa e gerar  conteúdo para as rádios parceira do Brasil e na América Latina. O trabalho de ajustes esta em fase de finalização.  Cerca de 900 rádios no Brasil e na América Latina estarão coligadas  no “coração da Jornada Mundial da Juventude”.

Serão cerca de 40 jornalistas de emissoras das bases geradoras Rede Sul de Rádios, Rádio Canção Nova, Rádio Difusora de Goiânia, Rádio Milícia da Imaculada, Rádio Aparecida, Rádio Evangelizar é Preciso  e emissoras da RCR, que prestarão serviço ao ouvinte, atualizando e informando passo a passo da JMJRio2013. Os materiais poderão ser baixados  diretamente no site da RCR no PODCAST

Para acessar o Streming  acesse o site www.rcr.org.br

Fonte: EQUIPE RCR