quarta-feira, 25 de julho de 2012

Missionários de SC fazem parada em Brasília e contam experiência no interior da Bahia

Após passarem dez dias na diocese de Barra (BA) um grupo de pouco mais de 40 missionários da arquidiocese de Florianópolis (SC) fez uma parada em Brasília (DF) e visitou a sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), nesta terça-feira, 24 de julho. Eles dão continuidade ao Projeto de Igrejas-Irmãs das duas dioceses, que teve início há 30 anos e desde o ano 2000 realiza o trabalho de envio de missionários, anualmente.

"Essa foi a 10ª edição da Missão realizada na diocese de Barra. Já tivemos a oportunidade de ir com dois e até três ônibus de missionários. Desta vez fomos com 46 pessoas, entre leigos, uma religiosa e sete seminaristas", contou o coordenador do projeto, o leigo
Domingos Francisco Pereira, 65 anos. Segundo Francisco, o trabalho feito na Bahia consiste em visitar as casas levando o Anúncio do Evangelho, fazer reflexões com as famílias e celebrações todas as noites.

A diocese de Barra tem uma superfície de 43.531 km² e uma população de 224.248 habitantes, o que torna as atividades pastorais e missionárias mais difíceis. Domingos Francisco já conhece bem o problema das distâncias e apresenta números impressionantes, resultado de sua experiência conquistada ao longo dos anos trabalhando no interior da Bahia. "Há falta de padres e os poucos que têm são responsáveis por paróquias com 60 ou 70 comunidades. Algumas paróquias chegam a ser distantes 380 km uma da outra", contou.

A missionária Maria Salete, leiga, casada, mãe de três filhos e avó, relata como foi a experiência desde ano. "É uma semente que plantamos ano a ano e que nos faz crescer como pessoas e cristãos. O mais importante nesse trabalho é anunciar Jesus Cristo e nos inculturar com nossos irmãos da Bahia. O que acontece lá é uma verdadeira troca de experiências que se traduz no crescimento dos missionários".

O seminarista do período propedêutico (etapa preparatória para o estudo da filosofia) Anderson Felipe Guzzi, 26, tem uma experiência interessante que fez questão de testemunhar nas visitas e celebrações feitas nos últimos dias no interior da Bahia. Esta foi a primeira vez que saiu do estado de Santa Catarina. O amor pela missão, porém, surgiu com a convivência com a avó e a constante reza do terço. Foi através da oração e do encontro pessoal com Deus que Anderson prometeu retornar à Igreja, caso alguém lhe fizesse o convite. Ele deixou de participar da comunidade aos 19 anos, após fazer o Crisma. "Eu passei a rezar o terço diariamente graças a minha avó e isso mudou minha vida, após o convite de participar da formação das Santas Missões Populares", conta. "Na Bahia, como missionário, dei o melhor de mim. Sei que eles poderiam contar com um missionário mais preparado, mas eu fiz o que deveria fazer e estou feliz por isso", completou o jovem, que pretende ser um padre missionário.

O contato e troca de experiências na Bahia é sempre a parte mais importante da missão, segundo o leigo Márcio Antônio Reiser, 50. "A experiência sempre nos proporciona um crescimento na fé e a vontade de voltar. Fazemos trocas de experiências e aprendemos juntos. O estar na missão nos leva a melhorar o trabalho nas bases de nossas próprias comunidades porque sugerimos iniciativas a eles que servem para nós também".

Fonte:Assessoria de Imprensa das POM - www.pom.org.br

Equipe prepara Seminário Nacional Missão e Juventude

Um grupo de nove pessoas, representantes de pastorais, organismos e movimentos juvenis, se reuniu nesta terça-feira, 24, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília, com o objetivo de organizar o terceiro e último seminário para a juventude, em preparação à Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

Já foram realizados dois: o primeiro, em maio deste ano, em Brasília, discutiu Comunicação e Juventude, a partir do tema “Jovens católicos: comunicação que transforma vidas”; reuniu cerca de 200 jovens. Já o segundo aconteceu nos dias 13 a 15 deste mês e abordou o tema “Juventude e Bioética - Os desafios da Bioética e o protagonismo do jovem católico”, ambos promovidos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Desta vez, as Comissões Episcopais para a Juventude e Animação Missionária da CNBB, em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias, preparam o último: Missão e Juventude, que pretende ser um momento de preparação para a Semana Missionária que antecede a JMJ Rio 2013 e deve reunir cerca de 300 jovens de todo o país, em Brasília, nos dias 28 a 30 de setembro. “A ideia é já começar o processo da Pré-Jornada e inspirar a Semana Missionária que acontece antes da propriamente JMJ, com o objetivo de dar luz ao evento e criar mais expectativas”, afirmou o jovem Marciel Cover, da Pastoral da Juventude Rural (PJR).

Segundo o jovem Bruno Dantas, do movimento Segue-me de Natal (RN) a reunião teve o objetivo de “criar expectativas positivas para o Seminário Missão e Juventude que pretende ressaltar a missão do jovem como anunciador da Boa Nova e agente de transformação social”.
“É importante trabalhar a missão porque a própria Igreja, através de sua ação e seus documentos, clama por Missão. Percebe-se a necessidade das visitas de porta em porta, dos jovens evangelizarem outros jovens; por isso, o Seminário vem dar uma resposta a essa necessidade. É preciso buscar aqueles que estão distantes das matrizes e levá-los para o seio da comunidade”, disse a jovem missionária Ulaine da Silva Queiroz, de Figueirópolis (TO).

O irmão João Petroski, de Nova Londrina (PR), afirmou que o seminário Missão e Juventude vem ao encontro de uma série de necessidades da juventude: “Familiares, sociais, que temos que enfrentar juntamente com uma formação espiritual sólida que nos leve a nos abrir às pessoas e a Deus e não nos fechar às nossas realidades”, sublinhou.

Para o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio, a reunião de hoje definiu toda a metodologia do Seminário a ser realizado em Brasília. “Foi revista toda a parte metodológica, o conteúdo, palestrantes para assim chegarmos ao fechamento da proposta do seminário. O tema missão foi escolhido porque achamos que temos o dever de despertar nos jovens o sentido missionário que foi configurado com o batismo, onde fomos chamados a serem discípulos-missionários. Nós queremos que os jovens sejam protagonistas de sua própria missão e que eles a façam com a ajuda da Igreja”.

Devem participar do Seminário Missão e Juventude 300 jovens que trabalham diretamente com a dimensão missionária nas dioceses de todo o Brasil. O evento terá lugar no colégio Maria Auxiliadora, na Asa Sul, em Brasília.

Fonte: Fúlvio Costa - POM

terça-feira, 24 de julho de 2012

A "Jihad do amor" para converter jovens cristãs e hinduístas ao Islamismo e ao terrorismo

As comunidades cristãs da Índia estão em alerta com o difundir-se de um “desenho diabólico”, definido "Jihad do amor": segundo um projeto bem organizado e financiado inclusive do exterior, jovens muçulmanos radicais, sobretudo em Indi ocidental, seduzem e enganam jovens inocentes, hinduístas e cristãs, para depois se casar com elas e utilizá-las em planos criminosos e atividades terroristas no país. O fenômeno, segundo a Igreja indiana, envolveu nos últimos anos mais de 2.800 jovens e chamou à atenção as autoridades civis e religiosas.

O último caso, como recorda a Fides o "Global Council of Indian Christians", diz respeito a uma mulher de Kochi, em Kerala, Deepa Cheriyan, 31 anos, que se casou com um homem muçulmano e depois acabou sendo cúmplice de atividades terroristas. A jovem foi presa pela polícia indiana pelo fornecimento de chips telefônicos (SIM) ao militante Thadiyantavide Nazir, do grupo terrorista "Laskar-e-Taiba".

A prática da "Jihad do amor", que veio à tona pela mídia, suscitou a preocupação da Igreja Católica: a Comissão para a Harmonia Social da Conferência Episcopal de Kerala refere num comunicado que 2.868 mulheres foram vítimas da "jihad do amor" somente em Kerala, entre 2006 e 2009. A Igreja pediu às famílias que monitorem celulares e computadores de adolescentes e jovens, de modo que possa combater este fenômeno. Os cristãos lançam um apelo "à parte mais saudável da nossa sociedade na Índia, independentemente das próprias tradições religiosas, inclusive os nossos amigos muçulmanos, para que se combata em conjunto esses forças perversas, que ameaçam a paz e a harmonia entre os diversos grupos religiosos na Índia". O Primeiro-Ministro de Kerala, o cristão Oomen Chandy, convidou toda a população a não generalizar, recordando a legitimidade dos inúmeros matrimônios inter-religiosos celebrados com o consenso, e advertindo para o risco de instrumentalizar esses casos criminosos para atingir toda a comunidade muçulmana.

Fonte: Agência Fides
Local: Nova Délhi - Índia

sexta-feira, 20 de julho de 2012

São Paulo acolhe encontro dos secretários regionais da CNBB

O regional Sul 1 da CNBB sedia na próxima semana, de 23 a 27 de julho, o encontro dos secretários regionais da CNBB.  Entre os presentes, estarão dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral da CNBB e o presidente do Regional Sul 1, cardeal Arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer. O encontro pretende reunir os secretários dos 17 Regionais.

Segundo o secretário executivo do Regional Sul 1 da CNBB, padre Nelson Rosselli Filho “os encontros nacionais dos secretários regionais acontecem anualmente, geralmente no mês de julho, em diversos regionais da CNBB. O último encontro aconteceu no Regional Sul 3, formado pelas dioceses do Rio Grande do Sul , em julho de 2011,. Naquela ocaisão, os secretários escolheram como sede do encontro, a cidade de São Paulo, em 2012”, explica padre Nelson.

Os encontros têm como principal objetivo de proporcionar momentos de estudo, espiritualidade e reflexão, além de momentos de convivência e lazer entre os secretários regionais.

Segundo a programação do encontro, os participantes chegam à São Paulo na segunda-feira, 23 de julho, e ficarão hospedados no mosteiro São Bento.  Na terça-feira, dia 24, às 9h, haverá uma Reunião na sede do episcopado paulista, com a presença do secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner. À tarde está previsto um encontro com o presidente do  regional paulista, o cardeal dom Odilo com os secretários e padres subsecretários das sub-regiões pastorais do regional.

Durante os demais dias do encontro os participantes passearão por Campos do Jordão, sendo que na quinta-feira, visitarão a Paróquia Imaculada Conceição da cidade de Mauá e em seguida conhecerão um pouco da história da cidade de São Paulo, percorrendo os principais pontos históricos do centro, como o Páteo do Colégio, Catedral da Sé, Museu de Arte Sacra e Mosteiro da Luz.

Na sexta-feira, 27 de julho, os secretários regionais participarão pela manhã da celebração eucarística de encerramento.

Fonte: CNBB

Profissionalismo e testemunho da fé: temas da abertura do encontro da Pascom

Apesar do clima frio da cidade de Aparecida (SP), o calor dos participantes aqueceu a abertura do 3º Encontro da Pastoral da Comunicação (Pascom), promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Desta quinta, 19 de julho, até o próximo domingo, mais de 600 agentes da Pascom de todo o país participam deste encontro no Santuário Nacional para o aprendizado e a troca de experiência.

A solenidade de abertura contou com a presença de dom Dimas Lara Barbosa, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação; dom José Moreira de Melo, bispo de Itapeva (SP) e referencial para a comunicação no Regional Sul 1; os dois assessores da Comissão, Ir. Élide Fogolari e Padre Clóvis Andrade; e os missionários redentoristas padres César Moreira e Evaldo César, representando o Santuário Nacional e a Rede Aparecida de Comunicação, respectivamente.

Em seu discurso, dom José Moreira destacou a sua experiência como estudante da temática da comunicação, e convidou os participantes a estar disponíveis para a troca de experiências. “Vamos somar, esta é a palavra do momento e vai ajudar o nosso trabalho”. Já dom Dimas recordou a importância de que cada comunicador cristão recorde a sua missão batismal, que é levar a Boa Nova de Cristo.

“Nós devemos crescer enquanto comunicadores cristãos” – destacou dom Dimas. “Devemos estar a serviço da Boa Nova e quebrar as barreiras, como a dificuldade de transmitir a fé às novas gerações, de modo que a nova linguagem seja fecundante do amor do Evangelho”. Também durante a solenidade, ocorreu o lançamento da logomarca oficial da Pascom Brasil.

Conferência

Para a abertura do evento, foi convidado o jornalista e consultor Carlos Alberto di Franco. O conferencista adiantou que sua intenção no evento era colocar temas para ajudar na reflexão. Recordou que Friedrich Nietzsche disse, há mais de um século, que Deus estava morto. “Hoje, um século depois destas palavras, constatamos este grande acontecimento já chegou aos ouvidos de boa parte dos nossos contemporâneos, para quem Deus não é mais que uma abstração. É o analfabetismo religioso. E este é um preâmbulo realista dos fatos”, relatou di Franco no início de seu colóquio.

Diante desta realidade, ele afirma que o programa de ação não é novo: a resposta está na experiência do encontro com Jesus Cristo. “Um programa que não muda, embora se leve em conta a conjuntura histórica para o diálogo”, explicou di Franco, recordando posturas e discursos dos papas João Paulo II e Bento XVI no diálogo com a sociedade contemporânea. Para ele, está aí o cerne da comunicação institucional da Igreja.

“As organizações consolidadas são as que conseguem transmitir a sua mensagem sem ambiguidade. A boa estratégia de comunicação institucional depende disso: identidade, missão, uma doutrina clara e reputação, que resulta em autoridade, que podemos chamar também de prestígio”, enfatizou o conferencista. Ele exemplificou mais uma vez, recorrendo às ações do papa Bento XVI. “Milhares de jovens rebeldes e contestadores deixam as discotecas para ouvir a voz de um idoso, supostamente reacionário. Isso significa que eles querem reavivar a sua fé. A empatia entre o papa e a juventude surpreende o noticiário. É um sucesso mercadológico”.

Na avaliação de di Franco, a magia da santidade é o segredo da força do marketing do papa. Essa atitude deve ser a resposta da Igreja para a demanda reprimida que a sociedade tem por religiosidade. “A Jornada Mundial da Juventude pode mudar a cara da Igreja no Brasil, depende de cada um de nós aqui hoje, para que a proposta cristã entre na agenda pública. E isso exige profissionalismo, e não amadorismo. Não duvidemos, a comunicação institucional da Igreja passa pelo reforço de sua identidade, pela paixão da missão e clareza de sua doutrina. É necessário investir em recursos humanos e no profissionalismo. É aí que está a diferença: não é o suporte tecnológico, mas é a competência de seus quadros. Não podemos sucumbir ao amadorismo”.

Fonte: CNBB

Abertas as inscrições para Curso de Extensão em Missiologia e Animação Pastoral

O Centro Cultural Missionário - CCM, em parceria com o COMIRE Regional Sul 1 da CNBB e o Instituto Superior de Filosofia Berthier - IFIBE promovem, em São Paulo, no segundo semestre, um Curso de Extensão em Missiologia e Animação Pastoral.

Descrição: Imagem removida pelo remetente.

Segundo os organizadores, o objetivo é oferecer formação específica no campo da Missão aos leigos e às leigas, aos religiosos e às religiosas, diáconos e presbíteros engajados (ou que gostariam de se engajar) na animação missionária, particularmente os coordenadores e os membros dos Conselhos Missionários Diocesanos - COMIDIs. O Curso destina-se também aos assessores da Infância e Adolescência Missionária - IAM e Juventude Missionária - JM.

O tema da Missão será tratado sob três perspectivas: fundamental, contextual e prática. Ao todo serão nove tipos de abordagens. Os que completarem o Curso receberão certificado de extensão universitária. O Curso completo consta de três módulos, sendo que cada um será realizado em três Sessões, uma para cada tema do módulo, em datas distintas.

A 1ª Sessão se realiza entre os dias 6 e 9 de setembro e abordará os Fundamentos Bíblicos da Missão; a 2ª entre os dias 11 e 14 de outubro; e a 3ª Sessão entre os dias 15 e 18 de novembro. Os módulos seguintes acontecem em 2013 e 2014.

Sobre o Curso, assim afirmou o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo: "manifesto meu apreço pela iniciativa, que vai ajudar a preparar missionários para a Igreja. Uma boa formação é necessária para ter boa fundamentação para a ação missionária. Faço votos que este Curso produza muitos frutos, para que a Igreja em nosso Regional possa ser generosamente missionária!"

O Curso terá lugar no Centro de Formação Missionária, localizado na sede da Obra dos Cenáculos Missionários, à Rua Barão de Itaúna, 237 - Lapa - São Paulo - SP.
O custo é de R$ 220,00 por Sessão, com hospedagem e alimentação inclusas.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site: www.formacaomissionaria.org.br

Mais informações: (11) 3831.6186

Fonte: COMIRE Sul 1

O Card. Filoni aos formadores: os seminaristas devem ser ajudados a se conscientizarem de que a Igreja é missionária, e se tornar sacerdote significa ser enviado em missão

"A unidade dos educadores e a colaboração sincera entre eles tornam possível a adequada realização do projeto educacional e do programa de formação e, em particular, oferecem aos candidatos ao sacerdócio um exemplo significativo e concreto da comunhão eclesial, que constitui um valor fundamental da vida cristã e do ministério pastoral." Foi a recomendação feita pelo prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Fernando Filoni, aos formadores do Seminário São Marcos e do propedêutico encontrados na manhã desta quinta-feira em Bangui, no início de sua visita pastoral à República Centro-Africana, aonde chegou na quarta-feira. O Prefeito do Dicastério Missionário ressaltou que a formação espiritual dos seminaristas deve ser orientada de modo que "adquiram um profundo espírito missionário, virtudes humanas e o sentido eclesial. Os seminaristas devem ser ajudados a tomar consciência de que a Igreja é missionária por sua natureza. E tornar-se sacerdote significa ser enviado em missão, que consiste principalmente em testemunhar a sua fé e a sua caridade" Entre os valores humanos que os seminaristas devem cultivar, o cardeal citou o sentido da honestidade, da responsabilidade e da palavra dada, o amor pela verdade e a justiça. A dimensão eclesial compreende um grande amor pela Igreja de Cristo, um humilde e filial apego à pessoa do Santo Padre, a adesão filial ao próprio bispo e as relações de amizade e de solidariedade com os outros. "Para que alcancem uma vida espiritual sólida e satisfatória, os seminaristas necessariamente precisam de meios de tipo ascético, sacramental e litúrgico", prosseguiu o Cardeal Filoni, indicando a celebração eucarística – "que deve ser o centro da vida do seminário", a Liturgia das Horas, a devoção filial à Virgem Maria expressa, em particular, com a oração do Terço, o sacramento da Penitência, e os retiros. Particularmente, o prefeito de Propaganda Fide convidou os formadores a fazerem de modo que os seminaristas adquiram "uma maturidade afetiva", ideias claras e uma convicção íntima sobre a inseparabilidade entre celibato, castidade e graça do sacerdócio. "Ensinai-lhes que o sacerdócio requer uma doação total de si: corpo, coração, vontade e toda capacidade de amar a Deus." A observância das obrigações sacerdotais comporta indubitavelmente grande espírito de sacrifício, por isso o purpurado convidou os formadores a não omitirem as dificuldades aos seminaristas, de modo que eles sejam capazes de assumir esses compromissos "com plena consciência e grande responsabilidade". Outro aspecto importante da vida dos seminaristas é constituído pelo estudo, vez que "os futuros sacerdotes precisam de uma boa formação doutrinal que compreende, de um lado, a cultura geral de base, e, de outro, as ciências sagradas", recordou o prefeito do dicastério missionário. Diante de todas essas exigências, reveste particular importância o discernimento que os formadores são chamados a fazer, a fim de que os candidatos ao sacerdócio sejam "dignos e idôneos, verdadeiros discípulos de Cristo e autênticos servidores da Igreja". Por fim, o Cardeal Filoni evidenciou: "É necessário para o formador não somente saber transmitir a doutrina, mas também e, sobretudo, saber dar o exemplo de vida, para ser modelos e exemplos para os jovens".

Fonte: Agência Fides
Local: Rádio Vaticano

Voluntários da Caritas recebem o mandato missionário "para levar Cristo às pessoas"

"Fazer crescer o Amor e a Vida" foi a mensagem que os dois grupos de voluntários da Caritas em Taiwan, que partiram em 4 e 5 de julho, querem levar às pessoas, especialmente aos jovens, da área mais remota de Taiwan. Segundo o Catholic Weekly da Arquidiocese de Taipei, durante 25 dias de missão, os dois grupos de voluntários constituídos respectivamente por 33 e 12 membros, vivem, rezam e trabalham juntos com os jovens locais, muitos dos quais são nativos, trocando suas experiências de vida e levando a mensagem do Amor de Cristo. Durante o solene mandato missionário que lhes foi conferido em 3 de julho, Pe. Oliver, CICM, exortou os presentes a "levarem a pequena chama do Grande Amor de Deus para as pessoas", e também disse: "esta troca de dar e receber, ajude todos a abrirem seus corações, a ouvir melhor o chamado do Senhor, a experimentar mais as graças que o Senhor nos concedeu".

Fonte: Agência Fides
Local: Tai Nan - Taiwan

JM de Tocantins colabora com o 3º Congresso Missionário Nacional

A Juventude Missionária (JM) de Tocantins esteve presente no 3º Congresso Missionário Nacional, realizado na cidade de Palmas, ajudando na equipe de apoio, colocando-se a serviço dos mais de 600 missionários vindos de todo o País. A coordenadora estadual da JM, Ulaine da Silva Queiroz, agradeceu o envolvimento de todos os jovens neste momento tão importante para a caminhada missionária da Igreja no Brasil.

"Foi um momento muito lindo em que nossa Igreja esteve reunida para falar das dificuldades de se evangelizar em  um mundo secularizado, com grandes diversidades de culturas e credos. Agradeço a disponibilidade dos jovens da Juventude Missionária que, ao solicitá-los para fazer parte da equipe de trabalho, prontamente se colocaram a disposição, mesmo sabendo das dificuldades que eles enfrentariam para estarem lá, mas eles sabem e tem consciência de que 'jovens missionários, são sempre solidários'!" - destacou a coordenadora.

Fonte: Juventude Missionária

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Delegação de São Paulo viaja para participar do Congresso Missionário Nacional

A Delegação do Conselho Missionário Regional Sul 1 da CNBB, composta por 71 integrantes entre bispo, assessores e lideranças da animação e ação missionária, já está de malas prontas para participar do 3º Congresso Missionário Nacional - CMN, que se realiza entre os dias 12 e 15 de julho, em Palmas, TO, e tem como tema "Discipulado missionário: do Brasil para um mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II".

A delegação paulista conta com a presença do presidente do Comire, Dom Vicente Costa e da coordenadora estadual, Maria de Fátima da Silva. Em entrevista ao Regional Sul 1, Dom Vicente Costa falou sobre suas expectativas em relação ao Congresso. "Espero que o 3º CMN traga uma renovação no ardor missionário da Igreja do Brasil, particularmente para as Igrejas particulares que compõem o Regional Sul 1. Cada vez precisamos viver o mandato do Senhor Jesus e evangelizar de forma nova e autêntica", afirmou o bispo.

Dom Vicente falou ainda sobre o 32º Encontro Missionário Estadual que vai acontecer de 24 a 26 de agosto, na Diocese de Jundiaí, SP: "procuraremos repassar a experiência do 3º CMN para mais agentes da animação e ação missionária a nível regional!".

Dom Vicente também comentou sobre a visita que fez recentemente à Amazônia: "estou voltando da visita missionária aos nossos missionários e missionárias do Regional Sul 1 que trabalham na Amazônia (Tefé e Boa Vista) e desejo que o 3º CMN reforce o Projeto Missionário Norte 1 - Sul 1", concluiu.

A maioria das pessoas que compõem a delegação paulista viaja nesta quarta-feira, dia 11. Os alojamentos da delegação de São Paulo serão nas paróquias Nossa Senhora Aparecida (Taquaralto) e Nossa Senhora das Mercês (Bela Vista).

O Congresso Missionário Nacional é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Arquidiocese de Palmas, e pretende reunir cerca de 600 pessoas de todo o Brasil. Seu objetivo geral é assumir a dimensão universal da Missão, neste mundo secularizado e pluricultural, guiados pelo Espírito, a serviço do Reino, à luz do Concílio Vaticano II e da caminhada da Igreja na América.

Mais informações: www.pom.org.br/congresso

Fonte: Comunicação COMIRE Sul 1 - Renato Papis

Encontro de oração pela paz na África

"Não nominarás em vão..." é o título do Encontro de Oração pela Paz na África a ser realizada quinta-feira, 12 de julho às 20, na Piazza Santa Cecilia em Roma.

A escala dos massacres de fiéis continua a ensanguentar o amado continente africano. Após a série de ataques contra as comunidades cristãs na Nigéria, vimos a horrível carnificina do último domingo 1 de julho, no Quênia, que matou 17 pessoas, além do grande número de vítimas.

No mesmo dia, 1 de julho, outros extremistas da mesma matriz profanaram uma das mais antigas mesquitas de Timbuktu, no Mali, destruindo a chamada "Porta Santa".

Não podemos virar as costas enquanto esse tipo de violência acontece, ainda mais grave porque perpetra abusivamente por motivos religiosos.

Ao renovar o apelo à vigilância e compromisso de cada um para conter e prevenir crimes tão cruéis,convidamos você a participar de um momento de silêncio em memória das vítimas, durante o qual nos unimos espiritualmente em oração com representantes de várias tradições religiosas para invocar a paz e a luz necessária para guiar nossas ações e buscar justiça.

A escolha da Piazza Santa Cecília, em Trastevere, tem como objetivo destacar o elo importante com uma pessoa, Santa Cecília, martirizada por sua fé, e que em seu leito de morte pediu que este lugar, casa de sua família, fosse dedicado para sempre à oração.

Fonte: Zenit

A cobertura jornalística do 3º Congresso Missionário



Equipe de comunicação atua em Palmas, sintonizada com os meios a serviço da Missão.

Uso do conhecimento sobre tecnologia em favor da missão. Eis a prática vivenciada para a cobertura jornalística do 3º Congresso Missionário Nacional - 3º CMN que acontece entre os dias 12 e 15 de julho de 2012, em Palmas, TO. É a disponibilidade de links e páginas virtuais com som, imagem e textos para que leitores e gestores multipliquem as trocas informativas e o aprendizado acerca dos temas tratados. O 3º CMN, assim como aconteceu na 2ª edição em 2008 em Aparecida, conta com profissionais de comunicação dispostos a acompanhar toda a pressa midiática da atualidade, de modo que as atividades do encontro em Palmas sejam relatadas com objetividade para públicos diversos, do anônimo à liderança formadora de opinião. Originários de diversos lugares e tipos de meios de comunicação - do virtual, impresso, rádio e televisão - formam um pequeno, mas seleto grupo: a imprensa missionária.


Esta denominação veio de forma espontânea, tratada a partir de 2008 pela coesão e afinidade de objetivos dos jornalistas e outros comunicadores da imprensa católica, credenciados para a cobertura do 2ª CMN. A obtenção de resultados concretos como grupo fez destacar trabalhos específicos de cobertura de grandes eventos, como o relato online dos eventos no instante em que se realizavam, o desempenho no gerenciamento das fontes, a organização de coletivas e o atendimento à imprensa laica, do veículo de pequena produção ao de grande circulação. Para julho, tal como em Aparecida, os comunicadores da imprensa missionária organizam-se para escutar e relatar a manifestação e a mensagem provenientes dos cerca de 600 discípulos missionários, nomeados para representarem a Igreja atuante no Brasil durante o Congresso.

Parte de...
Inseridos na exigência do imediatismo tão criticado por muitos, os componentes da equipe são pessoas que acompanham a vida da Igreja como profissionais e também por suas escolhas de fé. São parte da dinâmica em torno do evento: a dimensão missionária, na qual disponibilizam o coração e o domínio técnico da profissão que um dia abraçaram por opção.

No gerenciamento dos acontecimentos e das muitas fontes jornalísticas, o tempo da pressa midiática das novas tecnologias exige uma mensagem densa e curta, a qual possibilite a compreensão do todo em uma leitura rápida. Se a produção é curta, mas bem elaborada, ainda assim, consegue ser reproduzida como fonte para diferentes modalidades de meios, entre sites, blogs, impressos, boletins eletrônicos, redes internas e externas, emails, sistemas online de relacionamentos, formatos e sistemas de comunicação.

E como o profissional consegue passar do momento da correria para o da concentração para escrever uma boa narrativa? Há quem diga ser segredo de profissão, outros respondem ser fruto da experiência adquirida, do gostar do que se faz, de estar no lugar certo, com a pessoa certa, no momento exato. Mas, entre tudo isso, conta-se muito com o que se define previamente como grupo, em coesão a objetivos relacionados à metodologia adotada pelo próprio Congresso.

O grupo vai ciente de uma missão: fazer com que o maior número de pessoas acompanhe o desenrolar do evento. Quando chegarem os dias do Congresso, a cobertura jornalística será assegurada, com acompanhamento e transmissão de toda a movimentação relativa à metodologia utilizada, ou seja, o Dia do Caminho (At 8, 26-28), Dia do Encontro (At, 8 29-31), Dia da Partilha (At 8, 32-35) e Dia do Compromisso (At 8, 36-38). Preparações como essas em muito contribuem para que o fluxo das informações circule entre as comunidades, ainda que a mensagem percorra múltiplos caminhos até realizar a verdadeira comunicação a serviço da missão.


Fonte: Revista Missões - Cecília de Paiva, jornalista, COMIRE Oeste 1 - * Cecília de Paiva, jornalista, mestre em Comunicação, imprensa missionária COMIRE Oeste 1. Integra a Equipe de Assessoria de Comunicação do 3º CMN. Artigo publicado na revista Missões, N. 06 - jul/ago 2012.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Cartaz da CF 2013 é apresentado na Expocatólica

Foi apresentado na noite de sexta-feira, 6 de julho, na ExpoCatólica, em São Paulo, o Cartaz da Campanha da Fraternidade 2013, que tem como tema “Fraternidade e Juventude”, e lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). Realizada no auditório Cantareira, do Expo Center Norte, a cerimônia contou com a presença de bispos, autoridades civis, sacerdotes, religiosos, jornalistas e empresários.

Para o arcebispo de São Paulo, Cardeal dom Odilo Pedro Scherer, o cartaz faz um apelo ao jovem para um maior envolvimento na CF 2013 e na preparação da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. "O cartaz coloca em evidência a jovialidade e a alegria. Existem muitos problemas no mundo, mas os jovens olham para frente. E eles têm o direito de olhar com esperança para o futuro. Eu acredito que a Campanha da Fraternidade será uma grande contribuição para que os jovens recebam uma resposta aos seus sonhos" disse o Cardeal.

Segundo o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro da Silva, o tema da CF 2013 reforça a opção da Igreja pela juventude."Tendo como referência a cruz de Jesus Cristo, o cartaz traz, em primeiro plano, uma jovem que demonstra alegria em resp0nder ao chamado que Deus lhe faz. A Igreja acredita nessa disponibilidade da juventude, nessa resposta do jovem que encontra na sua comunidade a abertura, a provocação e a oportunidade para um serviço à Igreja e à sociedade", disse Dom Eduardo.

O diretor geral das Edições CNBB, Padre Valdeir Goulart disse que o lançamento oficial será realizado em agosto, em Brasília, junto com o texto base e os subsídios. "Como o cartaz já estava pronto, porque os bispos o escolheram no mês passado, decidimos apresentar na ExpoCatólica, especialmente aos meios de comunicação e aos empresários", disse o sacerdote.

A Feira se encerrou neste domingo, dia 8. Vários estandes apresentarão suas empresas e produtos no segmento religioso, no ExpoCenter Norte.

A JMJ Rio2013 também está presente no evento, com as novidades para 27ª Jornada Mundial da Juventude. Durante o evento, foram apresentados detalhes da feira em 2013 - que será no Rio de Janeiro, dias antes da JMJ - palco da realização do “Bote Fé Brasil”, evento oficial na JMJ Rio 2013. O “Bote Fé” é realizado pela CNBB todos os meses nas dioceses por onde passam os Símbolos da JMJ, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora.

Em 2013, os dois eventos juntos, a ExpoCatólica Rio e Bote Fé Brasil ocuparão 200 mil m² do Centro de Exposições Riocentro, tendo início dentro da programação oficial da Semana Missionária e se estendendo para os dias da Jornada.

Fonte: CNBB

Santa Sé toma oficialmente posição sobre ordenações episcopais na China

Numa Nota oficial hoje publicada, a Santa Sé condena a ordenação episcopal ilegítima, no passado dia 6, em Harbin, na China, do reverendo José Yue Fusheng. Ordenado sem mandato pontifício, incorreu automaticamente na excomunhão, como previsto pelo Código de Direito Canónico. Por outro lado, a Santa Sé exprime apreço em relação a todos os chineses que rezarem para que o reverendo Fusheng agisse diversamente e confia no efetivo desejo de diálogo declarado pelas autoridades governamentais chinesas.

“A Santa Sé – lê-se na Nota – não reconhece o reverendo Yue Fusheng como bispo da administração apostólica de Harbin. Ele não detém autoridade para governar os sacerdotes e a comunidade católica” local. Por maioria de razão pelo facto de que o reverendo “tinha sido informado a seu tempo que não podia ser aprovado pela Santa Sé como candidato episcopal e repetidamente lhe tinha sido pedido que não aceitasse a ordenação episcopal sem mandato pontifício”: A Nota oficial recorda também que “os bispos que tomaram parte na ordenação episcopal ilegítima, expondo-se às sanções previstas pela lei da Igreja, devem informar a Santa Sé sobre a respetiva participação na cerimónia religiosas”.
Exprime-se, pelo contrário, apreço em relação àqueles “sacerdotes, pessoas consagradas e leigos que rezaram e jejuaram invocando o arrependimento do reverendo Fusheng , a santidade dos sacerdotes e a unidade da Igreja na China”,
Daqui o convite a “todos os católicos da China – pastores, sacerdotes, pessoas consagradas e leigos,”, a fim de que “defendam e salvaguardem o que pertence à doutrina e à tradição da Igreja”, pois “mesmo nas presentes dificuldades eles encaram confiadamente o futuro, confortados pela certeza de que a Igreja está assente na rocha de Pedro e dos seus sucessores”.

Finalmente, a Nota da Santa Sé indica como “motivo de apreço e de encorajamento” a ordenação do ver. Tadeu Ma Daqin a bispo auxiliar da diocese de Xangai, ocorrida no sábado, dia 7. Contudo, considera-se “inoportuna” “ a presença de um bispo que não está em comunhão com o Santo Padre”, facto visto como demonstrando “falta de sensibilidade em relação a uma ordenação episcopal legítima”.

A Nota hoje divulgada segue-se a uma outra, de 4 de Julho passado, da responsabilidade da Congregação para a Evangelização dos Povos, em que já se condenava a ordenação do revê. Yue Fusheng, que tinha sido “programada de forma unilateral”, estando assim destinada a produzir “divisões, lacerações e tensões na comunidade católica da China”.

Fonte: Rádio Vaticano

Santa Paulina: uma Santa para o nosso tempo

Imigrante italiana radicada no Brasil desde os nove anos de idade, Santa Paulina adotou o Brasil como sua pátria e os brasileiros como irmãos...

Nascida no dia 16 de dezembro de 1865, em Vígolo Vattaro, Trento, norte da Itália recebeu o nome de Amábile Lúcia Visintainer. Foi a segunda filha de Antônio Napoleone Visintainer e Anna Pianezzer.

Imigrou para o Brasil, com 9 anos de idade, juntamente com seus pais, seus irmãos e outras famílias da região Trentina, no ano de 1875, estabelecendo-se na localidade de Vígolo - Nova Trento - Santa Catarina - Brasil. Em 1887 faleceu sua mãe e Amábile cuidou da família até o pai contrair novo casamento. Desde pequena ajudava na Paróquia de Nova Trento, especificamente na Capela de Vígolo, como paroquiana engajada na vida pastoral e social. Com um grupo de jovens ajudou na compra da imagem de Nossa Senhora de Lourdes, que é conservada na gruta do Santuário.

Aos 12 de julho de 1890 com sua amiga, Virginia Rosa Nicolodi, deu início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, cuidando de Lúcia Angela Viviani, portadora de câncer, em fase terminal, num casebre doado por Beniamino Gallotti. Após a morte da enferma, em 1891, juntou-se a ela a segunda irmã Teresa Anna Maule.

Em 1894 o trio fundacional da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, transferiu-se para a cidade de Nova Trento. Receberam em doação o terreno e a casa de madeira dos generosos benfeitores: João Valle e Francisco Sgrott.

Em 1903, Santa Paulina foi eleita, pelas Irmãs, Superiora Geral, por toda a vida. Nesse mesmo ano, deixou Nova Trento para cuidar dos ex-escravos idosos e crianças órfãs, no Ipiranga, em São Paulo - SP. Recebeu apoio do Pe. Luiz Maria Rossi e ajuda de Benfeitores em especial do conde Dr. José Vicente de Azevedo.

Em 1909 a Congregação cresce nos Estados de Santa Catarina e São Paulo. As Irmãs assumem a missão evangelizadora na educação, na catequese, no cuidado às pessoas idosas, doentes e crianças órfãs. Nesse mesmo ano, Santa Paulina é deposta do cargo de Superiora Geral pela autoridade eclesiástica e enviada para Bragança Paulista a fim de cuidar de asilados onde testemunha humildade heróica e amor ao Reino de Deus.

Em 1918, Santa Paulina é chamada à viver na Casa Geral onde testemunha uma vida de santidade e ajuda na elaboração da História da Congregação e no resgate do Carisma fundante. Acompanha e abençoa as Irmãs que partem em missão para novas fundações. Alegra-se com as que são enviadas aos povos indígenas em Mato Grosso, em 1934. Rejubila-se com o Decreto de Louvor dado pelo Papa Pio XI em 1933 à Congregação.

Santa Paulina morre aos 77 anos, na Casa Geral em São Paulo, dia 9 de julho de 1942, com fama de santidade; pois viveu em grau heróico as virtudes de FÉ, ESPERANÇA e CARIDADE e demais virtudes.

Processo de Canonização

O processo, iniciado em 03 de setembro de 1965, celebrou um momento forte com a Beatificação de Santa Paulina, proclamada pelo Papa João Paulo II, no dia 18 de Outubro de 1991, em Florianópolis-SC - Brasil. A culminância desse processo, dá-se com a Canonização, no dia 19 de maio de 2002, em Roma. Canonização é uma sentença definitiva e oficial da santidade de Madre Paulina, heroína da vida cristã e se pode fazer culto público, em toda a Igreja. Está incluída na lista (cânone ) das Santas e Santos da Igreja Católica.


Fonte:  Santuário Santa Paulina

sexta-feira, 6 de julho de 2012

O Céu recebe mais uma protetora da Infância e Adolescência Missionária

Na manhã desta quarta-feira, 04, faleceu, em Londrina/PR, a Irmã Anna Chiletti, Missionária Xaveriana. Fez parte da primeira leva das Missionárias Xaverianas que vieram para o Brasil, em 1957. Por vários anos trabalhou com a Infância e Adolescência Missionária (IAM) na Região Episcopal Brasilândia, da Arquidiocese de São Paulo/SP e atualmente colaborava com a Obra no Estado do Paraná. Foi internada na manhã desta terça-feira no Hospital Evangélico de Londrina, com suspreita de dengue, contudo, os médicos constataram Leucemia.

Fonte: Garotada Missionária - http://garotadamissionaria.blogspot.com.br/

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Tudo pronto para o 2º ERIM do Regional Sul1

No domingo, 01, a equipe da Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Regional Sul1 da CNBB, se reuniu em sua sede, localizada na Obra dos Cenáculos Missionários (OCM), no bairro da Lapa, em São Paulo-SP, para definir os últimos detalhes do 2º Encontro Regional da Infância Missionária (ERIM), que será realizado nos dias 20 a 22 de julho, na cidade de Araras.

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano, o tema será "Missão e Ecologia" e lema "Infância e Adolescência Missionária: mãos unidas ajudando a difundir a saúde sobre a Terra". Segundo Nádia Maria da Silva Fusinato, coordenadora Regional da IAM, a metodologia do encontro ajudará os participantes a refletirem a realidade da saúde no Brasil e em todo o mundo. "Além do tema geral que será trabalhado pelo padre André, teremos cinco oficinas que ajudarão as crianças e adolescentes a refletirem diversos temas que estão diretamente ligados à saúde, como o bullying, aborto, bulimia, anorexia, saneamento básico e alimentação saudável. Os momentos de brincadeira não ficarão de fora, mas sempre orientarão os participantes para a prática de exercícios físicos e a redescoberta de jogos e dinâmicas que, para muitas crianças, principalmente das grandes cidades, nem são conhecidas." - afirmou a coordenadora.

Padre André Luiz de Negreiros, Secretário Nacional da Obra, virá de Brasília especialmente para participar do encontro, que espera reunir cerca de 200 crianças e adolescentes de todo o Estado.

A Diocese de Limeira, anfitriã do encontro, está se preparando desde o ano passado para acolher os participantes. Elisangela Rodrigues da Silva, coordenadora diocesana da IAM em Limeira, explicou que a Infância Missionária vem buscando diversas parcerias para que o encontro seja realizado com sucesso. "Toda a diocese está se mobilizando para a realização do 2º ERIM. A equipe diocesana da Infância e Adolescência Missionária, juntamente com o COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), a Pastoral da Criança e diversas paróquias estão trabalhando para acolher todos os participantes." - destacou.

A equipe de comunicação da IAM também está se organizando. Assim como aconteceu no primeiro ERIM, a expectativa é que o encontro seja transmitido, ao vivo, através do blog da Garotada Missionária (http://garotadamissionaria.blogspot.com). "Queremos repetir a experiência do ano passado, quando transmitimos, pela primeira vez, um encontro da Infância Missionária pela internet. Nosso desejo é que outras pessoas, mesmo longe, até em outros países, possam participar das atividades e assim a IAM se torne mais conhecida." - afirmou Carina Piatezzi, que é uma das responsáveis pela comunicação do encontro.

Fonte: Rodrigo A. Piatezzi - Assessor de Comunicação da IAM

Seminaristas e sacerdotes estudam “Igreja em estado permanente de missão”, no CCM

"Para uma Igreja em estado permanente de Missão". É com este tema que acontece no Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília, desde o dia 1º de julho e segue até sábado, 7, o Curso de Teologia e Espiritualidade Missionária para Seminaristas e Presbíteros. Ao longo de toda a semana de formação, os cursistas estudam a teologia e espiritualidade missionária mediante a abordagem de questões fundamentais que fortaleçam a consciência missionária, inculturada e com horizonte universal.

A formação, iniciativa do CCM e das Pontifícias Obras Missionárias (POM), reúne 41 seminaristas e sacerdotes. Nesta terça-feira, 3, os participantes estudaram os "Contextos e desafios para uma Igreja em estado permanente de Missão", com assessoria do mestre em teologia dogmática com concentração em missiologia, Roberto Marinucci, professor do Instituto São Boaventura de Brasília. Ele deu destaque à necessidade de atualização dos seminaristas e sacerdotes quanto à forte mudança de época por que passa o mundo. As estratégias, segundo ele, são os melhores caminhos a serem pensados para que o trabalho missionário dê certo.

"O mundo contemporâneo está em evolução permanente e extremamente rápido, portanto, as estratégias missionárias que davam certo no passado, podem não ter os mesmos efeitos hoje. Entre as características que mais mudam na atualidade, temos a crise do sujeito e dos direitos humanos; cresce também a crise da razão e da racionalidade, além do crescimento de movimentos fundamentalistas. O missionário deve estar atento a essas situações", comentou.

De acordo com o professor Roberto, o pluralismo religioso deve colher um olhar atento do missionário. "O crescimento do pluralismo religioso gera um descompromisso com a religião. Uma de suas características é a questão do tempo: as pessoas estão muito centradas no presente, já não pensam no passado e nem planejam o seu futuro; por isso, nesse curso estamos pensando na missão na América Latina levando em conta esses desafios".

O seminarista Fernando Paulo, estudante do 1º ano de filosofia do seminário Arquidiocesano São José de Mariana (MG) vê na formação mais um impulso para o seu trabalho no Conselho Missionário dos Seminaristas (Comise) de sua arquidiocese, bem como mais uma experiência para amadurecer o seu chamado para a missão. "Esse curso está sendo muito rico e produtivo. Eu sempre tive um grande interesse pela missão, mas não nego que também sempre tive muito medo. Ao mesmo tempo em que a dimensão missionária me chama e me encanta, ela também me dá medo por causa de algumas situações, como exemplo, o sentimento de impotência diante de algumas realidades. Como também faço parte do Comise de Mariana, essa formação está me ajudando a entender de maneira concreta os passos que devo dá", sublinhou.

O estudo de uma "sociedade pluricultural" também chama a atenção do seminarista Marcos Antônio Arruda Moura, estudante do 2º ano de filosofia na diocese de Nazaré (PE). "Esse curso vem favorecer muito, principalmente porque nos encontramos numa sociedade plural e, como Igreja, somos chamados a viver a unidade. Dentro dessa pluralidade cultural, nós devemos nos moldar dentro de cada realidade, como missionários, nos esvaziando de si mesmos, vivendo a alegria de testemunhar o Cristo no âmbito da alegria e da animação", disse.

O padre Onac Oxenat é missionário haitiano. Está no Brasil há um ano e seis meses. Trabalha em Rio Branco (AC) onde dirige uma comunidade. Para ele, o curso está sendo um "momento de ajuda e amadurecimento que proporcionará também o crescimento da minha comunidade, pois é um momento de descoberta de diversos elementos da missão, sobretudo, a partir do Documento de Aparecida que nos ensina que precisamos aprofundar esse aspecto essencial da Igreja".

Programação
O curso continua nesta quarta-feira, 4, com o estudo do tema "Caminhos e caminhantes para uma Igreja em estado permanente de missão", com assessoria do padre Elias Wolff, assessor da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da CNBB. Ele aborda a relevância profética do diálogo ecumênico.

Amanhã, 5, o assessor da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB (Setor CEBs), professor Sérgio Coutinho, aborda o tema "Memórias e compromissos para uma Igreja em estado permanente de missão". Em suas colocações ele vai repensar a Igreja missionária após os 50 anos do Concílio Vaticano II. Na sexta-feira, 6, o secretário da Pontifícia União Missionária, padre Sávio Corinaldesi, trata das "Exigências e condições para uma Igreja em estado permanente de missão" e dos elementos e fundamentos para uma espiritualidade missionária sem fronteiras. No sábado acontece o encerramento do curso com síntese, conclusões, compromisso e envio.

Fonte: CCM

Contagem regressiva para o Congresso Missionário Nacional

Faltam exatamente sete dias para a realização do maior evento promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Arquidiocese de Palmas: o Congresso Missionário Nacional (CMN), sediado na Capital do Tocantins nos dias 12 a 15 de julho.

Tendo como tema "Discipulado missionário: do Brasil para um mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II" e como lema "Como o Pai me enviou, assim eu vos envio", esta terceira edição do CMN tem como objetivo principal preparar o Brasil para a participação no 4º Congresso Missionário Americano, que acontecerá na Venezuela em 2013. "Somos convidados e desafiados a fazer nossa parte como Igreja missionária. Para refletirmos juntos sobre nossa caminhada neste mundo secularizado e pluricultural, promovemos o 3º CMN", afirmou padre Camilo Pauletti, diretor das POM e presidente executivo do congresso.

Cerca de 600 pessoas de todo o país devem participar do congresso. "Cada diocese tem uma quantidade de vagas proporcional ao seu tamanho, de forma a atingir a meta de 600 delegados. A Arquidiocese de Palmas, por sediar o evento, contará com 40 vagas", informou padre Fábio Gleiser, secretário executivo do CMN. Para acolher todas estas pessoas, que não terão despesas com alimentação e deslocamento, a organização do congresso está contando com a colaboração de todas as paróquias da cidade de Palmas.
Estrutura e preparação.

Para a realização deste evento, foram montadas duas equipes de preparação: uma sediada em Brasília, articulando os delegados do Brasil; e outra sediada em Palmas, cuidando da estrutura. Desde janeiro deste ano a equipe sediada em Palmas, com cerca de 100 integrantes, sob a coordenação de padre Fábio Gleiser, reúne-se e desenvolve as atividades necessárias para a recepção dos missionários.

Entre estas atividades, destacou-se a Semana Missionária, realizada na última semana do mês passado, na qual as diversas paróquias se envolveram em ações missionárias e espirituais para entrar no clima do congresso. A Semana Missionária teve seu cume no dia 30, com a celebração dos 50 anos de sacerdócio de Monsenhor Rui Cavalcanti Barbosa, na Casa de Maria. "Foi o próprio Monsenhor Rui quem pediu esta Semana Missionária. Após tantos anos dedicados a Deus, só podemos agradecer por esta vocação missionária acertada", relatou Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo metropolitano de Palmas e presidente de honra do CMN.
Ainda no dia 30, aconteceu uma tarde de formação sobre o instrumento de trabalho do congresso, na qual o arcebispo Dom Pedro instruiu os delegados da Arquidiocese de Palmas sobre a temática do CMN.
A última atividade pré-evento será uma vigília de oração no dia 11 (quarta-feira), na Casa de Maria Rainha da Paz (106 Sul), após a celebração das 19:30h.

Programação

O 3º CMN acontecerá no Colégio Marista (110 Sul). No dia 12 (quinta-feira), a sessão de abertura será às 18h. No dia 13 (sexta-feira), haverá um painel temático e mutirões de reflexão, que continuam no dia 14 (sábado). Neste dia, haverá celebrações nas paróquias onde os delegados estarão acolhidos. E, no dia 15 (domingo), haverá a sessão de encerramento com a apresentação dos mutirões e a celebração de envio.
Histórico dos Congressos Missionários Nacionais.

O 1º CMN foi realizado em Belo Horizonte - MG, de 17 a 20 de julho de 2003, e teve como tema "Anunciar o evangelho da paz a partir da pobreza, da alteridade e do martírio".
O 2º CMN foi realizado em Aparecida - SP, em 2007, e teve como tema "Missão ad gentes como missão para a humanidade".

Paróquias que acolherão os delegados do CMN

Bom Pastor (605 Norte): 27 delegados do RJ
Catedral do Divino Espírito Santo (Praça dos Girassóis): 9 delegados de SC
Coração de Maria (305 Sul): 16 delegados do RS
Cristo Rei (405 Norte): 36 delegados do GO-DF-TO
Dom Orione (904 Sul): 26 delegados do ES-MG
Jesus de Nazaré (305 Norte): 36 delegados do GO-DF-TO
Mãe Rainha (1103 Sul): 25 delegados do MT
Nossa Senhora Aparecida (Taquaralto): 35 delegados de SP
Nossa Senhora das Mercês (Bela Vista): 36 delegados de SP
Nossa Senhora de Fátima (308 Sul): 24 delegados do AM-RR
Nossa Senhora do Carmo (108 Norte): 25 delegados do PR
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Aureny IV): 27 delegados do MA
Santa Filomena (210 Sul): 12 delegados do RS
Santa Teresinha (504 Norte): 20 delegados do PR
Santo Antonio (110 Sul): 21 delegados do PI
Santo Antonio (Aureny III): 37 delegados do AP-PA
Santo Expedito (Santa Bárbara): 18 delegados do MS
São Cristóvão (403 Sul): 18 delegados do AC-RO e 16 delegados do CE
São Francisco (Aureny II): 35 delegados do AL-PE-PB-RN
São João Batista (1106 Sul): 20 delegados do ES-MG
São José (604 Sul): 20 delegados do SE-BA
São Judas (105 Norte): 6 delegados de SC

Mais informações no site: www.pom.org.br/congresso

Para o acesso a todos os ambientes durante o evento, é necessário o credenciamento da imprensa pelo link: www.pom.org.br/congresso/index.php/imprensa

Pe. Jaime C. Patias: (11) 8208-9705
Assessor de Comunicação do CMN
Pe. Fábio Gleiser: (63) 8139-1600
Secretário Executivo do CMN

Fonte:João Paulo Veloso - Pastoral da Comunicação, Palmas - TO. Coordenador da Pastoral da Comunicação/Palmas

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Bento XVI confirma ao cardeal Bertone "confiança pessoal" e "profundo reconhecimento", deplorando "críticas injustas"

O Santo Padre renovou de novo, expressamente, a sua “confiança pessoal” e o seu “profundo reconhecimento” ao cardeal Tarcísio Bertone, Secretário de Estado, deplorando as “injustas críticas” de que tem sido vítima.

Na véspera da partida para Castel Gandolfo, Bento XVI escreveu ao seu mais direto colaborador, exprimindo-lhe “profundo reconhecimento pela sua discreta presença e pelo conselho esclarecido, que achei de particular ajuda nestes últimos meses” – afirma o Papa. “Tendo notado com pesar as injustas críticas surgidas contra a sua pessoa, desejo renovar-lhe a minha confiança pessoal, que tive já ocasião de lhe manifestar na Carta de 15 de janeiro de 2010, cujo conteúdo não se alterou para mim” – escreve Bento XVI, que conclui confiando o ministério do cardeal Bertone à materna intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora e de São Pedro e São Paulo.

Na referida carta de janeiro de 2010, quando o cardeal Bertone, completados os 75 anos, apresentara o pedido de resignação, Bento XVI evocava os tempos de colaboração na Congregação para a Doutrina da Fé, em que tivera ocasião de comprovar as suas qualidades: “sensus fidei”, preparação doutrinal, “humanitas”, favorecendo “um clima de autêntica familiaridade, juntamente com um decidida e determinada disciplina de trabalho”, razão por que, escrevia o Papa, “também no futuro não desejo renunciar a esta sua preciosa colaboração”.

Fonte: Rádio Vaticano
Local: Cidade do Vaticano

A animação missionária no contexto da nova evangelização

"Herdeiros, herdeiros da Palavra de Deus... damos de beber aos nossos irmãos e irmãs" é o tema do Dia Mundial das Missões 2012 para o Canadá francófono, que guiou a reunião do Conselho nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) do Canadá francês, celebrada em Montréal de 19 a 21 de junho. Segundo as informações enviadas à Agência Fides, o encontro foi um momento de formação, reflexão e compartilha que teve como tema a Nova Evangelização e, justamente, o tema do próximo Dia das Missões.

Organizado pela Direção das POM do Canadá francês, o encontro registrou a presença dos Diretores diocesanos das POM provenientes de diversas províncias do Canadá - Quebec, New Brunswick, Manitoba, Ontario - e dos membros do escritório nacional das POM, guiados pelo Padre André Gagnon, SJ, Diretor nacional. Entre os presentes na reunião bienal, destaca-se a participação do Mons. Jan Dumon, Secretário-geral da Pontifícia Obra de S. Pedro Apóstolo, e da Dra. Baptistine Ralamboarison, Secretária-geral da Pontifícia Obra da Infância missionária, que vieram de Roma. Seus pronunciamentos, que foram muito apreciados, permitiram aos membros do Conselho nacional de aprofundar a vocação missionária e o papel das POM no Canadá. Destaca-se a presença do Comitê para as Missões da Assembleia dos Bispos católicos do Québec, sob a guia de Dom Gilles Lussier, Bispo da diocese de Joliette, que fez uma reflexão sobre a busca dos futuros caminhos mais aptos para a animação missionária no contexto da nova evangelização.

Fonte:Agência Fides
Local: Montréal - Canadá

Missão Jovem na Bahia

Entre os dias 27 de junho e 2 de julho, aconteceu na cidade de Jaguarari, Bahia, a Missão Jovem 2012, com a participação dos jovens da própria comunidade e outros provenientes de Salvador e de Monte Santo, tendo como objetivo: realizar a missão com aqueles que já haviam participado da Páscoa Jovem nas comunidades sob a orientação dos missionários da Consolata.

O evento teve início com a acolhida dos presentes de forma dinâmica, com músicas e descontração. No dia 28 pela manhã, os jovens começaram suas atividades com a celebração da Eucaristia. Logo em seguida, Leidiane, jovem da comunidade, apresentou a realidade de Jaguarari e da paróquia, em diferentes campos: história, economia, cultura e religiosidade popular. Foi apresentado também pelo Animador Vocacional, padre Markos Tamrat, a origem e objetivo da Missão, finalizando a formação com a palestra do padre Aquileo Fiorentini, com o tema: "A Família Consolata no Mundo".

Após a formação, com muito entusiasmo e alegria, os jovens missionários foram enviados de dois em dois para as comunidades da paróquia São João Batista. Durante os três dias que ficaram nas comunidades, visitaram as famílias e fizeram encontros com as crianças e jovens, animando as celebrações da Palavra. Neste contato direto com as famílias, puderam experimentar a realidade da região, conhecer os anseios, os sonhos e as perspectivas de cada um, além do sofrimento com a seca que assola todo o município.

Segundo os jovens, a Palavra de Deus está ao alcance de todos, e somos instrumentos capacitados ou em capacitação. Eles acreditam que é necessário assumir o compromisso de levar o Evangelho de Jesus, para as pessoas que estão mais sedentas do amor de Deus.

Ao retornar das comunidades no domingo, dia 1, cheios de alegria, organizaram a missa dominical, que foi presidida pelo padre Tamrat. Após a celebração, os jovens missionários de Salvador apresentaram uma peça teatral que contou a história dos missionários da Consolata.

No último dia fizeram a partilha e a avaliação da Missão Jovem 2012, e logo após foi celebrada a missa de enceramento. Padre Tamrat fez o envio dos jovens missionários para suas paróquias, prontos para os serviços pastorais e missionários da Igreja.

Fonte: AMV - Bahia - www.revistamissoes.org.br

Ditadura destruiu mais de 19 mil documentos secretos

Guardado em sigilo por mais de três décadas, um conjunto de 40 relatórios encadernados detalha a destruição de aproximadamente 19,4 mil documentos secretos produzidos ao longo da ditadura militar (1964-1985) pelo extinto SNI (Serviço Nacional de Informações).

A reportagem é de Rubens Valente e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 02-07-2012.

As ordens de destruição, agora liberadas à consulta pelo Arquivo Nacional de Brasília, partiram do comando do SNI e foram cumpridas no segundo semestre de 1981, no governo de João Baptista Figueiredo (1979-1985).

Do material destruído, o SNI guardou apenas um resumo, de uma ou duas linhas, que ajuda a entender o que foi eliminado.

Entre os documentos, estavam relatórios sobre personalidades famosas, como o ex-governador do Rio Leonel Brizola (1922-2004), o arcebispo católico dom Helder Câmara (1909-1999), o poeta e compositor Vinicius de Moraes (1913-1980) e o poeta João Cabral de Melo Neto (1920-1999).

Alguns papéis podiam causar incômodo aos militares, como um relatório intitulado "Tráfico de Influência de Parente do Presidente da República". O material era relacionado ao ex-presidente Emílio Garrastazu Médici, que governou de 1969 a 1974.

Outros documentos destruídos descreviam supostas "contas bancárias no exterior" do ex-governador de São Paulo Adhemar de Barros ou a "infiltração de subversivos no Banco do Brasil".

Boa parte dos documentos eliminados trata de pessoas mortas até 1981. A análise dos registros sugere que o SNI procurava se livrar de todos os dados de pessoas mortas, talvez por considerar que elas não eram mais de importância para as atividades de vigilância da ditadura.

LEGISLAÇÃO

Algumas das ordens de destruição foram assinadas pelo general Newton Cruz, que foi chefe da agência central do SNI entre 1978 e 1983.

Em entrevista por telefone realizada na semana passada, Cruz, que está com 87 anos, disse que não se recorda de detalhes das destruições. Mas afirmou ter "cumprido a lei da época".

A legislação em vigor nos anos 80 abria amplo espaço para eliminações indiscriminadas de documentos. Baixado durante a ditadura, o Regulamento para Salvaguarda de Assuntos Sigilosos, de 1967, estabelecia que materiais sigilosos poderiam ser destruídos, mas não exigia motivos objetivos.

Bastava que uma equipe de três militares decidisse que os papéis eram inúteis como dado de inteligência militar.

A prática da destruição de papéis sigilosos foi adotada por outros órgãos estatais.

Como a Folha revelou em 2008, pelo menos 39 relatórios secretos do Exército e do extinto Emfa (Estado-Maior das Forças Armadas) foram incinerados pela ditadura entre o final dos anos 60 e o início dos 70.

Segundo quatro "termos de destruição" arquivados pelo CSN (Conselho de Segurança Nacional), órgão de assessoria direta do presidente da República, foram queimados documentos nos anos de 1969 e 1972.

'Foi tudo de acordo com a lei', diz general que chefiava o extinto SNI

O general da reserva Newton Cruz, que chefiou a agência central do SNI (Serviço Nacional de Informações) na época da destruição dos papéis, diz não se recordar do ato, mas afirma ter seguido a legislação em vigor.

"Foi tudo de acordo com a lei da época. O SNI existia para assessorar o presidente da República na política do governo. É um órgão de informação, e a informação nascia de um processamento doutrinariamente resolvido. Ele cumpriu o papel dele e terminou aí", afirmou.

Para o general, documentos produzidos a partir de informantes do SNI deveriam ser todos destruídos.

"Documento foi destruído para você não deixar aparecer pessoas que não tinham nada [a ver] com o problema, mas que tinham sido informantes e que tinham entrado no problema sob a garantia do sigilo profissional. Esses não podiam ir adiante."

Cruz disse "ter o maior interesse" na divulgação dos atos que assinou: "Pode vir à tona à vontade".

Para ele, a história do combate à guerrilha do Araguaia (1972 a 1974) foi "foi escondida" pelas Forças Armadas, mas "foi um esconderijo burro". Na época, ele era adido militar na Bolívia e disse ter tomado conhecimento da guerrilha só anos depois.

"Se você está combatendo uma guerrilha, vai ter o máximo interesse de que o país saiba que está havendo uma guerrilha contra o governo. Por que esconder? Esconde até que um dia aparece."

O tenente-coronel da reserva Osmany Meneses de Carvalho, 75, que também assina alguns termos de destruição, disse que a inutilização "era parte da rotina".

"Periodicamente, nós fazíamos a revisão do arquivo. O que não valia mais era descartado, não era nem avaliado por mim. Eu era apenas encarregado da localização de documentos. Esses documentos eram coisas que não tinham mais nada a ver com a história, coisas passadas", afirmou.

Fonte:  Rubens Valente / Folha de S.Paulo - www.ihu.unisinos.br

terça-feira, 3 de julho de 2012

Prazo de inscrição para Seminário Juventude e Bioética foi prorrogado

Até a próxima sexta-feira, dia 6 de julho, será possível realizar as inscrições para o Seminário Nacional de Juventude e Bioética, marcado para os dias 13 a 15 de julho, em Brasília (DF). O evento contará com a presença do Arcebispo de Concepción (Chile), dom Fernando Chomali, que é membro da Pontifícia Academia para a Vida, e tem como tema "Os desafios da bioética e o protagonismo do jovem católico".

O Seminário vai tratar de temas como aborto, eutanásia, manipulação genética, entre outros, e faz parte da preparação para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

As inscrições podem ser feitas através do site Jovens Conectados, e as inscrições custam R$ 150,00. A organização do Seminário oferece a oportunidade de se hospedar gratuitamente na casa de famílias de Brasília, mas lembra que estas hospedagens serão exclusivamente para os dias do evento (noite de sexta até o almoço de domingo).

Haverá translado do Aeroporto de Brasília no período das 13h às 20h do dia 13, até o local do evento, o Centro Educacional Maria Auxiliadora.

Confira abaixo a programação do encontro.

Sexta-feira - 13/07/2012

15h - Missa - Pe. Carlos Sávio, assessor nacional da Comissão para Juventude da CNBB
16h30 - Missa - Pe. Rafael Fornazier, assessor nacional da Comissão para Vida e a Família da CNBB
16h - Credenciamento
18h - Jantar
19h30 - Abertura Oficial
20h - Palestra – "O sentido do humano na contemporaneidade" (Dom Fernando Chomali)
21h - Intervalo
21h15 - Perguntas do público
22h - Apresentação Teatral "O Canto das Irias" – Comunidade Shalom
22h40 - Encerramento

Sábado - 14/07/2012

08h15 - Animação
08h25 - Introdução à mesa
08h30 - 2ª palestra - "Transmissão da vida e manipulação genética" – Frei Antônio Moser, Membro da Comissão de Bioética da CNBB; Drª. Cláudia e Dr. Paulo de Tarso Ribeiro.
10h - Intervalo
10h30 – Perguntas do público
11h - Partilha de experiência – Organização “Promotores da Vida”
11h25 - Intervalo
11h30 - Missa
12h30 - Almoço
14h00 - Partilha em grupo por regiões
14h50 - Introdução à mesa
15h - 3ª palestra - "Abraçar a Vida e as situações de sofrimento" - Dra. Lenise e Dom João Carlos Petrini
16h00 - Intervalo
16h30 – Perguntas do público
17h - Partilha de experiência – Organização “Promotores da Vida”
18h - Jantar
19h30 - Atividade cultural– Filme "BELLA"

Domingo - 15/07/2012

08h15 - Animação
08h30 – Palestra "Pistas de ação" - Pe Rafael Fornazier
09h - Perguntas e Respostas: Dom Chomali, Dom Antonio Augusto, Dra Lenise Dom Petrini
10h - Intervalo
10h30 - Comissões episcopais Juventude – Dom Eduardo, Vida e Família – Dom Petrini / Pe Rafael e JMJ – Pe Sávio.
11h30 - Avaliação Final – Dra Milena e Dr Cássio – CBAm
12h00 - Missa final
13h15 - Almoço e despedida

* Programação sujeita à alteração sem aviso prévio.

Fonte: CNBB

Convocação aos jovens

Reflexões de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte

No próximo mês, começa a contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Brasil, que será realizada de 22 a 28 de julho do ano que vem, no Rio de Janeiro. Já está em curso uma enorme movimentação da força jovem pelo mundo afora, especialmente aqui. A Jornada Mundial está na cadeia dos grandes eventos que estão sendo realizados em nosso país: Rio+20 (concluída recentemente), a Copa das Confederações, em 2013, a Copa do Mundo, 2014, e, por último, as Olimpíadas, em 2016.

A JMJ vai congregar, no mínimo, dois milhões de jovens, do Brasil e de todos os cantos do mundo. O caminho que está sendo percorrido no processo preparatório guarda uma riqueza educativa de expressiva significação. A Cruz peregrina da Jornada Mundial chegou ao Brasil,em São Paulo, no mês de setembro do ano passado, passou por Minas Gerais, no mês de novembro, e continua percorrendo todo o Brasil. Em cada lugar uma festa da fé, uma consolidação dos brios da juventude, uma reafirmação da melhor proposta aos jovens, aquela de firmar-se no seguimento de Jesus Cristo, o jovem de Nazaré. Um programa de vida iluminado pela convicção, como disse o Papa Bento XVI, de que “se não conhecemos a Deus em Cristo e com Cristo, toda a realidade se torna um enigma indecifrável; não há caminho, não há vida nem verdade”.

Antecedendo a JMJ, antes da chegada ao Rio de Janeiro, teremos a celebração da Semana Missionária, em todas as dioceses do Brasil, de16 a21 de julho de 2013, quando hospedaremos milhares e milhares de jovens peregrinos. Será a oportunidade para aproximar-se mais de Jesus Cristo, o melhor presente que qualquer pessoa pode receber. Encontrá-lo é o melhor que pode ocorrer na vida de cada um. E fazê-lo conhecido, por palavras e obras, é a mais gostosa e duradoura alegria. Quando o jovem assume Cristo como mestre, fazendo-se discípulo, aprende sobre o sentido profundo da existência, substitui o desalento pela esperança que não engana, conforme sublinha o importante Documento de Aparecida, fruto da 5ª Conferência dos Bispos Latino-americanos e Caribenhos.

Esse documento também alerta para as várias situações que afetam muitos jovens significativamente, como as sequelas da pobreza, limitando o crescimento harmônico de suas vidas, gerando exclusão. Também a falta de socialização e transmissão de valores nas instituições tradicionais, substituídas por ambientes não isentos de forte carga de alienação. Não raramente, muitos jovens são presas fáceis de novas propostas religiosas e pseudo-religiosas, bem como vítimas da dizimação produzida pela dependência química.

A Jornada Mundial da Juventude é a grande convocação dos jovens para uma vivência autêntica da fé, o despertar para uma participação na esfera política, equilíbrio na dinâmica de suas vidas, superação de práticas e usos abusivos. Para a Igreja Católica é uma reafirmação e o comprometimento na sua opção preferencial pelos jovens. É também oportunidade para que os governos invistam nos jovens. Para a sociedade de um modo geral, que deve participar e colaborar, a JMJ é um momento histórico para avançar em direção ao novo, necessário à própria sobrevivência. Especificamente para os jovens, os grandes protagonistas, a Jornada Mundial já está sendo a experiência de uma nova consciência de sua dignidade e força, uma aposta exitosa para o futuro, com Cristo como centro de suas vidas.

Nesse contexto de preparação para a JMJ, Belo Horizonte sediará o Congresso Mundial de Universidades Católicas, uma riqueza dos muitos tesouros desse caminho missionário. A capital mineira receberá milhares de peregrinos. Os números, a programação, os conteúdos e metas desses eventos todos são emoldurados pelo entendimento de que os jovens são uma força incontestável e indispensável. Merecem ser apoiados, conhecidos nas suas experiências, ajudados nas suas demandas. Para além de diversão, turismo, lazer, outros ganhos importantes, os jovens são o tesouro precioso que conta mais. É hora da convocação aos jovens!

Fonte: Zenit - Dom Walmor Oliveira de Azevedo é Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte