segunda-feira, 11 de junho de 2012

Índia: celebração de "Corpus Christi"

A Igreja Católica da Índia celebrou neste domingo 10 de junho, a Solenidade de “Corpus Christi” e decidiu confiar a adoração eucarística às religiosas de Madre Teresa que dirigem o Asha Dan (Dom da Esperança), um centro para portadores de deficiências físicas, pobres e doentes. “Para as religiosas – explica à agência AsiaNews Padre Anthony Charanghat, Diretor do jornal semanal diocesano The Examiner – a oração é fonte de força, necessária para levar adiante seu difícil trabalho”.

A escolha de reservar o momento de adoração às Missionárias da Caridade é também uma “resposta à atual tendência de destacar só a dimensão social da Eucaristia”. Asha Dan encontra-se em Byculla, um subúrbio de Mumbai, e é administrado por 12 religiosas de Madre Teresa. Formado por grande pavilhões, recebe quase 400 pessoas, inclusive crianças entre 2 e os anos, todos com graves problemas físicos e mentais. Todos os dias, ainda, a polícia traz ao centro mulheres com Aids e seus filhos e pobres, tirando-os da rua.

Irmã Joyal, uma das Missionárias do Centro, explica à AsiaNews: “Os alimentamos, os lavamos, trocamos lençóis e roupas, lhes damos os remédios: os servimos como servimos Jesus. Todos eles morrem: mas quando chega a hora, sorrirem, porque sabem que Deus os ama”. “Cristo – sublinha irmã M. Magdelita, Superiora do Asha Dan – morreu pelos pobres, os oprimidos, os não desejados, os necessitados. É na oração e na adoração cotidiana que encontramos a força para servir estas pessoas. Neles vemos Jesus. E através do nosso serviço, lhes permitimos serem testemunhas do amor de Deus”.

Fonte: Rádio Vaticano
Local: Mumbai