quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Concurso para escolha da logomarca da JMJ de 2013 chega à reta final

As logomarcas finalistas do concurso para escolha da marca da Jornada Mundial da Juventude de 2013, no Rio de Janeiro, chegaram ontem, dia 28, a Roma. Elas foram apresentadas ao Pontifício Conselho para os Leigos, no Vaticano, pelo bispo auxiliar do Rio de janeiro, e responsável pelo Setor de Captação e Gestão de Recursos no Comitê Organizador Local (COL), dom Paulo Cezar Costa.

Foram quase 200 participantes de várias partes do Brasil e do mundo. Durante o processo de seleção as logomarcas foram avaliadas por um grupo de designers, por uma comissão do Setor Juventude e também pelos setores pastoral e presidência do COL.

A data para o anúncio da logo vencedora dependerá diretamente dos trâmites de avaliação do Pontifício Conselho. Dom Paulo recebeu as logos durante a Assembleia Arquidiocesana que aconteceu no último final de semana, 26 e 27, no Colégio Nossa Senhora da Penha, no bairro da Penha, no Rio de Janeiro. Os trabalhos na assembleia foram conduzidos pelo arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, com o apoio do coordenador de pastoral, monsenhor Joel Portella Amado.

No encontro houve uma apresentação dos membros da comissão organizadora da JMJ Rio2013. Os representantes das equipes falaram sobre os desafios a ser superados, motivando os participantes a se empenharem na organização do evento, principalmente na dimensão do acolhimento.

Fonte: CNBB

Papa apela ao fim da pena de morte. Bento XVI une-se a iniciativa da comunidade de Santo Egídio

Bento XVI lançou hoje um apelo aos países de todo o mundo para que promovam iniciativas “legislativas e políticas” com o objetivo de “eliminar a pena de morte”.

O Papa falava no Vaticano, durante a audiência pública desta semana, na qual saudou delegações de várias nações reunidas a convite da comunidade católica de Santo Egídio na iniciativa contra a pena capital intitulada ‘No Justice without Life’ (Não há justiça sem vida).

“Espero que as vossas deliberações encorajem as iniciativas legislativas e políticas que estão a ser promovidas num número crescente de países para eliminar a pena de morte e continuar o progresso substancial feito para tornar a lei penal conforme à dignidade humana dos prisioneiros e à manutenção efetiva da ordem pública”, disse, em inglês.

A iniciativa da Comunidade de Santo Egídio, com sede em Roma, conta a adesão de mais de 1400 cidades de 87 países, incluindo 66 capitais, entre as quais Lisboa.

Outras 57 cidades portuguesas unem-se a este momento simbólico, durante o qual cada localidade é convidada a iluminar um monumento "emblemático" contra a pena de morte.

Esta é a décima edição do evento, que representa, segundo os seus promotores, “a maior mobilização planetária dos dias de hoje” pelo fim da pena capital, de forma “definitiva”, em todos os países.

Fonte: Rádio Vaticano

Uma irmã aos militares: "no nome de Pe. Tentorio, deixem Arakan"

Uma missão de religiosos, leigos e autóctones, guiados pela irmã Emma Cupin, MSM, pediu aos soldados do Exército filipino para deixem a área de Arakan, onde há um mês foi morto o missionário do PIME Pe. Fausto Tentorio: é o que comunicam à Fides alguns participantes da "Vigem para a paz e a Justiça", uma peregrinação de dois dias que, de Davao, chegou a Kidapawan, com a intenção de mostrar solidariedade, verificar a situação e manter alta atenção sobre o assassinato de Pe. Fausto.
 
A delegação, liderada pela irmã Emma Cupin, pediu às Forças Especiais acampada há mais de um mês em Arakan e em muitas outras aldeias na área, para deixarem o território. Os militares, naturalmente, ignoraram os pedidos. A iniciativa foi apoiada também por dois membros da Comissão de Direitos Humanos na região de norte de Cotabato, que repreendeu o tenente Junie Sequenza, comandante do destacamento militar, pelas execuções extrajudiciais que ocorrem ou pela tolerância de tais atos.
 
Irmã Emma disse à Fides: "É muito alarmante ver as tropas militares nas comunidades civis Encontramos soldados por toda parte. Eles estão armados até os dentes, enquanto as crianças passam entre eles. Não pensam que só presença deles compromete a segurança e a vida das crianças. Estas novas operações militares, ordenadas pelo Governo Aquino, não são diferentes dos precedentes planos militares que causaram mortes e deslocamento de milhares de inocentes".

Nas operações militares, disse a religiosa, "registramos graves violações dos direitos humanos. No povoado de Kabalantian, sofreram traumas graves após a morte de Ramon Batoy (um líder indígena que morreu poucos dias depois de Pe. Fausto) e pela tortura e detenção de outros dois, Noli Badul e Celso Batoy". A missão também critica a condescendência para com os militares do Governo local, que não se opõe à claras violações dos direitos da população.

Fonte: Agência Fides
Local: Arakan - Filipinas

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Premiada uma missionária irlandesa por seu trabalho com os doentes de Aids

Ir. Miriam Duggan, da região de Limerick, Missionária Franciscana das Sisters for Africa, foi premiada por sua dedicação aos doentes de Aids/Hiv e por seu trabalho na luta à pandemia na África. Formada em medicina pela University College di Cork, a missionária se especializou em obstetrícia e ginecologia em Birmingham em 1969, e continuou a trabalhar por 30 anos em Uganda como responsável pelo St. Francis' Hospital, Nsambya, em Campala. Em 1987, lançou o programa de prevenção Youth Alive com o objetivo de enfrentar as principais causas da difusão do HIV e ajudar os jovens a empreenderem escolhas responsáveis para evitar o contágio com a AIDS. O número dos contágios em Uganda diminuiu graças a esse programa, que também foi promovido em outros 21 países africanos. O índice de AIDS em 2002 registrou em Uganda uma queda de 28.9% a 9.8%. Em 2006, Ir. Miriam foi premiada pela Universidade de Harvard e pela Holy Cross College dos Estados Unidos, e em 2008 recebeu um prêmio de reconhecimento por sua obra por parte do Presidente e do Parlamento de Uganda.


Fonte: Agência Fides
Local: Cork - Irlanda

Seguem abertas as inscrições para o Seminário Nacional de Liturgia

A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB e a Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI) fazem novo apelo para que se inscrevam e participem do Seminário Nacional de Liturgia que será realizado em Itaici, interior de São Paulo, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro. São particularmente convidados: os bispos, principalmente os referenciais de liturgia nos Regionais, os membros da Associação dos Liturgistas do Brasil, os coordenadores regionais da Pastoral Litúrgica, os professores de Liturgia e Teologia Sacramentária nos institutos e faculdades de teologia, e os coordenadores e professores das escolas de formação litúrgica no Brasil.

O Seminário pretende fazer uma releitura da Sacrosanctum Concilium, Constituição sobre a Sagrada Liturgia, no contexto do Vaticano II e nos Documentos Latinoamericanos e tem como objetivo retomar as intuições e a Teologia Litúrgica na SC, nas demais constituições e decretos do Vaticano II e documentos pós-conciliares, no contexto da renovação da liturgia da América Latina e Caribe, à luz de Medellin, Puebla, Santo Domingo e Aparecida, em busca do rosto e do lugar da liturgia na vida e na missão da Igreja como serviço à vida plena em Cristo e ao acontecimento do Reino de Deus.

O principal conferencista do encontro será o professor Andrea Grillo. Formado em Direito em 1985 na Universidade de Gênova, defendeu tese sobre a teoria da lei de Direito e da hermenêutica. Para uma crítica do direito positivo como uma ciência. Completou seus estudos teológicos em Savona, depois em Pádua, na Abadia de St. Giustina, tendo feito o mestrado em Liturgia Pastoral em 1990, com uma tese sobre Ludwig Wittgenstein e a abertura para o horizonte mística da relação entre o imediatismo e a mediação: o silêncio, os jogos de linguagem no ritual. Uma hipótese de leitura em uma perspectiva litúrgica. Formou-se em filosofia em 1993 pela Universidade de Gênova, Filosofia Teórica com uma tese sobre "A Ética de W. Herrmann: entre filosofia e teologia”. Ele recebeu seu doutorado em Liturgia Pastoral em 1994 no ILP de Pádua, com tese sobre a teologia fundamental e a liturgia: A relação entre imediação e mediação na reflexão.


Fonte: CNBB

Conselho Episcopal de Pastoral vai se pronunciar sobre a situação dos índios Guarani Kaiowá

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) juntamente com os 12 arcebispos e bispos que compõem o Conselho Episcopal de Pastoral (CONSEP), órgão executivo das decisões pastorais da Assembleia Geral e do Conselho Permanente, se reúne nesta terça, 29, e amanhã, 30 de novembro de 2011 na sede da entidade em Brasília. Um dos principais objetivos desse grupo é o de oferecer orientações amplas a respeito da aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (DGAE).

Amparados pelas informações fornecidas pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI), os bispos refletem sobre a situação de violência que atinge grupos indígenas na região de Dourados, Mato Grosso do Sul. O assassinato de uma liderança, o cacique Nísio Gomes, e o seqüestro de duas pessoas ocorridos no último dia 18 de novembro tornaram o quadro de tensão ainda mais grave naquela região. Os povos Guarani Kaiowá são as maiores vítimas desse confronto e ainda que Justiça e o Governo tenham atuado, permanecem graves as ameaças ao diálogo e cresce a necessidade da urgente demarcação das terras indígenas. O Consep se comprometeu, na manhã desta terça-feira, a elaborar e publicar nota sobre a questão.

No encontro, os bispos também apresentam e aprovam o Plano Quadrienal de cada uma das Comissões Episcopais. As 12 Comissões Episcopais, mais a Comissão Especial (Amazônia), tendo em vista as cinco urgências das DGAE, fizeram um amplo estudo sobre as ações concretas para os próximos quatro anos, considerando sempre uma avaliação anual. Nestes planos, ganham destaque especial os projetos que cada campo específico de pastoral irá realizar em resposta às necessidades de formação, animação e aperfeiçoamento da pastoral.

O presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno, e os outros membros da presidência apresentarão os resultados da visita que fizeram aos organismos da Cúria Romana e ao papa Bento XVI no começo deste mês. Durante a reunião, ainda terão espaço para a reflexão dos bispos a atualização do estudo sobre a necessidade de reforma política e as novas questões apresentadas pela apreciação do texto do novo Código Florestal que se encontra no Senado Federal.

Fonte: CNBB

Símbolos da JMJ na diocese de São João-del Rei

No domingo, 27, sob chuva forte, cerca de 1500 pessoas movidas pela fé, animação e emoção, receberam os símbolos da Jornada Mundial da Juventude. A Grande Cruz e o Ícone de Nossa Senhora chegaram da arquidiocese de Juiz de Fora (MG) trazidos pela comitiva de jovens da diocese de São João del-Rei.

Devido às condições adversas do tempo durante todo o dia, a programação da Passagem dos Símbolos sofreu modificações. Uma delas foi o show com o cantor Eros Biondini (Comunidade Canção Nova) que foi transferido do centro de São João del-Rei para a quadra da paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Cerca de mil jovens lotaram o local onde se apresentou o cantor. Durante o show, Biondini destacou várias mensagens de fé e esperança, principalmente aos jovens, que marcaram forte presença. “Deus é maravilhoso. Este momento é único para todos nós, especialmente para a diocese de São João del-Rei”, destacou o cantor que  trabalha na evangelização dos jovens há 22 anos.

Seja com lágrimas, risos, pulos, aplausos ou cânticos, a juventude, que tanto aguardava por este momento, expressou seus sentimentos. Logo após o show, os jovens carregaram os símbolos para o interior do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, onde foi celebrada a missa de acolhida.

Santa Missa

Ao som de cânticos especiais preparados por um grande coral de jovens, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, da Jornada Mundial da Juventude, entraram em procissão no Santuário de Matosinhos. Jovens e padres de várias cidades da diocese, juntos a uma grande multidão de devotos, lotaram o Santuário do Bom Jesus.

A celebração, transmitida ao vivo pelo site da diocese de São João del-Rei, foi presidida pelo pároco local, padre José Bittar e concelebrada pelo padre frei Jaime Eduardo, assessor diocesano da juventude, juntamente com outros padres da diocese. Os seminaristas também participaram deste grande momento de fé e oração.

“Essa juventude está de parabéns! Eles enfrentam tudo, chuva, fome, sem perder o ânimo, a fé”, elogiou frei Jaime durante a homilia da celebração.


Fonte: CNBB

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Mulheres refletem sobre DNJ e o rosto feminino na Igreja

Durante as últimas semanas, jovens de diferentes dioceses do Brasil comemoraram o Dia Nacional da Juventude (DNJ) que este ano teve como tema “Juventude e Protagonismo Feminino” e como lema “Jovens mulheres tecendo relações de vida”. A comemoração e os encontros de preparação em milhares de grupos jovens serviu para refletir sobre o papel da mulher na Igreja e na sociedade de hoje e como essa questão é vivida em cada realidade.
 
Segundo dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil passou a ter quase 4 milhões de mulheres a mais do que homens em dez anos. São 96 homens para cada 100 mulheres.
 
Apesar de vários avanços nos últimos anos, como a Lei Maria da Penha, ainda há desigualdades entre homens e mulheres, por exemplo, com relação à questão salarial. O salário mensal médio recebido pelas mulheres foi 20% menor que o dos homens ao longo de 2009. Enquanto os homens receberam R$   1.682,07 (3,6 salários mínimos da época), as mulheres ganharam R$   1.346,16 (2,9). São milhares de Marias que carregam com os seus filhos as cruzes da injustiça social, do consumismo exacerbado, do desemprego e da violência.
 
João Paulo II, em uma carta de preparação para a IV Conferência Mundial sobre a Mulher de 1995, afirmou que resta ainda muito a fazer para que o ser mulher e mãe não comporte discriminação. “Urge conseguir onde quer que seja a igualdade efectiva dos direitos da pessoa e, portanto, idêntica retribuição salarial por categoria de trabalho, tutela da mãe-trabalhadora, justa promoção na carreira, igualdade entre cônjuges no direito de família, o reconhecimento de tudo quanto está ligado aos direitos e aos deveres do cidadão num regime democrático.”
 
Mulheres na Igreja

O Jovens Conectados conversou com algumas mulheres de destaque, em especial jovens, para ver como elas veem o papel atual da mulher na vivência da fé. Para a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, irmã Vera Lúcia Altoer, a mulher tem um papel importante na Igreja, pois ela que carrega quase todas as pastorais e movimentos, trabalhos “talvez, aos olhares do mundo, de segunda categoria”.
 
Nos trabalhos da Pastoral da Criança, 90% dos voluntários são mulheres. A pastoral foi uma das principais iniciativas para a redução da mortalidade infantil no Brasil e foi iniciada também por uma mulher, a pediatra e sanitarista Zilda Arns, morta no terremoto que atingiu o Haiti em janeiro de 2010. “Se os jovens, como a da Dra. Zilda, tiverem iniciativas em favor da humanidade, ou se envolverem em causa sociais que defendam a vida, estarão prestando um enorme serviço ao mundo, à sociedade e a própria Igreja”, disse irmã Vera Lúcia.
 
A ex-secretária nacional da Pastoral da Juventude de 2008 a 2010, Hildete Emanuelle de Souza, acredita que a participação da mulher tem crescido tanto na Igreja quanto na sociedade. “O espaço feminino na Igreja e também na sociedade sempre foi conquistado a partir de um processo de conquista e de luta, mesmo antes do tempo em que Jesus viveu entre nós”, disse.
 
Para a jovem Giselle Azevedo, consagrada da comunidade Shalom e voluntária na Jornada Mundial da Juventude de Madri, a mulher tem a missão de evangelizar, acolher, consolar, rezar, cuidar e embelezar com seus dons a Igreja e a sociedade. “Me sinto co-responsável por todas as ações da Igreja”, ressaltou a jovem, escolhida para fazer a saudação final dos voluntários ao papa (que você pode conferir neste vídeo).
 
Espaço

Na opinião da irmã Vera Lúcia, a mulher ainda está muito ausente das instâncias de decisão da Igreja. “Já tivemos muitas conquistas, mas tenho plena consciência, de que as mudanças vem a partir do momento em que houver mais conscientização e organização,  mais abertura e diálogo”, afirmou. Hildete Emanuelle acredita que ainda é necessário proporcionar caminhos que gerem a participação da mulher e, mais que isso, “autonomia, relações igualitárias e respeito à diversidade feminina”.
 
Segundo ela, ainda há muitos espaços para as mulheres conquistarem na coordenação e em espaços de poder na Igreja. “Não devemos e nem queremos ocupar o lugar dos homens, mas queremos contribuir e ajudar a fazermos propostas mais completas e mais articuladas e sabemos que é sublime a união e a colaboração entre homens e mulheres”, argumentou Hildete.
 
Perfil Mariano

Um reflexo dessa presença da mulher na Igreja são as novas realidades surgidas com o concílio Vaticano II. Uma delas, o movimento dos Focolare, tem em seus estatutos a previsão de que sempre uma mulher deve estar à frente da instituição. Segundo a fundadora dos Focolare, Chiara Lubich, o perfil mariano da Igreja é que deveria ser salientado dentro do movimento, por isso foi feita a escolha em sempre ter uma mulher na coordenação das atividades desse movimento.
 
O perfil mariano foi um termo criado pelo teólogo suíço Hans Urs von Balthasar para falar das características constitutivas da comunidade eclesial. Ele seria um perfil para fortalecer a unidade entre outros diferentes papeis da Igreja como o dos perfis petrino, mais ligado à hierarquia; e paulino, perfil missionário. “De uma coisa estou certa: o perfil mariano vai emergir cada vez melhor na Igreja”, afirmou Chiara, em uma entrevista em que explicou o porquê dessa peculiaridade nas normas dos Focolare.
 
Na opinião da consagrada Inês Aparecida Peretti, reponsável dos Focolares em São Paulo, a fundadora do movimento não quis garantir o papel da mulher à frente como uma “reivindicação”, mas como fruto da “maternidade espiritual que Maria doou a Chiara, fazendo, dessa forma, com que ela contribuísse a fazer emergir na Igreja o seu perfil Mariano.”
 

Fonte: CNBB
Local:Brasil

"Jovens Sem Fronteiras" (JSF), há 36 anos servindo o trabalho missionário

No dia 3 de dezembro, festividade de São Francisco Xavier, Padroeiro das Missões, o grupo "Jovens Sem Fronteiras" (JSF) do Peru celebrará 36 anos de compromisso na pastoral juvenil missionária promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias no Peru, apoiando de modo especial as Pontifícia Obra da Propagação da fé.

O objetivo principal do JSF é "encorajar milhares de jovens do Peru a continuar neste caminho de missão, convidando os jovens a apaixonar-se pelo Cristo jovem que pede para segui-lo". Eis porque este ano ficou decidido ampliar o convite ao máximo número de jovens possível, entregando a mensagem de salvação "Cristo nos ama", como referem à Agência Fides as POM do Peru.

O movimento foi fundado por Dom Felipe María Zalba Elizalde, O.P. (Bispo de Chuquibamba, falecido em 1999), então Diretor Nacional das POM do Peru. No dia 3 de dezembro de 1975, realizou-se o Primeiro CUAM (Curso de animação missionária) para jovens, nas estruturas colocadas à disposição das Pontifícias Obras Missionárias. Desde então e até hoje, o trabalho missionário dos JSF não parou. O Peru foi país de nascimento dos JSF, sendo seguido pelo Equador. Atualmente, os JSF estão presentes também no Paraguai, Bolívia e Canadá.

Fonte: Agência Fides
Local: Peru

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Arquidiocese de Fortaleza se prepara para a 21ª Assembleia de Pastoral

“Arquidiocese de Fortaleza - 100 anos: Boa Nova em Novos tempos”. Este é o tema central que iluminará os trabalhos da 21ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, que se realiza neste final de semana, 26 e 27 de novembro, na Faculdade Católica de Fortaleza (CE).

A Assembleia tem como objetivo elaborar o Plano Arquidiocesano de Pastoral para os anos de 2012 a 2015 em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). Além disso, haverá a celebração do Jubileu de Ouro (100 anos) da fundação da arquidiocese de Fortaleza.

Para o arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, a arquidiocese está vivendo um novo tempo de Evangelização. “Com toda a Igreja, vivemos um tempo precioso de chamado à renovação da vida cristã e à missão em nova evangelização ou, como se tem referido ao papa Bento XVI, reevangelização”, disse.

O primeiro passo da preparação para esta assembleia foi a avaliação da caminhada da arquidiocese tendo presente o Plano Pastoral 2008-2011. O segundo passo foi dado ainda no primeiro semestre deste ano com o estudo das DGAE nas nove Regiões Episcopais.

“A partir do Objetivo Geral das Diretrizes, a Igreja de Fortaleza, em preparação ao seu centenário, quer revitalizar sua ação Evangelizadora identificando e assumindo seus desafios, em comunhão com as cinco Urgências contempladas na DGAE: Igreja em estado permanente de missão; Igreja casa de iniciação à vida cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades e Igreja a serviço da vida plena para todos”, disse dom José Antônio.

Os delegados para a participação já foram escolhidos e convocados, através de carta, conforme disposição do Regimento das Assembleias Pastorais da Arquidiocese de Fortaleza e das novas determinações feitas no Conselho Arquidiocesano de Pastoral, no dia 8 de setembro.


Fonte: CNBB

Ato público hoje cobra punição para assassinos dos índios de MS

Hoje, dia 25, os movimentos sociais, representantes de organizações governamentais e não governamentais promovem um ato "Contra a Impunidade e em Defesa dos Povos Indígenas". Será às 9 horas no Plenário Júlio Maia, da Assembleia Legislativa de Campo Grande.

Os acadêmicos indígenas participam do ato, para o qual também foram convidados representantes do Ministério Público Federal (MPF), Fundação Nacional do Índio (Funai), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Movimento Sem Terra (MST), mandato do Deputado Estadual Pedro Kemp, lideranças e vereadores indígenas de Mato Grosso do Sul.

No dia 18 de novembro houve mais um atentado contra indígenas que ocupam área em litígio. Segundo testemunhas, o ñhanderu Nísio Gomes foi assassinado durante invasão ao acampamento indígena Guaiviry, no município de Aral Moreia. Os indígenas relataram que o corpo foi levado junto a duas crianças. O ataque foi tão brutal que a comunidade não alimenta muita esperança quanto às vidas dos menores, que ainda não foram encontrados, bem como o corpo de Nísio. Além disso, vivenciam medo de novos ataques, pois entre os acampados de Y Po'i, no município de Paranhos, já houve fato semelhante com dois mortos e um não encontrado, que segundo os relatos, também foi assassinado.

 

Fonte: www.rededesaberes.org - Caroline Maldonado

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Sonoridades de uma busca


Anchietanum convida:Atividades de verão 2012

Fonte: Anchietanum

Espaço ComunicArte

Fonte: Anchietanum

A crise econômica global requer a coragem da fraternidade. Não se dê como dom de caridade o que já é devido a título de justiça: Bento XVI à Caritas Italiana, nos 40 anos da fundação

O serviço que a Igreja presta para enfrentar as carências das pessoas “não entende substituir nem muito menos anestesiar a consciência coletiva e civil” em relação aos problemas; a crise económica global requer a coragem da fraternidade: sublinhou Bento XVI, dirigindo-se hoje, na basílica de São Pedro, a milhares e milhares de participantes num encontro promovido pela Caritas Italiana, nos 40 anos da respetiva fundação.

Evocando a especificidade da ação caritativa da Igreja, o Papa sublinhou que cada um está chamado a “dar o seu contributo para que o amor com que desde sempre e para sempre somos amados por Deus se torne vida concreta, força de serviço, consciência da responsabilidade”.
Evocando o “método de trabalho” desde há tantos anos adotado pela Caritas Italiana – escutar, observar, discernir –Bento XVI considerou que se trata de “um estilo que torna possível agir pastoralmente, entabulando ao mesmo tempo um diálogo profundo e profícuo com os vários âmbitos da vida eclesial… e com o variegado mundo do voluntariado organizado”.

Referindo os “gestos” de Jesus que os Evangelhos nos apresentam, o Papa observou que esta “modalidade dos gestos, dos sinais” corresponde bem àquilo que designou como “a função pedagógica da Caritas”..

“É através de gestos concretos que vós falais, evangelizais, educais. Uma obra de caridade fala de Deus, anuncia uma esperança, leva a colocar-se perguntas. Faço votos de que saibais cultivar do modo melhor a qualidade das obras que soubestes inventar”.

Há que fazer com que estas obras de caridade “falem” por si. Há que se preocupar sobretudo com a motivação interior que as anima, pela qualidade de testemunho que delas promana!

“São obras de Igreja, expressão da atenção em relação a quem se encontra em dificuldade, para ajudar - os mais pobres a crescerem na sua dignidade, - as comunidades cristãos a avançarem no seguimento de Cristo, - a sociedade civil a assumir conscientemente as suas obrigações”.

Citando o Concílio Vaticano II, Bento XVI – aplaudido pelos presentes - sublinhou que “antes de mais há que concretizar as obrigações da justiça, não aconteça que se ofereça como dom de caridade aquilo que já é devido a título de justiça”. Evocando depois a sua Encíclica “Deus caritas est”, Bento XVI recordou também que a caridade exige abertura mental, olhar amplo, intuição, previsão, mas sobretudo um coração que vê…

“Responder às necessidades não é apenas dar pão a quem tem fome, mas também deixar-se interpelar pelas causas que provocam essa fome, com aquele olhar de Jesus que sabia ver a realidade profunda das pessoas que o abordavam. É nesta perspetiva que o hoje interpela o vosso modo de serdes animadores e operadores de caridade”.

“A humanidade – sublinhou ainda o Papa, quase a concluir – não precisa apenas de benfeitores, mas também de pessoas humildes e concretas que, como Jesus, saibam colocar-se ao lado dos irmãos, partilhando um pouco da sua fadiga.

“Numa palavra, as pessoas procuram sinais de esperança. E a nossa fonte de esperança está no Senhor. E é por isso que há necessidade da Caritas: não para delegar nela o serviço da caridade, mas para que seja um sinal da caridade de Cristo, um sinal que forneça esperança”.


Fonte: Rádio Vaticano

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

"Anunciar o Evangelho e educar para a consciência missionária: eis a nossa vocação!"

O Conselho Missionário Regional (Comire) promove a partir do próximo sábado (26) na sede Obra dos Cenáculos Missionários, no alto da Lapa em São Paulo, sua Assembleia Anual.
 
Segundo um comunicado enviado às arquidiocese e dioceses que compõem o Regional Sul 1, a assembleia será eletiva, além de ser um momento de avaliação das atividades do Comire no Estado de São Paulo e planejamento para o próximo quadriênio.
 
A assembleia que contará com a presença de coordenadores dos Comidis (Conselhos Missionários Diocesanos) e representantes da animação missionária do Estado de São Paulo, termina no domingo, 27 de novembro.
 
A OCM fica localizada na rua Barão de Itaúna, 237 - Alto da Lapa - São Paulo - SP.
 
Fonte: Revista Missões
Local:São Paulo

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Cúpula Iberoamericana comemora o Ano Internacional dos Afrodescendentes

Os chefes de Estado da República Federativa do Brasil, da República de Cabo Verde, da República da Guiné, da República Oriental do Uruguai, o vice-presidente da República da Colômbia, a ministra da Cultura de Angola, o ministro da Cultura, da Alfabetização, do Artesanato e do Turismo da República do Benin, o ministro da Cultura da República de Cuba e a ministra da Cultura da República do Peru reuniram-se em Salvador (BA), no último dia 19 de novembro, para celebrar o Ano Internacional dos Afrodescendentes.

Convocada pelo Governo do Brasil, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), os objetivos centrais da Cúpula foram dar visibilidade às contribuições sociais, culturais, políticas e econômicas dos afrodescendentes para a América Latina e o Caribe para aumentar o conhecimento da situação vulnerável na qual a maioria desta população vive, e, recomendar estratégias nacionais, regionais e internacionais para promover a inclusão total dos afrodescendentes e superar o racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata.

Os chefes de Estado e Governo enfatizaram que a Cúpula assumiu relevância em particular, visto que a América Latina e o Caribe têm a maior população de afrodescendentes do mundo, estimada em 150 a 200 milhões de pessoas; Lembraram o 10º aniversário da Declaração e Programa de Ação da Conferência Mundial contra Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância correlata realizada em Durban, África do Sul, em 2001, que representa uma agenda antidiscriminação significativa em nome do desenvolvimento de estratégias nacionais e coordenaram as políticas internacionais e regionais para combater o racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata em todo o mundo.

Além disso, destacaram que a Declaração e Programa de Ação de Durban e a Declaração e Programa de Ação da Conferência Regional das Américas em Santiago, Chile, em dezembro de 2000, reconheceram expressamente o direito dos afrodescendentes à sua própria cultura e identidade, à participação igualitária na vida econômica e social, ao uso e conservação de recursos naturais em terras ancestralmente habitadas, à participação no desenvolvimento de sistemas e programas educativos e à livre prática de religiões africanas tradicionais. Os chefes de Estado irão propor a ONU uma declaração simbólica de que a cidade de Salvador (BA) seja considerada a capital iberoamericana dos afrodescendentes.


Fonte: CNBB

Organismos do Regional Sul 3 realizam última reunião de 2011

“Ide e fazei discípulos de todos os povos”. Inspirados pelo lema lançado por Bento XVI para a Jornada Mundial da Juventude, os Organismos do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul) estão reunidos entre hoje, 22, e amanhã, 23, na Casa de Retiros Vila Betânia, em Porto Alegre (RS).

O encontro tem como objetivo principal aprofundar as prioridades do Regional e dinamizá-las nas 18 dioceses que compõem o Regional, avaliar a caminhada deste ano e programar o calendário de atividades para 2012. O evento, que iniciou às 8:30h, conta com a participação da presidência do Regional e representantes das Províncias Eclesiásticas, os coordenadores diocesanos de pastoral, os coordenadores regionais de setores, presidentes e/ou coordenadores da Conferência Regional dos Religiosos do Brasil, dos Institutos Seculares, dos Leigos, Presbíteros e Diáconos.

Sob a coordenação do secretário executivo do Regional, padre Ademar Agostinho Sauthier, o momento de diálogo e avaliação tem como finalidade, sobretudo, articular questões relacionadas as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) e as prioridades do Rio Grande do Sul; Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013; animação bíblica da vida e da pastoral; e calendário de atividades para 2012. Além disso, estarão em pauta reflexões e encaminhamentos sobre a Romaria do Trabalhador; propostas de plano para o triênio (2011-2015); exposição itinerante de Arte Sacra e 5ª Semana Social Brasileira.

Nesta manhã, o foco do trabalho foi a partilha dos trabalhos desenvolvidos pelo Setor Regional de Evangelização da Juventude, que tem como coordenadora a irmã Zenilde Fontes. Em sua contribuição, irmã Zenilde destacou a importância dos momentos de escuta e visitação às dioceses e as diversas manifestações de fé das juventudes da Igreja do Rio Grande do Sul. Além disso, falou dos encaminhamentos posteriores, como a realização de pesquisa, criação de equipes de trabalho e aproximação com organizações que estudam e refletem juventude, como é o caso da ONG Trilha Cidadã e do Núcleo de Assessoria Juvenil Betânia.

Nesta tarde serão discutidos os encaminhamentos a respeito da Jornada Mundial da Juventude 2013, que será realizada no Brasil. Para introduzir a reflexão irmã Zenilde indicou elementos referentes à preparação para o recebimento da cruz e da imagem de Nossa Senhora, bem como das atividades para a pré e a pós-jornada.


Fonte: CNBB

Mensagem para a celebração da Consciência Negra

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, no seguimento a Jesus Cristo e no cumprimento de sua opção preferencial pelos pobres, reconhece e valoriza a diversidade cultural africana como fator de enriquecimento da tradição cristã na América latina e no Caribe. Através da Pastoral Afro-brasileira, a Igreja promove a vivência do diálogo com as diversas formas de religiosidade, objetivando a realização do projeto de Jesus Cristo: uma família humana da qual Deus é o único Pai. Este é o caminho para a paz entre os povos e as nações.
O ano de 2011 assinala, certamente de forma positiva, a missão dos afro-brasileiros na busca da igualdade racial. A Organização das Nações Unidas – ONU, o declarou como ano internacional do afro-descendente; a Unesco, órgão da ONU para a infância e adolescência o declarou como ano para a superação do racismo na  infância e adolescência. São noticias alvissareiras que compreendemos como consequência da perseverança da população negra em buscar os seus direitos.
Celebremos com alegria esse tempo de manifestações em torno do dia 20 de novembro, dia da consciência negra, data em que se faz memória de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência contra a escravidão. Os afro-descendentes, segundo dados do último censo, constituem a metade da população brasileira. Dos 16 milhões de brasileiros que vivem em situação de miséria, 70% são negros. A Igreja, como advogada dos pobres, se solidariza com esses nossos irmãos e irmãs.
Roguemos que Nossa Senhora Aparecida, modelo de discipulado, proteja a todos com seu manto materno.
Dom Leonardo Ulrich SteinerBispo Auxiliar de BrasíliaSecretário Geral da CNBB

Fonte: CNBB
Local:Brasília

Centro Alceu Amoroso lima - Prêmio 2011

Padre Ricardo Resende foi o vencedor do Prêmio Alceu Amoroso Lima – Direitos Humanos 2011, que será entregue dia 23 de novembro, na Universidade Cândido Mendes (Rua da Assembléia, 10 – 42º andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ – 20900-010 – tel.: 21-3543-6400).
Receberão o Prêmio Post Mortem, Dra. Zilda Arns Neumann, Maria do Espírito Santo Silva e José Claudio Ribeiro da Silva, casal de ambientalistas assassinados no Pará, em maio, por defenderem famílias que estavam sendo expulsas do assentamento.
O Prêmio foi instituído em 1983 e é conferido anualmente a pessoas, organizações ou instituições que se destacam na luta pela justiça, pela paz e pelos direitos humanos.
Durante a solenidade será lançado o livro “Amor em Tempos de Ressentimento: Alceu Amoroso Lima Política e Resistência à Ditadura Militar de 1964”, de Renato Augusto Carneiro Jr.
A entrada é franca.
Mais informações ou entrevista com Maria Helena Arrochellas, diretora do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade, pelos telefones 24-2242-6433 e 9225.6114.

Elizabeth Camarão – tel: 21-2521-3249 e 9124.1172
Assessora de Imprensa do Centro Alceu de Amoroso Lima

Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade - [CAALL]
Rua Mosela, 289 - Petrópolis - RJ
Tel.: (24) 2242-6433
http://www.ucam.edu.br
E-mail.: bolrede@terra.com.br


domingo, 20 de novembro de 2011

Leigos Missionários da Consolata reuniram-se em Assembleia Geral

Realizou-se neste final de semana (12 e 13 de novembro), no Recanto Nossa Senhora Consolata, em São Paulo, a II Assembleia Geral dos Leigos Missionários da Consolata - Região Brasil. O evento contou com a participação de representantes das várias comunidades de leigos e com a assessoria da Irmã Maria Costa/MC. Na manhã do sábado, ao início dos trabalhos, Fátima Bazeggio, membro da Comunidade de São Paulo, na condição de articuladora, fez a acolhida, dando as boas vindas a todos. Após a oração inicial, o Prof. Orestes Asprino foi chamado a fazer um breve histórico do caminho percorrido pelos leigos, desde que, em São Paulo, alguns foram chamados a constituir um grupo com a finalidade de receber uma formação que lhes estimulasse e permitisse, sem perder a condição de leigos, viver e atuar segundo o carisma do Bem-aventurado José Allamano, fundador dos institutos dos Missionários e das Missionárias da Consolata.

Para Orestes, o desafio do leigo é viver o carisma do Padre Allamano, atuando no dia a dia, na família, no trabalho, na sociedade. Destacou que "o missionário não é o que faz, mas o que é. Nossa essência não é o fazer; nossa essência é o ser; mas não é possível parar no ser e perder a oportunidade de fazer". Ao distinguir a atuação dos ordenados e consagrados, em relação ao papel dos leigos, lembrou que "certas situações atípicas da vida do leigo permitem disponibilidade maior e contínua, às vezes permanente - é o caso dos aposentados -, e, em tempos mais exíguos, daqueles que tiram licenças, pequenas ou grandes, para se dedicarem a atividades em locais que precisam ou solicitam sua presença, segundo a proposta da própria Igreja, de o leigo estar onde o padre ou o religioso não pode estar", sublinhou.

Em seguida, coube à Irmã Maria Costa/MC discorrer sobre o carisma, começando por defini-lo como a "manifestação do entusiasmo (que no grego significa "ter Deus dentro de si"), que nos invade quando nos apaixonamos". Para ter carisma, disse ela, é preciso entusiasmo. "Apaixonar-se, entusiasmar-se e transmitir", seriam para ela a essência do carisma. Lembrando Dom Hélder Câmara, resumiu seu pensamento: "Missão é partir, sair de si, ir além de, ir ao encontro; se preciso, ir além dos mares".

A respeito da formação missionária do LMC, Irmã Maria destacou como necessário: a) discernimento de uma vocação específica; b) assumir identidade própria, criando um estilo de viver a fé cristã orientado pelos ensinamentos do Padre José Allamano, desenvolvendo aos poucos o sentido da pertença; c) uma preparação específica em vista da missão, considerando que cada missão tem suas próprias características; e, finalmente, d) uma formação permanente, continuada, já que somos seres em contínuo crescimento. Concluiu discorrendo sobre animação missionária e experiência missionária. Em seguida, abriu-se um momento de reflexão em grupo sobre as dificuldades dos leigos diante das exigências da formação e da própria missão.


Fonte: Revista Missões - Carlos Roberto Marques/LMC


sábado, 19 de novembro de 2011

Lançada campanha "Um Rosário pelo Chile"

Na última sexta feira, dia 11 de novembro, o Arcebispo de Santiago do Chile, Dom Ricardo Ezzati, lançou formalmente a Campanha “Um Rosário pelo Chile”. O lançamento ocorreu durante uma celebração eucarística no interior da seção juvenil da Penitenciária de Puente Alto. A iniciativa procura dar vida aos valores do Evangelho mediante a oração diária do Terço, pedindo a mediação e proteção da Virgem do Carmo, Padroeira do Chile.

Assinalando que “sem uma mãe a vida não tem sentido” e que o Terço nos permite conhecer o apoio que Deus dá às nossas almas ao descobrir o rosto da Mãe o Salvador, Dom Ezzati delineou a filial identidade espiritual da nascente comunidade de orantes.

A oração diária do Terço por intenções específicas, como rezar pela santidade dos sacerdotes, rezar para que os políticos chilenos legislem a favor da família e da vida, pedir que o Chile seja um país onde imperem os valores cristãos, que a Virgem do Carmo proteja o Chile e unir-se às intenções que cada mês o Santo Padre propõe são algumas das urgências que ‘Um Rosário pelo Chile' pede ao Céu.

Participaram da missa representantes de diversos setores da sociedade chilena que são parte dessa cruzada espiritual, membros de instituições beneficentes, profissionais das comunicações, empresários, pais e mães. Também estavam presentes na eucaristia jovens encarcerados, que diariamente confeccionam os terços que são o símbolo desta iniciativa.

A cerimônia terminou com a bênção de um conjunto de Rosários, símbolo de milhares de terços que começarão a ser distribuídos proximamente em diversas paróquias de todo o Chile.
 
Fonte: Rádio Vaticano
Local: Santiago

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Divulgado o vencedor do Concurso de Desenhos da IAM

Com 27,6% dos votos, o desenho número 017 da seção 2 venceu o Concurso de Desenhos da Infância e Adolescência Missionária (IAM) que estava sendo realizado através do site das Pontifícias Obras Missionárias (POM) desde o dia 28 de setembro em duas etapas: a primeira com votação popular em todos os 108 desenhos e, por fim, uma comissão julgadora analisou os mais votados, escolheu os três finalistas que foram novamente para voto popular.

O desenho número 17 de Mayara Pinheiro Mendes, 11 anos, foi a grande vencedora. Mayara é da IAM SFS Enseada, da paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, da diocese de Joinville (SC). Ela ganhou como prêmio a publicação do seu desenho na última edição do Serviço de Informação Missionária (SIM) em 2011, e uma viagem com acompanhante para conhecer a sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília, durante a Assembleia Nacional da IAM, nos dias 9 a 11 de dezembro.

Fonte: POM -  Fúlvio Costa

Peregrinação dos símbolos da JMJ no Regional Nordeste 3

A peregrinação da Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e do Ícone de Nossa Senhora começou em São Paulo e neste mês acontece em Minas Gerais. Em dezembro, começa o trajeto na região Nordeste. Até 10 de janeiro de 2012, os dois símbolos máximos da JMJ passarão por todas as dioceses do Regional Nordeste 3 da CNBB, que engloba os estados da Bahia e de Sergipe, e depois seguirão para Alagoas.

No dia 18 de dezembro acontece a maior festa: o Bote Fé Salvador. Todas as outras dioceses e arquidioceses também estão preparando grandes eventos para receber os Símbolos.

A Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora foram entregues pelo papa João Paulo II à juventude para serem levados ao mundo inteiro como sinal da presença de Jesus e de Maria junto aos jovens. Desde então, já peregrinaram por todos os continentes. Passarão por todos os estados brasileiros até julho de 2013, quando acontece a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.Mapa_Cruz_Nordeste3

Veja, a seguir, o roteiro completo no Regional Nordeste 3, por dioceses.


2011 - Bahia
 
1º/12 – Diocese de Caetité
03/12 – Diocese de Bom Jesus da Lapa
05/12 – Diocese de Barreiras
06/12 – Diocese de Barra
07/12 – Diocese de Irecê
08/12 – Diocese de Livramento
09/12 – Diocese de Jequié
10/12 – Arquidiocese de Vitória da Conquista
13/12 – Diocese de Teixeira de Freitas
14/12 – Diocese de Eunápolis
15/12 – Diocese de Itabuna
16/12 – Diocese de Ilhéus
17/12 – Arquidiocese de Salvador
20/12 – Diocese de Camaçari
21/12 – Diocese de Alagoinhas
22/12 – Arquidiocese de Feira de Santana
25/12 – Diocese de Amargosa
26/12 – Diocese de Rui Barbosa
28/12 – Diocese de Serrinha
30/12 – Diocese de Bonfim
31/12 – Diocese de Juazeiro
2012
1º/01 – Diocese de Paulo Afonso

Sergipe

03/01 – Diocese de Estância
05/01 – Arquidiocese de Aracaju
08/01 – Diocese de Propriá

Fonte: Jovens Conectados - Sejusp

Belo Monte - Piaraçu

Documentário sobre o Xingu

Artistas se engajam na campanha contra Belo Monte e pela vida do Xingu

A luta pela proteção do rio Xingu e de seus povos ganhou um reforço de peso nesta terça, 15: 19 atrizes e atores lançaram no Rio de Janeiro o vídeo “Gota d’Água+10”, em que questionam a construção da hidrelétrica de Belo Monte no Pará. Com direção de Marcos Prado (diretor de “Estamira”, “Ônibus 174” e “Os Carvoeiros”, e produtor de “Tropa de Elite”), o vídeo apresenta Ary Fontoura, Bruno Mazzeo, Carol Castro, Ingrid Guimarães, Isis Valverde, Juliana Paes, Cissa Guimarães, Claudia Ohana, Dira Paes, Letícia Sabatella, Maitê Proença, Elisangela Vergueiro, Eriberto leão, Guilhermina Guinle, Marcos Palmeira, Murilo Benício e Nathalia Dill, além de Sergio Marone, idealizador do projeto.

É a Gota D’ Água +10 from Movimento Gota d’ Agua on Vimeo.

O tema central do vídeo é o questionamento da polêmica construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, marcada por ilegalidades e graves violações de direitos humanos. Neste trabalho, o grupo de artistas reforça, de forma clara e didática, os argumentos já apresentados por diversos setores da sociedade, como ambientalistas, pesquisadores, cientistas, organizações de defesa dos direitos humanos e o Ministério Público Federal.

A iniciativa deu início ao Movimento Gota d’Água (www.movimentogotadagua.com.br), liderado pelo ator Sérgio Marone e pela jornalista Maria Paula Fernandes. Em sua primeira campanha, o movimento quer envolver a sociedade brasileira na discussão sobre o planejamento energético do Brasil pela análise do que acontece em Belo Monte.

“Nosso movimento surgiu da necessidade de transformar indignação em ação. Queremos mostrar que fazer o bem é um bom negócio, e envolver a sociedade brasileiras na discussão das causas que afetam nosso país”, disse Marone.

Para se engajar na luta pela proteção do Xingu, os artistas criaram uma petição pedindo à presidente Dilma Rousseff a interrupção imediata das obras de Belo Monte e o incentivo a políticas alternativas de geração de energia genuinamente limpas e justas para toda a população brasileira. E fazem um apelo público: passe o link para 10 amigos!

Assista ao vídeo: http://vimeo.com/32115701

Participe – assine a petição aqui:
http://www.movimentogotadagua.com.br/assinatura

Fonte: Movimento Xingu Vivo para Sempre

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

 "A família, chamada a custodiar a transmissão da fé, deve se tornar solidária e missionária": as conclusões do II Congresso para a Família


A Conferência Episcopal do Equador publicou as conclusões do II Congresso Nacional da Família, realizado simultaneamente em Quito, Guayaquil, Portoviejo, Loja e Tena, de 9 a 12 de novembro de 2011 (veja Fides 11/11/2011), cuja cópia foi enviada à Agência Fides. "Os participantes – se lê nas conclusões – verificaram que a família constitui o valor mais importante, porque no seu interior se configura e se mantém a identidade e a espiritualidade do nosso povo".

"Todavia, uma situação social de pobreza material e moral, situações de doença e invalidez, o desemprego e poucas oportunidades de trabalho estão afligindo muitas famílias. A realidade de crianças, jovens e idosos que querem se integrar e serem levados em consideração na sociedade, mostra uma dificuldade crescente, além da complexa realidade de reforçar a responsabilidade dos pais e do núcleo familiar. Isso convida a reconhecer que na vida familiar é muito importante preservar a identidade da pessoa humana e da família".
"A cultura de solidariedade das nossas famílias – continua o texto -, é também expressão da fé do nosso povo, que se manifesta na compartilha cotidiana. Todavia, continuam a proliferar divórcios, separações, uniões de fato e irresponsáveis, que são testemunhas da fragilidade à qual está exposta a família como núcleo social. A responsabilidade do Estado e das entidades privadas no bom nível de vida das famílias deve respeitar os direitos humanos e o exercício dos deveres e sua profissão religiosa como cidadãos. Somente então faremos de modo que a família, escola de valores e de vida, não perca o seu sentido transcendental".

O documento se conclui afirmando que "a família é chamada a custodiar a transmissão ininterrupta da fé, especialmente nas jovens gerações, de modo a dar a máxima prioridade à pastoral da família. Essa pastoral deve se tornar uma pastoral de oração, de reflexão, de guia, de solidariedade, missionária e encarnada na realidade pela urgência que carrega em si".

Participaram do Congresso cerca de 5.700 pessoas, segundo as informações enviadas à Agência Fides, que trabalharam o tema "Família, trabalho e festa - A família equatoriana em missão: o trabalho e a festa a serviço da pessoa e do bem comum" ("Familia, Trabajo y Fiesta - La familia ecuatoriana en misión: el trabajo y la fiesta al servicio de la persona y del bien común").


Fonte: Agência Fides
Local: Quito

Jovens da Bahia refletem sobre o discipulado de Jesus

O discipulado "não é ponto de chegada, mas processo - ser discípulo é dom destinado a crescer" (DA 291.

O recanto Maria de Nazaré, próximo ao Centro Diocesano do Papagaio, em Feira de Santana, BA, recebeu neste final de semana, (dias 11 a 13), 60 jovens provenientes das Paróquias a cargo do Instituto Missões Consolata - IMC, na Bahia, para o um retiro missionário. Participaram jovens de Salvador, Feira de Santana, Jaguarari e Monte Santo. A finalidade do retiro foi refletir sobre o discipulado em Jesus, envolvendo os jovens que já fizeram a experiência da Páscoa, Missão e Festival Jovem, iniciativas sob a orientação dos/as Missionários/as da Consolata. O retiro missionário visou também orientar os jovens no encontro pessoal de amigos com Cristo missionário para descobrir a sua própria vocação, participar da vida e da missão de Jesus.

Para iniciar o retiro, os jovens missionários foram acolhidos com dinâmicas visando a interação, pois embora todos tenham em comum o fato de estarem buscando ser discípulos de Cristo, muitos não se conheciam. No segundo dia, com a ajuda do padre Domingos Forte, IMC, os jovens refletiram sobre a esperança de viver intensamente, abraçar a cruz como sinal de vida e entrega por amor. O assessor recordou que "para o Bem-aventurado José Allamano, fundador das congregações dos Missionários e Missionárias da Consolata, a esperança é uma virtude tão necessária como a fé; sem esperança não é possível ser bom cristão". Padre Domingos destacou ainda que o cristão não espera algo que não vem, exemplificando isto de forma interativa com um vídeo da peça teatral - "Procurando God Dot" "O cristão acredita naquele que já veio, vem e virá. É uma esperança em profundeza não no vácuo", concluiu padre Domingos.

No terceiro dia, com a ajuda de Michael Mutinda, IMC, houve aprofundamento do tema: o discipulado em Jesus, com questionamentos que levaram ao posicionamento crítico dos jovens sobre sua atuação nas comunidades. Michael lembrou o Documento de Aparecida onde afirma que o discipulado: "não é ponto de chegada, mas processo - ser discípulo é dom destinado a crescer" (DA 291). Por isso, explicou ele, que o discípulo significa relação com uma pessoa, e no caso aqui, com a pessoa de Jesus Cristo, cujos passos o discípulo segue, sem reserva, procurando imitá-lo até se tornar igual ou parecido com o Mestre.

"Ser discípulo de Jesus é o mais fascinante projeto de vida que está à disposição de cada um de nós. É estar disposto a aprender pela imitação da vida de Cristo na força do Espírito Santo. Não é uma questão de repetir atos ou ações do Senhor, mas é permitir que os atos de Jesus fluam de dentro de nós por uma operação do Espírito de Cristo", afirmou Michael, seminarista da Consolata que em breve será ordenado diácono.

O retiro contou ainda com um momento de deserto, onde os jovens foram motivados a estar consigo mesmo e com Cristo, um momento de verdadeira interiorização. Os jovens demonstraram, mais uma vez, que são discípulos de Cristo, não perfeitos ou canonizados já, mas, na busca constante e plena desta santidade que exige, além de acreditar, permanecer com o Mestre.

 

Fonte: AMV – Grupo JMC, Milena, Felipe e Michael  - Bahia.

Bispo de Maringá recebe comissão nacional da Pastoral da Juventude

As equipes nacionais de coordenação e assessoria da Pastoral da Juventude (PJ) conheceram na manhã de segunda-feira, 14, o local que vai receber o 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ). O evento será realizado de 8 a 15 de janeiro de 2012, em Maringá (PR), e vai receber cerca de 600 delegados representando a juventude de todas as dioceses brasileiras.

Toda a estrutura do local, o Centro de Formação Bom Pastor, foi apresentada pelo arcebispo metropolitano, dom Anuar Battisti. A visita faz parte da programação da reunião da comissão nacional da Pastoral que está na cidade desde a última sexta-feira, 11. São mais de 20 lideranças de todas as regiões do país, juntamente com assessores que acompanham o trabalho de evangelização da juventude.

O coordenador da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens e o representante da PJ no Conselho Nacional de Juventude também participaram da reunião. Além do encontro nacional, a Campanha da Fraternidade de 2013 e Jornada Mundial da Juventude no Brasil são temas que estiveram na pauta. A comissão nacional esteve reunida em Maringá até ontem, 15, no Centro de Espiritualidade Rainha da Paz.

Encontro Nacional

Realizado a cada três anos, o Encontro Nacional da Pastoral da Juventude é um momento em que jovens representando todas as dioceses do país se reúnem para refletir, partilhar e celebrar a vida e a caminhada dos grupos de jovens. É a primeira vez que o encontro será realizado na região sul do país.


Fonte: Revista Missões

Manifestação pela aplicação da Ficha Limpa mobiliza Volta Redonda

O Movimento Fé e Política, da diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda (RJ) promoveu, ontem, 15, um Ato Público, na Praça Brasil, Centro, Volta Redonda, em defesa do projeto Ficha Limpa, e pela moralidade na política no país. Os manifestantes saíram em caminhada pelas ruas do centro comercial da Vila Santa Cecília, caracterizados com nariz de palhaço, fazendo grande apitaço, chamando atenção da população, a favor da ética. O ato teve a presença do bispo diocesano, dom Francisco Biasin, e do pró-vigário geral, padre Nobuo Sano, e de lideranças das pastorais sociais e do Movimento Ética na Política.

Um abaixo assinado do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), pedindo a Reforma Política, ajudou no protesto, ganhando adesão do povo.

Segundo Evaldo Pontes, do Movimento Fé e Política, os desvios de verba pública para interesses próprios dos políticos, envergonham a nação, não podemos aceitar de braços cruzados, não devem continuar. “A única maneira é conscientizar a população para defender a Lei da Ficha Limpa, cobrando do legislativo em todo o país”, disse Evaldo.

“Foi à primeira manifestação e pretendemos promover outras, com apoio da mídia, igrejas e entidades, certamente fortaleceremos e conseguiremos pressionar as autoridades para que moralizem esta situação e coloquem a Ficha Limpa em aplicação”, opinou Francisco Augusto.


Fonte: CNBB

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Jovens pela paz

Jornada Mundial de Interecessão pela paz na Terra Santa
 
 Paz em Jerusalém e na Terra Santa: esta é a mensagem do encontro de Bento XVI, dirigida aos membros do Israel Religious Council, recebidos em audiência nesta quinta-feira, 10 de novembro, na Sala dos Papas.

Em seu discurso também acrescentou “A justiça, juntamente com a verdade, o amor e a liberdade, é um requisito fundamental para uma paz segura e duradoura no mundo. O movimento no sentido da reconciliação exige coragem e visão e a confiança que será Deus mesmo a nos indicar o caminho.”

Em consonância com este desejo do Santo Padre, dia 29 de janeiro de 2012 acontecerá a Quarta Jornada Internacional de intercessão pela paz na Terra Santa. Uma iniciativa de oração nascida da vontade de algumas associações de jovens católicos, que para esta edição prevêem o envolvimento de mais de duas mil cidades em todo o mundo por 24 horas.

Como aconteceu também no ano passado a Jornada será precedida da Semana Extraordinária de Oração de todas as igrejas que acontecerá na Igreja Copta-Ortodoxa de Jerusalém ( as 17 horas da Terra Santa).

A Jornada é realizada há três anos, por jovens de diversas realidades: Associação Nacional Papa Boys(WWW.papboys.it), do Apostolado “Jovens pela Vida”(WWW.youthfl.org), pelas Capelas de Adoração Perpétua na Itália e no mundo, por grupos de Adoração Eucarística(WWW.adorazione.org) , e desde o ano passado por Associações para promoção da oração extraordinária de todas as Igrejas pela reconciliação, unidade e pela paz, começando por Jerusalém.

Façamos nosso o convite de Bento XVI: “de fato, não nos firmemos nunca de rezar pela paz na Terra Santa, confiantes em Deus que é nossa paz e nosso conforto!”


Fonte: Zenit

Em viagem ao Benin, Bento XVI levará documento “O compromisso da África”

Na sexta-feira, 18, o papa Bento XVI realizará sua segunda viagem à África ao visitar o Benin, onde vai assinar e publicar a Exortação Apostólica da Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos de 2009.

A África nunca foi tão importante como é hoje para a Igreja Católica. Enquanto o número de católicos praticantes está em declínio nos países industrializados, no continente africano o número de católicos cresce vertiginosamente. Em 1900, eram 2 milhões. Hoje, já somam mais de 140 milhões.

Bento XVI levará consigo o documento ‘Africae Munus - O compromisso da África’, em uma versão em português. A Exortação Apostólica pós-sinodal, que será assinada sábado, 19, e entregue aos bispos africanos no domingo, é o documento final da 2ª Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos. O encontro se realizou de 4 a 25 de outubro de 2009 no Vaticano e teve como tema 'A Igreja na África a serviço da reconciliação, da justiça e da paz'.

Na cerimônia de entrega, em Cotonou, estarão presentes os 35 presidentes das Conferências Episcopais do continente e os sete responsáveis das Conferências regionais da Igreja Católica na África. No total, mais de 200 bispos e mil sacerdotes devem concelebrar com o pontífice.

O Benin celebra este ano 150 anos do início da evangelização e como afirmou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, “a presença do papa será um encorajamento para o continente africano”.

Durante três dias, o papa encontrará a comunidade civil, política e eclesial do país. Mas o ponto alto da visita será no domingo, 20, no estádio da amizade de Cotonou, para a entrega da Exortação Apostólica pós-Sinodal.

A página oficial da Visita Apostólica ao Benin está em francês e pode ser acessada pelo seguinte endereço: papeaubenin.org
 

Fonte: CNBB
Local:Rádio Vaticano

3º Congresso Missionário Nacional abordará discipulado missionário à luz do Vaticano II

O encontro anual do Conselho Missionário Nacional (Comina), realizado no fim de semana, dias 11 a 13, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, concentrou a sua atenção na preparação do 3º Congresso Missionário Nacional (CMN). Mas, na tarde, do sábado, 12, o diretor das POM, padre Camilo Pauletti, falou sobre a preparação de outro evento, o 4º Congresso Missionário Americano - Cam4 e o 9º Congresso Missionário Latino-Americano (Comla 9), cuja data foi remarcada para os dias 26 de novembro a 1º de dezembro de 2013, em Maracaíbo na Venezuela. O 3º CMN a realizar-se em Palmas (TO), servirá como preparação da Igreja no Brasil para o Cam4 - Comla 9.

O diretor das POM apresentou a estrutura e uma programação do 3º Congresso Missionário Nacional, proposta da Equipe Executiva do Comina. O objetivo geral é "Assumir a dimensão universal da missão, guiados pelo Espírito, a serviço do reino, à luz do Concílio Vaticano II e da caminhada Latino-americana em vista do Cam4 - Comla 9”, disse.

Na discussão sobre o tema do 3º CMN foram feitos alguns ajustes para sintonizar com o mesmo tema do 4º Congresso Missionário Americano da Venezuela. No final das intervenções o tema ficou assim definido: "Discipulado missionário: do Brasil para um Mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II".

O 3º CMN pretende reunir, em Palmas (TO), cerca de 600 pessoas representantes dos Regionais e organismos missionários. O presidente do Comina e da Comissão para a Ação Missionária da CNBB, dom Sérgio Braschi, lembrou que os participantes devem ser pessoas que estejam engajadas nas atividades missionárias nos regionais e dioceses. Cada regional terá uma cota de vagas seguindo alguns critérios determinados pela organização.

Em seguida, o secretário executivo do Comina e assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, padre Altevir da Silva, partilhou a sua participação no I Simpósio Internacional de Missiologia, realizado em Caracas, Venezuela, em janeiro de 2011. O Simpósio teve como tema "Secularização, no presente e futuro, desafio para a Missão". Todos esses eventos estão interconectados na reflexão missiológica do Continente.


Eden Magalhães, missionário do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), relatou as dificuldades impostas pelos impactos dos grandes projetos na Amazônia, inclusive os financiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os movimentos populares e indígenas estão enfrentando dificuldades de se articularem. As comunidades recorrem à Igreja em busca de apoio. Para tal, foi realizado um Seminário com a participação de 700 pessoas que acabou por estabelecer uma aliança entre indígenas e pescadores. Como resultado decidiu-se ocupar o canteiro de obras na construção da Hidrelétrica de Belo Monte, a 50 quilômetros de Altamira (PA). Após uma ordem judicial o movimento resolveu desocupar o local, mas deixou claro que outras ações virão. Segundo Eden, "o movimento se fortaleceu e mesmo contra um gigante há ainda possibilidade de resistir", concluiu o missionário do Cimi. Padre Altevir reforçou a necessidade de acompanhar e apoiar essas ações como a dimensão profética da Missão.

CNBB/POM com Revista Missões

Encontro anual do Conselho Missionário Nacional

"Cada um de nós é importante para o Senhor que nos confiou dons e talentos", disse dom Sérgio Braschi, bispo de Ponta Grossa, PR, durante missa celebrada na manhã deste domingo (13), no último dia do encontro do Conselho Missionário Nacional - COMINA, realizado em Brasília - DF, em preparação ao 3º Congresso Missionário Nacional e 4º Congresso Americano da Venezuela.

"As leituras nos alertam para a urgência da Missão. A Palavra de Deus hoje está carregada de alegria e esperança, mostra o lado positivo. Precisamos acolhê-la para que nos incentive para a Missão. A primeira leitura fazia referência à mulher forte do livro da Sabedoria. A mulher é muito prática. Demos graças a Deus pelas mulheres que estão na Missão", refletiu dom Sérgio ao comentar as leituras do 33º Domingo do Tempo Comum.

"O Evangelho destaca a importância de fazer render os talentos. Colocar nossos dons e serviços onde Deus nos colocou para ajudar as pessoas a despertar para a Missão", destacou o presidente do COMINA. "Estou convencido: ou nós nos tornamos uma Igreja missionária ou perderemos a fé. A fé só subsiste na partilha", concluiu.

 Os participantes do encontro fizeram ainda uma avaliação da Campanha Missionária, realizada em outubro, o Mês Missionário. "A Campanha Missionária precisa ser valorizada por que é um suporte para os missionários além-fronteiras e para a articulação dos organismos de animação missionária no Brasil", afirmou padre André Luiz de Negreiros, Secretário Nacional da Infância e Adolescência Missionária - IAM. O padre explicou ainda, como se dá o processo de criação da Campanha e como os subsídios são distribuídos pelas dioceses do Brasil. Destacou as novidades da Campanha que, pelo segundo ano consecutivo, produz também uma Novena em DVD. A Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões foi inserida como encarte no livrinho da Novena Missionária.

A Campanha foi avaliada positiva com destaque para a produção do DVD e da Novena Missionária. O diretor das Pontifícias Obras Missionárias - POM, padre Camilo Pauletti informou que a arrecadação é enviada para o Fundo Internacional de Solidariedade, em Roma e a prestação de contas é enviada a todas as dioceses.

Foram dados passos para começar a programação da Campanha de 2012. Em sintonia com os Congressos Missionários, o tema escolhido foi: "Brasil Missionário partilha a tua fé", e o lema: "Como o Pai me enviou, assim eu vos envio" (Jo 20, 21).

 Padre Marcelo Gualberto Monteiro, falou sobre o projeto Juventude Missionária - JM em Formação e da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, da qual é Secretário Nacional. Apresentou também a programação que antecede a próxima Jornada Mundial da Juventude -JMJ, marcada para o Rio de Janeiro em 2013. A Juventude Missionária está envolvida na programação da pré-jornada onde estão previsto dez encontros para os jovens, famílias, idosos e enfermos, numa integração de toda a Igreja.

Na parte da tarde, sob a coordenação do padre Altevir da Silva, os trabalhos se concentraram na análise das "diretrizes missionárias" com sugestões e propostas para a elaboração do documento. Houve ainda espaço para assuntos econômicos e um trabalho em grupos para avaliar a caminhada missionária nos regionais com destaques para desafios e perspectivas, que foram depois partilhados em plenário.

Agradecimentos por parte dos padres Camilo Pauletti e Altevir da Silva, seguido de uma bênção proferida por dom Sérgio Braschi e dom Luciano Bergamin, encerraram, na tarde deste domingo, dia 13, o encontro anual do COMINA.
 

Fonte: Robson Ferreira,Jaime C. Patias
Local:Brasília (DF)